CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ TV Globo

Biografia de Carlos Abranches é de Vanguarda

Quem é o jornalista e apresentador de televisão Carlos Abranches. Ele saiu da Globo em agosto de 2020. Veja para onde ele foi

Da Redação, publicado em 08/10/2010 e atualizado esta semana.
Carlos Augusto Abranches, o Carlos Abranches, é um dos principais nomes do telejornalismo do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. À frente do Vanguarda TV 1ª Edição ou Link Vanguarda, Carlos Abranches se tornou referência de competência e carisma com o público. Foi editor e apresentador da emissora de José Bonifácio Oliveira Sobrinho, o Boni - que dirige a TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo em cidades como São José dos Campos, Taubaté, Guaratinguetá, Bragança Paulista, Atibaia, Bragança Paulista, Campos do Jordão, entre outras. Mineiro de Juiz de Fora, Carlos vive em São José dos Campos, no interior de São Paulo, desde 1995.

Em agosto de 2020 saiu da Vanguarda e migrou suas comunicações para as redes sociais. Mas por onde ele anda? Está trabalhando onde? Em setembro de 2020, acertou contrato com a Unimed São José dos Campos. Em seu perfil no Linkedin, Carlos Abranches destacou a oportunidade com o cargo de Assessor de Comunicação da Unimed São José dos Campos. Veja a seguir por que Carlos Abranches saiu da Vanguarda.

Biografia de Carlos Abranches

A carreira


Apelidado carinhosamente de Guto pelos amigos, Carlos Abranches é o principal nome da TV regional de Boni. Guto construiu, ao longo da vida, uma trajetória na busca da excelência e do conhecimento. Quando iniciou sua vida universitária, como estudante de jornalismo da Universidade Federal de Juiz de Fora, já estava prestes a concluir o curso de música, pelo Conservatório Estadual de Minas Gerais. A caminhada sofreu interrupções. Antes de concluir Jornalismo, fez Filosofia, também pela UFJF. No mesmo ano, 1986, concluiu esse curso e o de violão. No início dos anos 90, completou Comunicação Social, quando já trabalhava na TV Tiradentes, então retransmissora da TV Bandeirantes de Juiz de Fora.

TV Vanguarda


Em 1995 foi contratado pela Rede Globo Vale do Paraíba. A emissora alterou o nome comercial dez anos depois passando a se chamar TV Vanguarda, quando foi adquirida por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni. Abranches trabalhou por cinco anos como repórter de externa. Depois assumiu a apresentação e edição de alguns programas.

Passou a apresentar o Vanguarda TV 1ª Edição, além de produzir, editar e apresentar o Vanguarda Comunidade, que vai ao ar nos domingos pela manhã. Abranches fez uma especialização em Administração de Recursos Humanos, em Juiz de Fora. Já em São José dos Campos, concluiu MBA em Gestão de Negócios, ampliando as possibilidaddes de atuação no ambiente empresarial.

Saiu da TV Vanguarda

Em agosto de 2020, através das redes sociais, comunicou sua saída da TV Vanguarda. Foi demitido da emissora e se despediu dos telejornais Link Vanguarda e Bom Dia Vanguarda. Desde então, passou a criar conteúdo para as redes sociais. Abaixo veja postagem do Instagram de Carlos Abranches, com sua despedida da Vanguarda.


Acertou com a Unimed


Um mês depois da demissão, utilizou o Linkedin para destacar a oportunidade como Assessor de Comunicação da Unimed em SJC.

Palestras e eventos


Sempre atuou com atividades de treinamento, palestras e coaching. Abranches já realizou seus trabalhos em empresas como Cognis, Johnson & Johnson, Aiston e outras. Também é Master Practitioner em Programação Neurolinguística. E tem Formação Clínica em Psicanálise pela Associação Psicanalítica do Vale do Paraíba.

Carlos Abranches Espírita

O escritor e jornalista mineiro Carlos Augusto Abranches, apresentador do programa Vanguarda TV, da Rede Globo, é Diretor do Departamento de Comunicação Social da U.S.E. do Vale do Paraíba , e Presidente do Centro Espírita Jesus de Nazaré, em São José dos Campos, onde reside. Além de estrela do jornalismo, Carlos Abranches é um dos grandes pregadores espíritas da região. Já escreveu livros sobre espiritismo e tem conhecimento absoluto da área.

Carlos Abranches Escritor

Carlos Abranches é autor de quatro livros, entre eles 'As Estações do Espírito', que descreve a trajetória de um personagem que atravessa as diferentes fases da existência, que são comparadas às estações do ano. Orador bastante requisitado, nome querido e conhecido do movimento espírita, suas palestras e seminários conquistam pela profundidade e dinamismo nas apresentações, onde sua vasta experiência fazem a diferença.



Abranches também escreveu os livros “Vozes do Espírito”, 'Quando a meta é ser feliz' e “Cantar é mover o dom”.

Em 'Cantar é mover o dom', Abranches fala sobre outra paixão: a música. O jornalista faz apresentações em São José dos Campos, sempre acompanhado de seu violão. 'Canta muito bem, é inteligente, ótimo jornalista, espírita, é um homem completo. Muito sábio e íntegro', conta a fã Silvia Cardoso, moradora de Jacareí.
Carlos Abranches comanda jornal Vanguarda TV, na afiliada da Rede GloboFoto: TV Globo
Sobre o livro Cantar é mover o dom: Quem não tem sua música favorita, que lhe marcou a vida e que emociona quando é lembrada? Neste livro, Carlos Abranches faz uma reflexão espiritualista com base em letras de várias canções da MPB. Autores como Djavan, Chico Buarque, Paulo César Pinheiro e Renato Teixeira, entre outros, tem suas músicas estudadas pelo escritor Abranches. Você vai ver análises de canções como 'Tocando em frente', de Renato Teixeira e Almir Sater.

Carlos Abranches Blogueiro

Carlos Abranches escreveu periodicamente no blog do site da Vanguarda. Com seu blog no VNews, Carlos Abranches deixava opiniões sobre diferentes temas do nosso cotidiano. VNews foi um projeto de Diogo Boni. Há a expectativa para a criação de um canal de Carlos Abranches no YouTube.


Fique ligado na vida de Carlos Abranches! É só curtir OsPaparazzi no Facebook

Carlos Abranches
Comentários