CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
OsPaparazzi

Quem foi Bomfiglio de Oliveira, piston mágico de Guará

Antônio Figueiredo Júnior lançou biografia de Bonfiglio de Oliveira, artista de Guaratinguetá que conquistou o mundo

Da Redação, publicado em 01/04/2024 e atualizado hoje.

Você sabe quem foi Bonfiglio de Oliveira (ou Bomfiglio de Oliveira)? Natural de Guaratinguetá, Vale do Paraíba, interior de São Paulo, o músico nasceu em 27 de setembro de 1894. Bonfiglio nos deixou em 16 de maio de 1940 (aos 46 anos de idade). Foi um compositor e trompetista brasileiro. Chamado de O Piston Mágico do Brasil. Foi contemporâneo de Pixinguinha e compôs músicas, choros, marchas e valsas.

O autor Antônio Figueiredo Júnior apresentou o livro com a biografia 'Bomfiglio de Oliveira', O Piston Mágico do Brasil, em abril de 2024. Com lançamento no Buriti Shopping, em Guaratinguetá, na Mr. Book Livraria Cultural.

Serviço sobre o lançamento: Sábado, dia 13/04, a partir das 19h. Na Livraria Cultural Mr. Book, no Buriti Shopping de Guaratinguetá.

Nas décadas iniciais do século passado, um cidadão de Guaratinguetá alcançou notoriedade internacional por sua competência artística e habilidade musical, sendo considerado o Louis Armstrong do Brasil. Trata-se de Bomfiglio de Oliveira, trompetista a priori, mas também exímio compositor, regente de orquestra e trombonista.

A vida e a obra de Bonfiglio de Oliveira são contadas pelo professor e historiador Antônio Figueiredo Júnior numa narrativa permeada por fatos históricos do Brasil e da cidade de Guaratinguetá, como surgimento da Banda Furiosa e as noites de música e dança no Teatro Municipal. Passagens importantes do livro ressaltam a parceria entre Bonfiglio e Pixinguinha, a concepção do primeiro samba registrado na história e a atuação da música de Guaratinguetá em gravações de Carmen Miranda e na companhia teatral Bataclan Preta.

Bomfiglio de Oliveira de GuaratinguetáFoto: OsPaparazzi

Foi eleito um dos melhores trompetistas do mundo. Em 1922, integra com Pixinguinha a jazz-band Oito Batutas, com a qual faz viagem pela Argentina. Compõe canções baseadas em motivos populares para a trilha do filme O Jovem Tataravô (1936), de Luís de Barros (1893-1981). Apresenta-se na Itália, França e Espanha com a orquestra do Cassino Atlântico e é apontado por críticos europeus como um dos maiores trompetistas do mundo. Em 1972, sua marcha “Mais uma Estrela”, composta com Herivelto Martins (1912-1992), é regravada por Nara Leão (1942-1989) para o filme Quando o Carnaval Chegar (1972), de Cacá Diegues (1940).

Viva Bonfiglio de Oliveira! Viva a arte brasileira!

Compartilhe com um amigo!

Comentários