CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Arquivo Pessoal

Dia dos Primos: Conviver para construir quem somos

Dia 26 de setembro é comemorado o Dia dos Primos; escrevo reflexões sobre amizade dos primos na infância

Por Aline Oliveira, publicado em 26/09/2020 e atualizado hoje.
O Dia dos Primos é comemorado na data de 26 de setembro. Presto aqui uma homenagem aos primos. E acredito que eles são fundamentais para o desenvolvimento dos nossos filhos. Aqui no canal Pais e Filhos já falei sobre o Dia dos Irmãos. Pois chegou a hora de falarmos do Dia dos Primos.

Muitos dizem 'tenho primos de segundo e terceiro grau'. Mas você sabia que isso não existe? Na análise jurídica, os filhos dos nossos primos já não são considerados membros da família. Então pode sempre chamar de primo, de prima. É tudo família :)


Primos são irmãos que não moram na mesma casa. Mas que brincam e passam a maior parte da infância juntos. São aqueles finais de semana inesquecíveis. Pedimos para nossos pais para passarmos a noite na casa deles. Aí tem cabana de lençol, tem banho de mangueira e tem bolo de chocolate. Essas são as minhas maiores lembranças.

Primos também brigam e, como os irmãos, logo já estão se abraçando de novo e procurando novas brincadeiras para se divertir.


Eu tive uma infância que só tenho a agradecer. Convivi muito com os meus primos e tenho as melhores lembranças com eles. Em Monteiro Lobato, a cidade da minha mãe, nos carnavais e festas de final de ano não via a hora de nos encontrarmos para comemorarmos juntos. Em São Paulo, a cidade do meu pai, os encontros na casa da avó eram emocionantes, pois ficávamos mais tempo sem nos ver e quando esse momento chegava era difícil segurar a emoção.

Hoje tenho muito contato com meus primos. Nós nos falamos praticamente todos os dias, mesmo que seja virtualmente. Sempre o carinho prevalece e a preocupação de saber se todos estão bem. Definir a palavra primo é difícil, pois várias palavras me vem à cabeça: amor, carinho, bagunça, futebol (risos), rivalidade, São Paulo x Corinthians, alegria e família!

Filhos com primos


Sobre as crianças brincando com os primos, eu me considero uma sortuda. Meus filhos têm vários primos e primas. E todos são muito próximos. Nessa fase da infância, os primos são importantes para o desenvolvimento das crianças. Acho interessante o quanto eles são singulares. E ao mesmo tempo parecidos. Cada um com a sua particularidade, eles vão acrescentando e somando. Tem uma prima mais tagarela. Tem uma prima mais tímida. Tem um primo mais arteiro. Tem um primo que gosta de futebol. Tem uma prima que gosta de dança. E por aí vai. Meus filhos aprendem muito com seus primos e primas. E acho essa presença fantástica.
PublicidadePublicidade

'Primos são como irmãos. Também partilham a sua intimidade. São contatos iniciais para socialização. E há uma troca intensa principalmente durante a infância. Eles vão ajudar na formação do caráter das crianças, na particularidade de cada criança, enfim, é uma troca constante. Uma convivência sadia e importante', comentou o psicólogo Fábio Soares.


Feliz Dia dos Primos! Amo meus primos, amo meus sobrinhos, minhas sobrinhas. Esse artigo é uma homenagem para todos da minha família.

Compartilhe com um amigo!
Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários