CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Castração de Gatos: Tudo sobre castração e esterilização

Como funciona a castração de gatos, conheça esse método seguro e muito praticado pelos veterinarios

Da Redação, publicado em 02/03/2012.
A castração é uma decisão que deve ser pensada caso você não tenha a intensão de reproduzir seu gato, os machos podem ser castrados com qualquer idade acima de 6 meses, mas, quanto mais novo for o gato, mais simples será a operação. Na castração, será dada uma anestesia geral, isso faz com que o gato não sinta absolutamente nada na hora da cirurgia, esse procedimento exige que não se alimente o gato pelo menos 12 horas antes da operação. Embora a castração de gato seja um cirurgia rápida, será pedido que se deixe o gato após a cirurgia por várias horas para assegurar a total recuperação da anestesia.

A esterilização da fêmea (remoção do útero e dos ovários) é uma cirurgia mais complicada, comparada ao macho, mas ainda é uma operação de rotina que os veterinários executam com grande frequência. Alguns veterinários preferem que a castração seja feita no gato quando ele tiver apenas 20 semanas de idade e ainda não esta completamente desenvolvido, mas outros preferem aguardar até que ele se torne adulto, decisão essa que deve ser levantada com o veterinário ao marcar a castração.

Antes da castração, uma pequena parte do pêlo será raspada para facilitar a operação e a incisão deve ser suturada. Então a fêmea deve ser contida para que não tenha demasiada atividade nos dias subsequentes, a fim de evitar esforços sobre o corte. Após a cirurgia, uma segunda visita ao veterinário será necessário para a retirada dos pontos da sutura ou, em alguns casos, os pontos caem sozinhos.

Esta operação pode ser retardada até que a fêmea tenha tido uma ninhada, mas, a menos que pretenda tornar-se um criador sério, você poderá estar tomando uma atitude irresponsável em manter os gatos não-castrados, pois o mundo já está cheio de gatinhos indesejados. Conheça um pouco mais sobre gatos filhotes recém nascidos.

Estima-se que só em São Paulo existam cerca de 23 mil gatos em pleno abandono e muitos desses são recolhidos, segundo o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de São Paulo. Com uma fêmea, você mesmo poderá aceitar a responsabilidade de providenciar ou encontrar um bom lar para toda a sua cria, mas, com um gato não-castrado, não terá meios de saber quantos gatinhos ele pôs no mundo.

Se você tiver um gato fértil, ele espalha-rá urina para marcar seu território e terá um odor desagradável nas paredes e na mobília. Castre seus gatos ainda novos, pois, se isso for feito após a maturidade, eles continuarão com tal hábito. O valor para castrar um gato é em média R$ 150,00. Caso o dono tenha adquirido o gato através de doações em zoonoses, organização não-governamental (Ongs), etc. É bem provável que exista algum programa de castração, informe-se na prefeitura de sua cidade. Saiba o que muda no comportamento do seu gato após a castração.


Curta Bicho Animal e receba noticias de gatos e outros bichinhos
Comentários