CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ TV Globo

Rafael Cortez avalia carreira em biografia

Paparazzi entrevista comediante e músico Rafael Cortez com exclusividade; ouça bate-papo no Papacast

Por Silas Pereira, publicado em 08/11/2010.
Rafael Cortez é humorista e músico brasileiro que ganhou fama no CQC, o Custe O Que Custar, da Band. Repórter do CQC desde sua estreia, Rafael Cortez se destacou no humorístico com quadros como o 'CQ Teste', entrevistas criativas e também pelo lado musical. Passou por Globo e Record após saída da Band. Fez Vídeo Show, BBB, Got Talent Brasil, Me Leva Contigo, entre outros. Foram 10 anos de contrato na TV aberta. Mas por onde anda o Rafael Cortez? Mostramos a seguir a biografia deste artista tão completo.

O Paparazzi realizou uma entrevista exclusiva com Rafael Cortez em junho de 2020.

+ Rafael Cortez revela por que saiu da Globo - Parte 1

+ Rafael Cortez: CQC hoje faria bem ao Brasil - Parte 2

+ Rafael Cortez, BBB 7, avalia Rafael Portugal, BBB 20 - Parte 3

+ Rafael Cortez revela sonho de ter filhos - Parte final

O Instagram oficial de Rafa é o @rafaelcortez
Rafael Cortez cantando no reality show musical Popstar, da Rede GloboFoto: Reprodução/ TV Globo

OsPaparazzi de olho em Rafael Cortez...

A carreira de Rafael Cortez (ouça)



Rafael de Faria Cortez nasceu em São Paulo, no dia 25 de outubro de 1976. É jornalista, músico, ator e humorista. Na infância Rafael Cortez era obcecado por desenhar. Vendia desenhos na vizinhança. Realizou 87 historinhas em quadrinhos entre os anos de 85 e 90. E foi aí que começou a estimular sua imaginação para contar histórias e fazer graça.
Rafael Cortez tem blog, Twitter, InstagramFoto: Divulgação
Rafael Cortez é formado em jornalismo pela PUC-SP. Também estudou música, estudou para ser palhaço e para ser ator. Como palhaço, tirou seu DRT após estudar com Sílvia Leblon e Clerouak. Como ator, fez campanhas publicitárias e participou de espetáculos no teatro.

Entre as peças de Rafael Cortez no teatro, destaque para Made in Brazil, com direção de Pedro Granato (2002); A Casa de Bernarda Alba, com direção de Melissa Vettore, (2003) e Contando Clássicos - Espetáculo de improvisação, com a direção de Maximiliana Reis (2005). Ainda como ator, protagonizou em 2001 o curta-metragem “X”, de Pedro Granato e o curta “Torta”, de Ricardo Vargas, em 2009. É também violonista erudito, com um CD independente lançado em 2005.
Rafael Cortez também é músico e atorFoto: Divulgação
Já no mundo do jornalismo, Rafael Cortez foi colaborador da Veja-SP. Esteve por mais de quatro anos na Abril Digital, onde desenvolveu diversos conteúdos jornalísticos para celular. Ganhou o 32º Prêmio Abril de Jornalismo em 2007 na categoria conteúdo para celular. O multi-Rafael Cortez participou de produções nas redes CNT, Gazeta e Rede Mulher de Televisão.

Fama no CQC aos 31 anos de idade


Rafael Cortez entrou para a equipe CQC a convite de Marcelo Tas. E aí finalmente ganhou reconhecimento nacional. Ele se destacou no CQC com reportagens da área cultural, devido à sua paixão por música, poesia, cinema e artes. Também apresentou o quadro CQTeste, que testa a inteligência de famosos.

Rafael Cortez sobre CQC: ouça



Trabalhou com Marco Luque, Oscar Filho, Rafinha Bastos, entre outros. Toda bancada CQC o chamava de “pele de golfinho”. Em 2010 ele cumpriu uma promessa feita durante a Copa do Mundo e aceitou ter o cabelo raspado, ao vivo, durante o CQC. Rafael Cortez ficou careca e passou a usar um chapéu para algumas reportagens do CQC.

Em 2011, Rafael Cortez decidiu investir mais na carreira de músico.

Globo e Record


Em 2016 entrou para a equipe do Vídeo Show, na TV Globo. Mas, antes do fim do programa, não aceitou a renovação de contrato. Ele optou por deixar a Rede Globo. Trabalhou na Record em programas como Got Talent Brasil e Me Leva Contigo. Uma curiosidade foi ter participado do Big Brother Brasil 2017, o BBB 17, em quadro de humor.
Rafael Cortez em entrevista a Jô Soares com violão e mostrando suas composiçõesFoto: Reprodução/ TV Globo

O que mais me agrada na televisão hoje - ouça


O que mais me incomoda na televisão hoje - ouça


Rafael Cortez e o BBB. Elogios para Rafael Portugal - Ouça


Carreira de influenciador digital


Em 2020 surgiu com um novo projeto no teatro. Durante a pandemia do novo coronavírus, criou uma live chamada Antivírus. Ele faz apresentações ao vivo em suas redes sociais, como Instagram, Facebook e Twitter. Foi a saída encontrada pelo humorista para seguir trabalhando mesmo em tempos de Covid-19. Rafa também atualiza um canal com vídeos humorísticos no YouTube.

Vida pessoal, namorada, casamento, filhos


Em maio de 2012, boatos disseram: Fernanda Vasconcellos e Rafael Cortez estão namorando! Rafael Cortez desmentiu a informação. Assim como Fernanda Vasconcellos.

A namorada de Rafa se chama Marcella Calhado. Ela trabalha na área de confeitaria. Não há planos para casamento. O casal também não tem filhos. Última curiosidade: ele tem 1,80 m de altura.

Em entrevista, Rafael Cortez revelou o sonho de ter filhos em 2021.

Rafa e a namorada - ouça


Rafael Cortez: filhos e casamento - ouça


Rafael Cortez

Rafael Portugal conquistou BBB 20 e os nossos corações

A biografia de Rafael Portugal tem elogios de Rafael Cortez e muitas conquistas em Porta dos Fundos e Big Brother Brasil

Quem é Marcella Calhado, namorada de Rafael Cortez

Veja a biografia de Marcella Calhado, que participou da entrevista ao lado do namorado para revelar planos

Rafael Cortez: CQC faria bem hoje para o Brasil?

Falamos com o eterno CQC Rafael Cortez em entrevista exclusiva; ouça este trecho especial sobre o CQC

Rafael Cortez revela por que saiu da Globo em entrevista

Entrevistamos o comediante que teve 10 anos de contrato na TV aberta, após surgir no CQC. Veja opinião de Rafa sobre o momento da televisão

Rafael Cortez brinca com Fernanda Vasconcellos

Repórter do CQC brinca com o caso de um possível namoro

Compartilhe com um amigo!
Publicado Por Silas Pereira
Jornalista e copywriter, Silas Pereira coleciona boas histórias para contar. Na área do entretenimento, joga no Cinema Nacional Futebol Clube. Estuda produções audiovisuais nacionais e abre debate com seus autores e realizadores. Para contato, siga @silaspereira no Twitter
Comentários