5 razões para escolher Santo Amaro na viagem para os Lençóis
Você desembarcou em São Luís do Maranhão. E embarcou em viagem para Santo Amaro antes de conhecer os Lençóis Maranhenses
Da Redação, publicado em 01/12/2025 e atualizado hoje.Santo Amaro do Maranhão, porta de entrada menos explorada dos Lençóis Maranhenses, é o destino de viajantes que buscam dunas preservadas e lagoas de águas cristalinas longe do grande fluxo turístico. A cidade, que cresceu nos últimos anos após a pavimentação da estrada de acesso, oferece uma experiência mais imersiva dentro do parque nacional. A seguir, cinco razões que explicam por que Santo Amaro vem ganhando destaque entre turistas que visitam os Lençóis pela primeira vez. Você desembarca em São Luís do Maranhão e depois segue viagem de 3 horas e meia de carro para Santo Amaro.
+ Conheça as melhores lagoas dos Lençóis Maranhenses - saindo de Santo Amaro.
Acesso mais rápido às dunas e lagoas
Em Santo Amaro, as lagoas ficam muito próximas da área urbana — algumas a menos de 5 km do centro. Isso permite passeios mais curtos e flexíveis, sem longas viagens de carro ou jardineira. É um dos únicos pontos do parque em que visitantes podem chegar caminhando até algumas lagoas na época cheia.
Menos turistas e maior sensação de exclusividade
Por receber um volume menor de visitantes que Barreirinhas e Atins, Santo Amaro oferece lagoas mais vazias e trilhas menos disputadas. Para quem busca fotos tranquilas, silêncio e contato mais íntimo com a natureza, é considerado o trecho mais “selvagem” dos Lençóis.
As lagoas mais famosas do parque estão ali
A região concentra algumas das lagoas mais bonitas e icônicas, como Gaivota, Catarina, Andorinha, Emendadas, Betânia e Moitinha. Na temporada de chuvas, elas costumam atingir profundidade e cor ideais, com tons que variam entre verde-esmeralda e azul intenso.
Passeios variados além das dunas
Além das lagoas, Santo Amaro oferece experiências como o circuito das Dunas da América, trilhas pelo Rio Alegre, banhos de rio, visita à comunidade de Betânia e travessias mais longas pelo interior do parque. O destino também é a base para trekkings de múltiplos dias até Queimada dos Britos e Baixa Grande.
Clima de vila e hospedagens pé na areia
Apesar do crescimento turístico, Santo Amaro mantém ambiente de cidade pequena, com pousadas familiares e atendimento mais próximo. Muitas delas ficam na beira do rio, oferecendo pôr do sol silencioso e clima de vila que contrasta com destinos mais urbanos dos Lençóis.
Saiba mais aqui em Turismo de OsPaparazzi.