Jô Soares: Biografia, conquistas, Claudia Raia e muito mais
Apresentamos a trajetória de um dos comunicadores mais respeitados do Brasil
Da Redação, publicado em 06/04/2011.
Jô Soares é um dos ícones da TV brasileira. Ele é apresentador de televisão, escritor, artista plástico, dramaturgo, diretor de teatro, músico, ator e comediante. O 'Programa do Jô' é um clássico da Rede Globo. Acompanhe abaixo a biografia de Jô Soares. Destacamos conquistas, curiosidades e também bastidores do seu relacionamento com a atriz Claudia Raia.
Jô Soares é sinônimo de sabedoria, inteligência e humor afinadoFoto: Reprodução/ Rede Globo
OsPaparazzi de olho em Jô Soares...
José Eugênio Soares, o Jô Soares, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 16 de janeiro de 1938. Quando criança, ele sonhava em ser diplomata. Estudou no Colégio São Bento do Rio de Janeiro e em Lausanne na Suíça. Mas depois ele desistiu do sonho e percebeu que sua vida estava ligada ao mundo da dramaturgia e do humor.
Jô Soares tem uma cultura invejável. Ele fala cinco idiomas (português, inglês, francês, italiano e espanhol). No cinema, em 1954 esteve no filme Rei do Movimento, de Victor Lima e Hélio Barroso. Também esteve em De Pernas Pro Ar, além Pé na Tábua, Cidade Oculta, entre outros.
Um dos destaques no cinema foi o filme O Xangô de Baker Street, de 2001, com produção cinematográfica a partir do romance homônimo do próprio Jô Soares, com direção de Miguel Faria Júnior. A carreira de ator de Jô Soares também é vasta. Estreou na televisão em 1967, em 'Família Trapo', roteirizava ao lado de Carlos Alberto de Nóbrega, quando atuava como Gordon, o mordomo.
Jô Soares, além de apresentador é escritor, artista plástico, dramaturgo, diretor de teatro...Foto: Divulgação
Também fez 'Planeta dos Homens', 'Viva o Gordo', entre outros sucessos. Mais tarde Jô Soares deixaria de lado a carreira de ator e comediante para se dedicar à carreira de apresentador. Jô Soares se tornou um dos principais entrevistadores do Brasil, tendo passado com destaque pelo SBT, de Silvio Santos, e hoje se consagrando nas noites da TV Globo.
Jô Soares segue o estilo de David Letterman, consagrado entrevistador e apresentador dos EUA. David, o Jô Soares dos EUA, apresenta o talk show diário The Late Show with David Letterman.
Jô tem um estilo peculiar de se vestir, ele gosta de usar gravata borboleta. 'Para mim, o mais prático da borboleta é que você nunca corre o risco de pingar molho na gravata', escreveu Jô em seu site. Ele também comenta sobre sua inclusão no mundo informatizado. Antes de ter seu primeiro computador, ele leu um livro de Rubem Fonseca que era diagramado como se fosse escrito num computador. Um dia, Jô perguntou ao escritor se o livro havia sido escrito num computador e ele disse que sim, e ficou convencido por Rubem de que usar um computador era mais vantajoso e prático, isso aconteceu em 1986. A partir daí, Jô comprou seu primeiro computador. 'Meu primeiro computador foi um da Microtec, portátil? Quer dizer o portátil da época, que era do tamanho de uma mala'.
Jô Soares é um grande fã de Woody AllenFoto: Reprodução/ Programa do Jô
Jô Soares é amante do cinema, alguns dos seus filmes e diretores preferidos são 'A Marca da Maldade' de Orson Welles, 'Era do Rádio' e 'Hannah e Suas Irmãs' de Woody Allen, 'O Jovem Frankenstein' de Mel Brooks, 'Os Boas Vidas' de Federico Fellini e 'Sete Dias em Maio' de John Frankenheimer. Jô é fã dos atores: Al Pacino, Robert de Niro, Fernanda Montenegro, Regina Duarte, Antonio Fagundes, entre outros.
Alguns escritores que Jô mais gosta são Dostoiewski, Eça de Queiroz, Jorge Amado, Lima Barreto, Luís Fernando Veríssimo, Machado de Assis, Oswald de Andrade, Rachel de Queiroz, Ray Bradbury, Rubem Fonseca, entre outros. Dentres os HQs preferidos de Jô são Will Eisner - 'The Spirit', Alex Raymond - 'Flash Gordon', Lee Falk - 'O Fantasma', Milton Caniff - 'Terry e os Piratas' e Chester Gould - 'Dick Tracy'.
Fique ligado na carreira de Jô Soares! É só curtir OsPaparazzi no Facebook