CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Quais as mudanças no comportamento após a castração dos gatos

Seu gato é castrado mas continua interessado em outras gatas no cio? Embora seja surpreendente, isso pode ocorrer, sim!

Da Redação, publicado em 19/07/2012.
Por que o macho castrado se daria o trabalho de cortejar uma fêmea até o ponto de cruzar? Embora os testículos sejam a principal fonte de testosterona, as glândulas suprarrenais também produzem esse hormônio sexual masculino em quandidade suficiente para o gato castrado se sentir muito macho, embora não possa emprenhar as gatas.

Por sua vez, a gata esterilizada não entra mais no cio, mas pode virar alvo de desejo de todos os gatos da vizinhança. A gata pode se sentir tão assediada que relutará em sair de casa, pois sabe que é provável brigar com os machos. Uma explicação possível para seu charme duradouro é o odor residual dos hormônios felinos que o corpo ainda produz.

Para ajudar a fêmea em apuros, torne o jardim ou o quintal o mais seguro possível contra invasões indesejadas. Erga treliças ou coloque telas nos muros e cercas. As treliças e telas devem ficar a uma altura boa para impedir a entrada de outros gatos. Manter a fêmea permanentemente dentro de casa deve ser o último recurso empregado.
A castração em gatos evita a procriação indesejada e controla o aumento do abandono pelas ruasFoto: Divulgação
Hipersexualidade dos gatos
Certos gatos são extremamente interessados em sexo. Isso é frequente em machos não castrados e, segundo alguns especialistas, em animais privados da fase REM (quinto estágio do sono, caracterizado pelo movimento rápido dos olhos). Acredita-se que é durante essa fase que os gatos, assim como as pessoas, sonham.

A hipersexualidade em fêmeas, manifestada por períodos de cio prolongados e muito frequentes, é invariavelmente ligada a cistos nos ovários. A cirurgia de histerectomia cura esse problema. Sempre peça orientação ao veterinário sobre essas questões. Entenda como funcionada a esterilização e castração em gatos.


Curta Bicho Animal e receba noticias de gatos e outros bichinhos
Comentários