CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ TV Globo

Vacina BCG para que serve? Qual idade tomar? Passei um susto

Selecionei dicas e informações sobre vacinas para crianças e mamães. Para que serve a vacina BCG? Vacina DTPA Gestante: para que serve? Conto também meu susto com a BCG

Por Aline Oliveira, publicado em 25/08/2020 e atualizado este mês.
A maternidade me trouxe muito aprendizado e também me mostrou que sou mais forte do que imagino. O susto que levei no nascimento do meu segundo filho foi gigante. Mas hoje, graças a Deus, já consigo até rir da situação. O susto foi com a vacina BCG. Sabe para que serve essa vacina? Qual idade para o bebê tomar a vacina BCG? Conto tudo neste artigo.

E também conto que, logo na maternidade, no nascimento do meu filho, no segundo dia no hospital, a enfermeira o buscou no quarto para tomar a vacina BCG...

Depois de mais ou menos 30 minutos, ela voltou chorando com ele e com a pediatra da maternidade. As duas apavoradas. E me informando que cometeram um erro com a vacina BCG...

O final desta história eu conto a seguir. Mas, antes, vamos lá.

Vacina BCG para que serve? Qual idade tomar?


A vacina do Bacilo Calmette Guérin é conhecida no Brasil como a vacina da marquinha que carregamos nos nossos braços. Essa é uma vacina usada principalmente na prevenção da tuberculose - como meningite tuberculosa e tuberculose miliar. A idade para tomar é logo após o nascimento. No caso do meu filho, no segundo dia de idade.

Vacina DTPA Gestante: para que serve?


Antes do nascimento dos filhos, temos a vacina DTPA. Significa Tríplice Bacteriana Acelular do Tipo Adulto. Imuniza contra difteria, tétano e coqueluche. A dTpa está no Calendário de Vacinação das Gestantes e deve ser aplicada a partir da vigésima semana de gestação.

Meu susto com a Vacina BCG


Agora, sim. Continuando. A enfermeira não viu que ele já tinha tomado a vacina e aplicou novamente a injeção. Ou seja, duas doses no mesmo braço e no mesmo lugar da primeira vez. Ela só viu o erro quando foi registrar na caderneta de vacinação dele.


Eu e meu marido ficamos muito preocupados por não sabermos o que poderia acontecer depois dessa super dosagem de BCG no bebê. O próprio hospital nos informou que já tinha ligado para Vigilância Sanitária para saber como proceder e eles nos acalmaram falando que o meu filho seria observado, mas que provavelmente não teria nenhum efeito indesejado. E que a famosa marquinha iria inflamar mais do que o normal (essa inflamação é esperada em todas as crianças que tomam essa vacina; é a confirmação que ela fez efeito no organismo do bebê).

Foi apenas um susto, mas o meu filho passou bem e não tivemos nenhum tipo de problema. Fica de alerta como dica para pais e mães que nos leem aqui no canal Pais e Filhos. Que tomem muito cuidado com isso no hospital.

Dicas sobre vacinas para bebês


É importante, durante a gestação, os pais já se informarem sobre o calendário de vacinação do bebê. São muitas vacinas e cada uma tem o tempo certo para ser aplicada. Leia a seguir algumas informações sobre as primeiras vacinas dos bebês para os três primeiros meses. Para vacinar, basta levar a criança a um posto ou Unidade Básica de Saúde (UBS) com o cartão caderneta da criança. O ideal é que cada dose seja administrada na idade recomendada. Entretanto, se perdeu o prazo para alguma dose é importante voltar à unidade de saúde para atualizar as vacinas.

A maioria das vacinas disponíveis no Calendário Nacional de Vacinação é destinada a crianças. São 15 vacinas, aplicadas antes dos 10 anos de idade.
Reportagem sobre vacinação infantil no Jornal NacionalFoto: Reprodução/ TV Globo

Vacina ao nascer:

A BCG, junto com a Hepatite B, são as primeiras vacinas indicadas para o recém-nascido. Ela protege contra as formas graves da tuberculose, uma doença infectocontagiosa e muito frequente no Brasil.

É indicada para todas as crianças, que devem utilizá-la no primeiro mês de vida, de preferência ainda na maternidade. Ela protege, em mais de 80%, contra as formas mais graves e disseminadas da doença, como a meningite tuberculosa e a tuberculose miliar.

Essa reação, popularmente conhecida pela marquinha na pele, pode demorar até três meses para aparecer e indica que a vacina foi capaz de estimular a imunidade na pessoa. Quando a reação local não aparece é preciso consultar um profissional de saúde.

Ele deverá verificar se houve uma resposta discreta – quando a marquinha é muito pequena – ou falha vacinal. Em alguns casos, pode ser necessária a aplicação de uma nova dose, conforme a orientação profissional.

Com 2 meses de idade do bebê:

Penta (previne difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e infecções causadas pelo Haemophilus influenzae B) – 1ª dose.

Vacina Poliomielite 1, 2 e 3 (inativada) - (VIP) (previne a poliomielite) – 1ª dose.

Pneumocócica 10 Valente (conjugada) (previne a pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo) – 1ª dose.

Rotavírus humano (previne diarreia por rotavírus) – 1ª dose.

Com 3 meses de idade do bebê:

Meningocócica C (conjugada) - (previne Doença invasiva causada pela Neisseria meningitidis do sorogrupo C) – 1ª dose. Outras informações estão no Calendário de Vacinação Infantil no site do Ministério da Saúde.
Informação sobre Saúde

O que você precisa saber sobre a saúde de seu filho?

Precisamos falar da saúde das crianças. Entrevistamos médicos, especialistas, além de pais e mães; veja dicas e informação

Filhos sonhando com coronavírus? Entenda significados

Como interpretar os sonhos de crianças durante uma pandemia mundial? Pesquisei opiniões de especialistas e curiosidades

Como será a academia de ginástica do futuro

Tecnologia para academias de ginástica e musculação; veja as novas tendências

Como fazer seu bebê dormir melhor

Encantadora de bebês realiza palestra em São José dos Campos

Melhor remédio para filhos doentes no hospital

Compartilho minha última experiência com a minha filha no pronto-atendimento

Amamentação: Veja opinião sobre amamentar

Semana Mundial de Aleitamento Materno: a minha história com a amamentação é esta

As verdades sobre vacina e vacinação infantil

Infelizmente, fake news sobre Vacina Sarampo e Vacina Gripe têm aos montes. Difícil demais ler isso

Quanto tempo as crianças devem dormir?

Colocar rotina nas crianças durante as férias pode ser uma boa. Hora para dormir!

Crianças tossindo? Dicas para acabar com a tosse

Tosse, catarro, nariz entupido: o que pais e mães fazem para driblar esses sintomas com os filhos?

Mães, vejam o Despacito da evolução do parto

Música Despacito ganha paródia de hospital de Porto Alegre e vira sucesso entre as mamães

Chocolate: conheça benefícios para crianças

Estudo mostra que chocolates ajudam o nosso cérebro desde que somos pequenos

Compartilhe com um amigo!
Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários