CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Cuidados com ninhada de gatos recém nascidos

Filhotes de gato recem nascido precisam de cuidados importantes para garantir uma vida saudável ao animal

Da Redação, publicado em 03/03/2012.
Quando nascem os filhotes de gatos, seus olhos estão fechados e não abrem até que tenham a idade aproximada de 9 dias. Eles usam o olfato e, em menos grau, o tato para procurar as mamas da mãe, e são capazes de mamar, caso ela permita, minutos após o nascimento. Frequentemente, os filhotes eles têm uma preferência para um determinada mama, e isso ajuda a eliminar os empurrões na hora da mamada. Gato recém nascido mia muito, principalmente quando a mãe sai e deixa os filhotes sozinhos, mesmo que seja rapidinho, pois eles se sentem desprotegidos.
Foto de ninhada de gatos da raça BengalFoto: Divulgação
Embora a maioria dos filhotes recém nascidos da ninhada cresçam rapidamente nas primeiras semanas, ela precisa ser observada em relação a qualquer indicação de não-aumento do peso dos gatos, e a mãe também deve ser analisada para ver se ela não esta secretando leite em excesso. Algumas vezes, uma ninhada de gatinhos aparentemente saudáveis pára repentinamente de mamar, enfraquece rapidamente e em seguida morre. Esta ocorrência é conhecida pelos veterinários com 'síndrome do gatinho enfraquecido', mas eles não entendem por que acontece isso. As tentativas para salvar os gatinhos raramente têm apresentado sucesso. A gata mãe continua produzindo leite, que provoca pressão dolorosa nas glândulas mamárias, e sérios problemas podem desenvolver-se caso não lhe seja dada uma atenção correta. Portanto, consulte o veterinário.

Frequentemente, é mais fácil descobrir o sexo do gatinho enquanto for novo do que depois de o pêlo ter crescido. As genitálias do gato macho são mais afastadas do ânus que na fêmea, mas existem outras pequenas diferenças perceptíveis. Se você tive uma ninhada mista, não deve ser muito difícil verificar o sexo dos filhotes. Com apenas 5 dias de idade os gatinhos já são capazes de encontrar o caminho de volta par ao ninho quando a distância é curta, mas não usam sua visão como principal meio de orientação até atingirem aproximadamente 3 semanas de idade, tendo seus olhos ficado abertos por quase 2 semanas, para se afastar mais longe do ninho. É mais ou menos nessa época que eles começam a demonstrar interesse pela comida da mãe e podem talvez imitá-la e tentar lamber um pouco do alimento dela.

Poucos dias após ter notado esse fato, experimente oferecer ao filhote de gato leite em pó bem forte e, se eles aceitarem, misture um pouco de cereal cozido destinado para bebê. Mas procure não exagerar. Uma colher de chá por dia é suficiente no início e você pode aumentar gradualmente após ter sido experimentado por um período de uma semana. Os gatinhos ainda estão obtendo o sustento de sua mãe, e isso é apenas o começo do processo do desmame. É interessante ter alguns cuidados com a gata mãe, dê suplemento de vitamina e de cálcio, durante todo o período de lactação, pois ajuda a produzir o leite de que os gatinhos tanto necessitam.
Gatos filhotes gostam de dormir todos bem juntinhosFoto: Divulgação
Gradualmente, os filhotes aceitarão mais alimento e dependerão menos da mãe gata. A partir de 3 semanas, eles estarão mamando mais por sua escolha que pela vontade da mãe, e a mãe gata começará a dar menos atenção a eles. Se eles não mostrarem nenhum sinal de aceitação da comida, experimente pingar uma gota na ponta do dedo limpo e coloque um pouco no nariz para apresar a aceitação.

A partir da quarta semana, os gatinhos começam a ganhar seu primeiro conjunto de dentes e com 4 semanas e meia você pode começar oferecendo um pouco de carne crua ou moída, pois possuem aspecto molinho e os filhotes conseguem comer facilmente. Com 6 semanas de idade, eles devem ter cinco ou seis pequenos lanches por dia, dois ou três deles com carne, mamando na mãe na hora de dormir. Caso eles peçam persistentemente a mama, você deve mantê-los afastados da mãe ou o desmame pode ser adiado indefinidamente. Mantenha a oportunidade para dar alguma atenção à gata mãe e um pouco de respeito aos pedidos dos gatinhos.

Os gatinhos filhotes possuem estômagos pequenos, portanto é essencial que sejam pouco alimentados mas com frequência. À medida que eles crescem, suas refeições aumentam e podem tornar-se menos frequentes, mas não lhes dê mais de um prato capaz de ser consumido numa só refeição ou você pode estimulá-los a comer demais.
As mamães gatas gostam de nossa ajuda para cuidar dos filhotesFoto: Divulgação
Com 8 semanas, pode-se diminuir para quatro refeições diárias e, logo depois, para três, mas eles ainda não estarão preparados para aguentar apenas uma refeição até atingir pelo menos a idade de seis meses. Mesmo assim, muitas pessoas preferem oferecer duas refeições, café da manhã e refeição da noite. Ofereça sempre água fresca para beber, por toda a vida do gato. Os gatinhos filhotes, e muitos gatos adultos, especialmente os orientais, não apreciam leite de vaca pois acham-no difícil de digerir, mas, mesmo ingerindo leite, eles ainda precisam de bastante água.

Estes cuidados com os gatinhos filhotes são importantes pois garantem uma vida saudável ao animal. No período de desmame os gatinhos são brincalhões e preferem o convívio familiar, características que podem se estender por toda a vida e diminuindo gradualmente. Ao atingirem no mínimo 6 meses de idade os filhotes podem ser submetidos a castração, entenda tudo sobre castração de gatos.

Compartilhe com um amigo!
Comentários