CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Como acabar com as pulgas em gatos e outros parasitas

Conheça os parasitas que podem alojar em seu gato e no ambiente, saiba o que fazer para eliminar as pulgas

Da Redação, publicado em 09/07/2012.
Alem dos parasitas internos, diversos parasitas vivem externamente , podendo causar problemas irritantes para os gatos. Saiba como eliminar o desconforto das pulgas nos gatos e evitar doenças.

Insetos malignos
O parasita cutâneo mais comum em gatos é a pulga que, dependendo do tipo, ataca felinos, cachorros ou pessoas. Essas minúsculas sanguessugas fazem o animal se arranhar, se contorcer e se lamber de irrtação. Ao examinar a pelagem do bichano, é difícil enxergar esses insetos esquivos, mas seu excremento, que parecem pó de carvão, são bem perceptíveis.

Dois tipos de piolho, sugadores e mordedores, também infestam a cabeça dos gatos e, eventualmente, outras partes do corpo. Se você mora na área rural, o gato pode ser infestado por carrapatos sanguessugas. Quando ficam repletos de sangue do bichano, eles incham a ponto de parecer groselhas pretas.

Os micuins também podem desencadear surtos de dermatite irritante, ao passo que ácaros podem produzir casca na pelagem. Várias espécies de ácaros se entocam na pele causando sarna, uma inflamação cutânea crônica que comumente afeta mais a cabeça e orelha dos gatos.
Fique atento as pulgas em gatos, elas podem causar alergias e doençasFoto: Divulgação
Mantendo o controle nos gatos
Ao fazer os exames semanas nos gatos, busque sinais de queda de pelos ou inflamação na pelagem. Caso descubra algo errado, busque orientação profissional ou, se souber a causa, use algum medicamento, como talcos antiparasitas e gotas de ação sistêmica.

Os ovos depositados por pulgas não grudam nos pelos do gato como os piolhos, portanto é bem provável que esses ovos estejam incubando nos tapetes e móveis da casa e, especialmente, na cama do gato. Aplique aerossóis especiais nas áreas usadas pelo gato a fim de impedir que os ovos nasçam. Não arranque os carrapatos do gato, pois o aparelho bucal deles fica agarrado à pele do animal e, se não for eliminado, pode formar feridas com pus.

Porrigem
Porrigem é um parasita fúngico que causa vários tipos de lesão cutânea, como a micose. Caso suspeite que seu gato tenha porrigem, faça o tratamento apropriado, à base de medicamentos antifúngicos e loções para a pele.


Curta Bicho Animal e receba noticias de gatos e outros bichinhos
Comentários