CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Mensagem para família começar o ano com fé; ouça

Padre Silvio César destaca mensagem especial sobre São Mário, que é celebrado em 19 de janeiro pela igreja católica; áudio para pais e mães se inspirarem

Da Redação, publicado em 10/01/2022 e atualizado hoje.

Pode aumentar o volume e abrir o coração. Ganhamos uma mensagem especial para toda a família neste início de ano aqui em Pais e Filhos. O padre Silvio César, da Paróquia Santa Teresinha, do bairro Santana, em São Paulo, nos passou uma mensagem especial pelo dia de São Mário, celebrado pela igreja católica em 19 de janeiro. Uma mensagem de fé, reflexão e com ensinamentos importantes para pais e mães que estão prontos para os desafios do ano.

Ouça abaixo o áudio com a mensagem do padre. Ou acompanhe o testemunho na íntegra a seguir. Feliz Dia de São Mário! E felicidades para as nossas famílias! 

Mensagem família - Dia de São Mário

'Muitas pessoas, até mesmo dentro do ambiente católico, não conhecem muito a história de São Mário, comparando com outros santos de devoção popular mais intensa', introduziu o Padre Sílvio César.

História do santo

'Mas tocando a história de São Mário, que celebramos em 19 de janeiro, vamos ver um testemunho muito concreto, semelhante a tantos mártires da história da igreja. Não só ele, mas toda a família se envolve em ações concretas, desafiando o império com suas ordens, regras e imposições; motivo pelo qual toda família vai viver o martírio. Eles estão acompanhando um sacerdote, saindo da Pérsia até Roma; Mário vê o ambiente onde morreu São Pedro e São Paulo. Nesse caminho encontram ali um sacerdote sepultando tantos mártires, morrendo pela causa do Evangelho. Realizava também casamentos - no rito cristão católico, o que era proibido pelo império romano. Estão, portanto, envolvidos nesse sinal. E vão viver o martírio ali também. Como a história dos Irmãos Macabeus, na Bíblia, por exemplo, que testemunharam diante da imposição de um império o valor de Deus na vida que eles tinham'. 

Desafios para os dias de hoje

'Essa mensagem, a importância da memória de São Mário, é uma memória muito feliz. Porque é um grande desafio hoje testemunharmos Cristo numa sociedade tão desafiadora para nós, no sentido de anti cristianismo - que bate de frente com tantas coisas da própria igreja. E depois as famílias, com o grande desafio de viver essa unidade, viver esse testemunho'. 

'Para os dias de hoje, para as nossas famílias, a recordação pode ser uma provocação para que não desanimemos de testemunhar a nossa fé. Diante de um paganismo que se impõe sobre todos os valores. Apenas testemunhar que somos cristãos, que queremos viver uma vida coerente com os ensinamentos do Evangelho. E onde puder, fazer o bem'. 

Mensagem para colocar em prática

'O Evangelho é isso: praticar o bem e a Justiça. E assim também as famílias - grandes desafios para os dias de hoje. Família na unidade, na oração. São tantos desafios hoje, o desemprego, a falta de acesso dos jovens à educação. Com todos esses desafios, a família também é desafiada a viver no sentido da unidade, do respeito e da bem querência'. 

Dicas

'Para os primeiros dias do ano, a mensagem é essa para todas as nossas famílias. Que possamos encontrar pequenas oportunidades todos os dias para vivermos isso. Às vezes perdemos muito tempo com a correria do dia a dia. Mas se a gente apertar um pouquinho, deixo essa sugestão. Valorizarmos mais as pequenas oportunidades durante o dia. A família se encontrar um pouco. Não ficar o tempo todo com TV, internet. Vale uma conversa ao redor da mesa. São coisas pequenas, tempo de valorizar muito a fé. Deixo essa mensagem à luz da bonita história de São Mário. Isso nos dá dois pontos tão importantes para nós: testemunhar Cristo nessa sociedade e testemunhar Cristo como família na sociedade de hoje'. 

Orações para São Mário

São Mario é considerado um santo da família pela igreja católica. Em sua biografia, a história é de sacrifício, juntamente com toda a família, em nome da fé. Seus corpos e pertences foram encontrados em 1590, em um terreno na Via Cornélia, em Roma, onde foi erguida uma igreja em sua homenagem.

* Senhor Jesus, ressuscitado dentre os mortos pelo poder do Espírito Santo, e que vives pelos séculos junto ao Pai: aumenta nossa fé, robustece nossa esperança e dá-nos beber da fonte de teu amor, para que não declinem nossas forças enquanto peregrinamos até a Jerusalém celeste. Amém.

* Deus Pai todo poderoso. Criador do céu e da terra. Neste grande dia de misericórdia, pedimos a interseção de São Mario. A quem se dedicou por uma vida familiar e digna. No santo poder da fé que transporta montanhas, para conseguirmos vencer a vida que nos ensina. Oh, São Mário abnegado pela voz da paciência. Da proteção santa, justa e consagrada. Que caminhastes na missão do amor e da paz. Ajuda-nos a semear com as glórias dos altares. Como celeiros da voz abençoada da divindade. Em prol de ensinarmos aos nossos filhos e netos. O dom da palavra que salva pela luz da bondade! Amém.

Compartilhe com um amigo!

Comentários