CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Setembro Amarelo com crianças: Dicas de saúde mental

Em tempos de cancelamento virtual, vamos falar sobre a saúde mental dos nossos filhos neste Setembro Amarelo

Por Aline Oliveira, publicado em 31/08/2020 e atualizado esta semana.
Setembro Amarelo com crianças. Ou melhor: Setembro Amarelo com alerta para os nossos filhos. Sim, precisamos sempre falar sobre saúde mental com as crianças nas escolas e em casa. Conversei com o psicólogo Fábio Soares sobre a questão da cultura do cancelamento nesta idade. E compartilho com vocês neste artigo aqui no canal Pais e Filhos. Também falo sobre o bullying 2020 que acompanhamos na televisão.

'Nossa história mostra que temos essa tendência de cancelar algumas pessoas, o próprio bullying é um exemplo disso assim como o preconceito. Hoje em dia tivemos uma transformação nessa cultura e passamos a punir comportamentos que não são aceitáveis pela sociedade ou algum grupo de pessoas', explicou o psicólogo.


Já falamos sobre como educar as crianças para cultura do cancelamento. Podemos fazer um comparativo com o vídeo game? 'Quando vejo o comportamento de algumas pessoas nas redes sociais me lembra muito comportamento de pessoas que jogam vídeo game. No jogo vivem um personagem que não existe, mas na vida real voltam a ser quem realmente são. No caso do cancelamento acredito ser igual. Muitos dos que cancelam não teriam coragem de dizer o que escreveram para pessoa, o próprio aumento de contas anônimas ou fakes demonstra isso', sugeriu o psicólogo.

Setembro Amarelo com crianças: em casa e na escola


Sobre o Setembro Amarelo, trata-se de uma campanha de prevenção ao suicídio, que começou lá em 2015. Vale lembrar que dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. É preciso ter muito cuidado para abordar este tema na escola ou em casa, em família. O fundamental é fazer uma análise sem julgamentos. O ideal é usarmos a criatividade para estimularmos o lado positivo da nossa saúde mental. Sempre com diálogo aberto e transparente.

Na escola, os professores podem destacar temas sobre qualidade de vida, bem-estar, viver em família, olhar para o lado bom das coisas e etc. Outra opção é contar com o apoio de palestrantes, como psicólogos, por exemplo, destacando de forma suave a questão do Setembro Amarelo. Com o foco no nosso cuidado com a saúde mental. Terapia, meditação, respiração adequada, tudo isso é importante desde sempre.

Novo bullying 2020?


Assistindo à série Cobra Kai, na Netflix, refletimos sobre um novo bullying que chegou às escolas. A série apresenta um bullying mais anônimo e menos 'corajoso'. Se antigamente o aluno precisava ter 'coragem' para fazer bullying contra outro colega na escola, hoje em dia ele pode se esconder no anonimato da internet. É o que acontece com uma garota considerada nerd e acima do peso na série Cobra Kai. A atriz Nichole Brown interpreta Aisha Robinson na série. E é vítima desse bullying covarde e escondido.



Cuidado com o bullying que está escondido no anonimato da internet nas escolas.


Claro que nenhum bullying jamais pode ser validado. Mas é interessante refletirmos nesse ponto. Que antigamente o agressor precisava se expôr a reações de sua vítima. Já hoje em dia essa exposição está escondida nos aplicativos e nas redes sociais.

Mas como podemos descobrir crianças ou filhos que estejam com o sinal vermelho ligado neste assunto de saúde mental?

Veja algumas dicas:

Criança abandonou amizades e atividades sociais? (lembrando que, em tempos de pandemia, isso é mais delicado); o seu filho perdeu o interesse por atividades esportivas ou intelectuais que antes ele fazia bastante?; as responsabilidades diárias ele têm deixado de lado? ; já apresenta desequilíbrio emocional? ; essas são algumas pistas que podemos observar.

Em resumo, é fundamental que pais e educadores se mostrem sempre presentes e olhem nos olhos de suas crianças. O olho no olho diz muito sobre o que está passando na cabecinha delas. Toda atenção e todo cuidado são fundamentais. Esqueça essa história de 'ah, isso é gracinha dela, logo vai passar, está querendo aparecer com essas ameaças'. Não. Precisamos estar atentos. Divulguem o Setembro Amarelo. E vamos cuidar da nossa saúde mental e da saúde mental das nossas crianças.

Compartilhe com um amigo!
Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários