CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Aline Oliveira/ OsPaparazzi

Filhos sonhando com coronavírus? Entenda significados

Como interpretar os sonhos de crianças durante uma pandemia mundial? Pesquisei opiniões de especialistas e curiosidades

Por Aline Oliveira, publicado em 17/06/2020.
Minha filha sonhou com coronavírus e me convenceu a escrever este artigo. Você tem filhos sonhando com a pandemia? Como entender os sonhos das crianças num momento como esse? Deixo o convite para que você comente, abaixo, registrando algum sonho curioso de crianças neste período de quarentena. Vamos refletir sobre significados dos sonhos e também sobre sonhos pandêmicos.

A hashtag #PandemicDreams (algo como sonhos pandêmicos) está na moda nas redes sociais. Muita gente anda compartilhando os sonhos e perguntando sobre os seus significados. Encontrei vários bem curiosos. Mas começo com o sonho da minha filha, uma menina de 7 anos de idade.

Como foi o sonho da minha filha


“Sonhei que nossa família tomou a pílula para diminuir. Ficamos pequenininhos. E aí a gente conversava com o coronavírus e pedia para ele ir embora. Aí apareceu uma barata, bem maior que a gente, e saímos correndo pra tomar a pílula do crescimento. Quando acordei, a gente ainda tentava correr dela”.

A história da pílula ela viu num desenho animado. Mas fiquei impressionada com essa “conversa” com o vírus. Perguntei para algumas amigas mais próximas se os seus filhos também estavam sonhando com coisas diferentes neste momento. Elas me contaram que não tinha nada de estranho, não, por enquanto.
Cuidando dos sonhos dos nossos filhosFoto: Aline Oliveira/ OsPaparazzi

Sonho Leão e Cordeiro


Aí comecei a pesquisar. E encontrei a história de um menino de 7 anos de idade, dos EUA, que teve o seguinte sonho nesta pandemia: uma luta entre um Leão e um Cordeiro. O pai da criança se chama Dehavilland e ele contou a história para um jornal local.

“Eu vi uma enorme planta verde que tinha uma coroa em sua cabeça e estava apertando o mundo. Quanto mais apertava o mundo, mais mãos ou tentáculos cresciam. Do nada, um leão que tinha o corpo de um cordeiro apareceu e destruiu a planta e a rasgou em pedaços. Então apareceu uma data no meu sonho. E o sonho acabou', contou a criança.


O pai entendeu o seguinte significado no sonho do filho:

“Eu o interpreto como a representação de Jesus, o Leão da Tribo de Judá, que também é o Cordeiro de Deus que passa por cima de nós e limpa-nos dos nossos pecados (...) adoraria que a data que ele viu significasse que a pandemia de coronavírus terminaria, mas pode significar o início do fim dessa praga”, explicou o pai. A data do sonho seria 30 de abril de 2020.

Bem curiosa essa história, né?

Entendendo nossa mente quando dormimos


Achei bem interessante este material de Jason Ellis, professor de psicologia e diretor do Centro de Pesquisa em Sono de Nortúmbria, no Reino Unido. Em reportagem no site “Socientifica”, ele explica alguns detalhes básicos da mente humana quando estamos dormindo. Você sabia que o que sonhamos pode refletir o que se passa na nossa mente naquele período?

Quando dormimos, nosso sono pode ser dividido em NÃO-REM e REM.

O que é NÃO-REM? Seria a primeira fase do sono e a mais longa. Há um descanso mais profundo.

O que é REM? A menor e última fase do sono. Pode ocorrer maior atividade mental, como sonhos e recuperação emocional.

Ele também explica que estamos dormindo mais neste período de quarentena. Temos que pegar menos ônibus, gastamos menos tempo com locomoções, menos tempo com saídas, menos tempo com eventos, então, em tese, sobraria um tempinho a mais para dormir. Embora eu também leia muitas notícias de que estamos dormindo menos por conta das preocupações da pandemia.

Mas, vamos lá. Dormir mais significa chegar mais vezes ao sono REM. Então neste caso estaria aí uma das explicações para os nossos filhos e todos nós sonharmos mais neste período. Na fase REM, os sonhos podem ser a maneira com que lidamos com nossos problemas. Pode ser o seu cérebro lidando com o que você está passando.

O psiquiatra Galiano Brazuna classifica os sonhos em restos diurnos (o que carregamos durante o dia) e emocionais, aquilo que estamos sentindo. 'Mas não precisamos ficar preocupados porque estamos sonhando com a pandemia. Isso é natural do momento que vivemos', explicou o psiquiatra, que pede atenção com as mudanças nos comportamentos das crianças neste momento de pandemia.

Significados dos sonhos


Uma reportagem da Folha de SP ouviu o projeto da psicóloga americana que está colecionando sonhos nesta quarentena. Deirdre Barrett, professora da Universidade Harvard e ex-presidente da Associação Internacional Para o Estudo dos Sonhos, já ouviu mais de 8 mil relatos de sonhos. De crianças e adultos. Ela explica que há sonhos literais e metafóricos.

Sonhei com uma nuvem de insetos venenosos...
Sonhei que saí de casa e todos na rua usavam máscara, menos eu...
Sonhei que saí de casa e uma pessoa começou a tossir na minha frente...
Sonhei que contaminei minha família com coronavírus...
O que significa sonhar com coronavírus?
O que significa sonhar com filhos em perigo?
O que significa sonhar com bebê?

“São relatos muito interessantes. Os profissionais da saúde, por exemplo. Estão tendo muito mais pesadelos do que sonhos. São reencarnações literais dos seus desafios diários. Eles sonham com pacientes em ventiladores que tentam, sem sucesso, salvar”, contou a psicóloga nesta reportagem da Folha]. Ela também explicou que não precisamos ficar preocupados com esses sonhos diferentes neste momento. Isso é normal. Precisamos lembrar que estamos vivendo uma pandemia.


Enfim, gente, tem de tudo. São várias perguntas. Vários relatos. Achei sonhos bem curiosos na internet com a pesquisa. E fica aqui a minha atenção agora ainda maior com o significado de cada sonho. Meu irmão é psicólogo. Então cada vez que sonharmos com algo diferente, já quero enchê-lo de perguntas. Sou só uma curiosa e leiga no assunto. Mas adoro sonhar. E estou adorando estudar sobre os significados dos nossos sonhos.

Como estão os sonhos por aí?

Compartilhe com um amigo!
Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários