CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

5 inspirações da biografia de Rafinha Bastos

Em formato de Wikipédia, reunimos curiosidades da biografia de Rafinha Bastos que nos inspiram. Saiba tudo!

Por Ana Carolina, publicado em 04/11/2010 e atualizado hoje.

Rafinha Bastos falando inglês. Já viu? O comediante se tornou referência atuando com stand-up comedy em Nova York, nos Estados Unidos. No vídeo abaixo mostramos o início de Rafinha Bastos como humorista em inglês. OsPaparazzi acompanhou uma das apresentações dele no exterior. E podemos afirmar: o cara está mandando muito bem. Não é nada fácil criar humor, que requer tantos improvisos, utilizando uma língua que não é a sua língua nativa. É só analisar: qual é o grande ator brasileiro da atualidade que conseguiu se manter bem, bem de verdade, no cinema de Hollywood, por exemplo? Difícil, né? Poucos exemplos. Pois mostramos a seguir quem é Rafinha e como ele se tornou essa referência internacional.

A biografia, em formato de Wikipédia, também fala sobre inspiração. Como ele pode nos inspirar com a sua trajetória! Para não ficarmos reduzidos à opinião singular sobre o 'caso do bebê' - com a piada no CQC.

Biografia de Rafinha Bastos

Rafael Bastos Hocsman nasceu em Porto Alegre, no dia 5 de dezembro de 1976. Ele tem 2 metros de altura. Quase se tornou jogador de basquete profissional. Rafinha vem de família de origem judaica. É formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Começou sua carreira na televisão na Rede Manchete, TVE Brasil e RBS TV.

Depois de se formar em jornalismo, viajou aos Estados Unidos com planos de ser jogador de basquete. E foi graças ao basquete americano que Rafinha teve a oportunidade de conhecer o stand-up comedy, que trouxe para o Brasil. Com a influência do stand-up comedy, resolveu criar uma página na internet para se comunicar com os amigos brasileiros.

Curiosidades e inspirações aleatórias da biografia de Rafinha

1: Uma marca forte da carreira foi o episódio Wanessa. Já imaginou o tamanho desse peso que ele carrega desde então? A autodepreciação com o episódio, fazendo humor desse caso, acabou se tornando uma válvula de escape. Rafinha ri dos seus defeitos com facilidade.
2: O lado religioso e familiar chamam atenção. Rafinha tem origem judaica. Enquanto os solteiros do CQC saíam todas as noites comemorando a fama, Rafinha estava cuidando do casamento. E do filho Tom. É muito bonita a relação dele com o filho que acompanhamos nas redes sociais.
3: A transformação na carreira profissional chama atenção. Foi um pioneiro na internet com o seu site, nos primórdios do mundo online. Se tornou referência nacional no stand-up comedy. E levou a sua comédia para outro patamar e para outro desafio quando passou a fazer shows em inglês.
4: O programa de entrevistas Oito Minutos se tornou uma referência no YouTube com debates interessantíssimos.
5: Vejo muita gente comentando: cara, o Rafinha é referência, né? Sim, ele é! Ainda há preconceito por conta do número 1. E por conta de algumas fofocas do mundo dos famosos. Mas, precisamos reforçar: esse cara é um comunicador gigante na Internet e segue sendo um dos principais influenciadores do país.


Foto de Rafinha Bastos na praia com o filho e mostrando as tatuagens.

Comédia em pé

O site virou um sucesso! E foi incorporado pelo portal Globo.com. Ele passou a satirizar artistas como Kelly Key, Britney Spears e grupos como Village People e ABBA. As produções têm edição, direção e interpretação de Rafinha Bastos. Em 2002, Rafinha se mudou para São Paulo, onde passou a apresentar programas online. Em 2004, entrou no mercado publicitário, participando de campanhas para marcas como Club Social, Volkswagen, Vivo e Nova Schin. Garoto-propaganda mesmo!

Em 2004 ele estreou no teatro brasileiro, ao lado de Marcelo Mansfield (o Seu Banana, do Zorra Total) e Marcela Leal, com o show de stand-up comedy 'Mondo Canne'. Lotou os teatros de São Paulo. Em 2007 passou a apresentar um programa de humor chamado Privê 89, ao lado da radialista Dani Taranha, na rádio 89 FM de São Paulo. Rafinha também atuou na série de televisão Mothern, exibida pelo canal GNT.

Rafinha Bastos tem milhares de seguidores no TwitterFoto: Divulgação

CQC, A Liga e Band

Em 2008 foi convidado por Marcelo Tas a integrar a equipe do CQC. Rafinha e Tas apresentaram o programa ao lado de Marco Luque. No CQC Rafinha Bastos ganhou destaque com o quadro Proteste Já, que deu voz ao povo que protesta contra erros de administração dos políticos. Com o Proteste Já, Rafinha Bastos já esteve, por exemplo, em Taubaté, no interior de São Paulo, onde denunciou o problema de moradores de um conjunto habitacional.

Em maio de 2010, Rafinha estreou como um dos repórteres do programa 'A Liga' exibido pela Band.

O site, que fez com que ele ganhasse repercussão no Brasil, hoje já não existe mais. Agora Rafinha atualiza um canal de vídeos de humor no YouTube (youtube.com/rafinhabastos). Na internet já publicou vídeos que ganharam recordes de acessos, como o Manual de reportagem em TV com Rafael.

Wanessa Camargo, Saturday Night Live

O humorista foi marcado no CQC como alguém que não tem papas na língua. Se é preciso criticar alguma celebridade, ele vai lá é critica. Algumas vezes até mesmo pegando um pouco pesado, e revoltando grandes estrelas. Como no caso tão conhecido com Wanessa Camargo.

No teatro é ainda mais falastrão. Aí não tem nenhuma censura. No teatro faz piada até mesmo com um lustre.

Em 2012, Rafinha Bastos deixou a Band e o CQC e assinou contrato com a Fox. Rafinha ainda aceitou um novo desafio: o Saturday Night Live chegou ao Brasil com o comando de Rafinha Bastos na Rede TV!. Mas sem muito sucesso.

A alma do humorista está mesmo na internet e nos palcos. Ele é O Cara do stand-up comedy. E O Cara dos vídeos que viralizam no YouTube. Para se ter uma ideia, Rafinha Bastos foi eleito como a principal celebridade do Twitter mundial bem no início da rede social. Tamanha sua popularidade com comentários críticos e inteligentes.

Fazendo comédia em Nova York e canal no YouTube

Mas voltemos ao título desta reportagem. Como ele conseguiu mandar tão bem em inglês? Com tantos improvisos e etc? A resposta é a seguinte, amigos: Trabalho! E paixão pelo trabalho. Rafinha se dedicou. Se mudou para os Estados Unidos. E passou a frequentar as principais casas de humor do mundo. No vídeo abaixo temos uma das primeiras apresentações. Ele até brinca com o fato de estar falando inglês mais pausadamente. E pergunta: 'vocês estão me entendendo bem? Bom, mas se vocês entendem o inglês de Donald Trump, então o meu está ok', brincou.

Ainda sobre comédia em inglês, pode comparar: Marcelo Adnet, Maurício Meirelles, entre outros humoristas brasileiros também se arriscam em inglês. Mas com a propriedade de Rafinha, ninguém ainda se igualou. Se estiver em viagem pelo exterior, procure os shows de humor de Rafinha Bastos com ingressos à venda. Vale o ingresso!

No YouTube, tem o quadro de entrevistas 8 Minutos. E também faz análises do cotidiano do Brasil em vídeos com muito engajamento e repercussão. É um dos principais influenciadores digitais do Brasil.

Cultura do cancelamento - Marcelo Tas

Em agosto de 2020, Marcelo Adnet foi entrevistado no Roda Viva, da TV Cultura, com Marcelo Tas como entrevistador. Tas perguntou para Adnet por que ele se define como humorista de esquerda. E que isso poderia ser perigoso. A pergunta rendeu muito nas redes sociais. Fãs criticaram a postura de Tas. Outros saíram em defesa. Rafinha Bastos entrou na conversa. E aí os ex-colegas de CQC trocaram farpas. Uma delas foi essa abaixo. Tas chamou Rafinha de Romero Britto da comédia.

Em 2021, Rafinha Bastos assistiu ao BBB 21 brincando com os participantes e fazendo piadas. Rolaram piadas com o gaúcho Nego Di.

Veja conselhos de Rafinha Bastos para Nego Di.

Vida pessoal, casamentos e filho

Sobre vida pessoal, foi um dos poucos CQCs casados no auge da fama. Oficializou casamento com a enfermeira Júnia Carvalho em 2004. A separação ocorreu em 2017. Fruto do casamento, o casal tem um filho: Tom. OsPaparazzi destacou reportagem sobre o significado de ser pai com o filho Tom.


Instagram oficial da namorada de Rafinha Bastos, Vivi Tomasi Paiva.

Na biografia de Leandro Karnal, destacamos o pensador fazendo reflexões sobre o casamento e a separação de Rafinha Bastos. Na entrevista, o comediante citou que a ex-esposa era feliz o tempo inteiro. Será que esse foi um dos motivos para a separação?

Com o fim do casamento, assumiu relacionamento com a namorada Vivi Tomasi Paiva, que é produtora. No Instagram oficial é possível acompanhar bastidores da família. Rafinha Bastos e Vivi Tomasi Paiva se divertem muito nos vídeos com o filho Tom.

Em 2021, Rafinha Bastos passou por um transplante capilar.

Fique ligado na vida de Rafinha Bastos! É só curtir OsPaparazzi no Facebook

Rafinha Bastos

Leandro Karnal dá conselhos sobre casamento

Biografia de Leandro Karnal em formato de Wikipédia fala sobre casamento, vida profissional e vida pessoal. Acompanhe!

Rafinha Bastos dá 5 conselhos para Nego Di

Comediantes Rafinha Bastos e Nego Di são gaúchos. Rafinha fez piada com Nego Di desde o início do BBB 21. Mas também falou sério e ofereceu ajuda sobre rejeição.

O verdadeiro e honesto significado de ser pai

Assino embaixo a opinião de Rafinha Bastos sobre o que é ser pai. O filho se chama Tom, fruto do casamento com Júnia Carvalho.

Entenda o caso Luciano Huck e Rafinha Bastos

Mais uma celebridade vira alvo do humorista Rafinha Bastos, desta vez, Luciano Huck

Rafinha Bastos deixa o Saturday Night Live

Humorista sai da RedeTV! e diz que intenção é fazer o programa 'andar com as próprias pernas'

Publicado Por Ana Carolina
Apaixonada por criar conteúdo na área de entretenimento e pesquisar histórias de vida inspiradoras, Carol Oliveira é assessora de comunicação de cantores famosos e especialista na área de redes sociais. A repórter de OsPaparazzi adora aprender com as personalidades que entrevista.
Comentários