CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Dublador do Simba, de O Rei Leão, revela dicas para dubladores

OsPaparazzi entrevista João Vitor Mafra, que participou do The Voice Brasil Kids; veja biografia e curiosidades da carreira na dublagem

Por Silas Pereira, publicado em 07/09/2020 e atualizado esta semana.
O dublador de Simba, no filme Rei Leão 2019, é o ator e cantor João Vitor Mafra. Em entrevista exclusiva ao Paparazzi, João Vitor revelou dicas para dubladores iniciantes. Como ser um dublador de filmes e desenhos? Além de falar curiosidades do clássico da Disney, ele contou detalhes de sua biografia na área artística. Ouça a entrevista a seguir no nosso podcast.

Quem é João Vitor Mafra


Natural de Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, João é apaixonado por música desde muito pequeno. Participou do Ídolos Kids, na Rede Record. Também participou do The Voice Brasil Kids, reality show da Rede Globo, no time do treinador Carlinhos Brown.

Com oportunidades na música, passou a conhecer a área da dublagem. E também se apaixonou. Aos 14 anos de idade, já colecionava dublagens marcantes para a carreira. É o dublador do personagem Simba, no live-action O Rei Leão, clássico da Disney de 2019. Também dublou personagens em desenhos como PJ Masks e Puppy Dog Pals, da Disney.

Entrevista João Vitor Mafra



Balanço da carreira aos 14 anos de idade. A biografia de João.

João Vitor Mafra: Tenho 14 anos e já fiz muita coisa. Comecei a cantar com 3 anos de idade. Era muito agitado para dormir. Então minha mãe colocava músicas da época dela para eu ouvir. Tinha Balão Mágico, Trem da Alegria. E aquilo me acalmava. Em 2012, eu participei do Ídolos Kids, na Record. E em 2013 também participei deste reality show. As participações me abriram várias portas interessantes. Cantei em eventos, cantei na minha escola de música. Fazia aula de canto nessa época. Mas era muito pequeno não entendia muito tudo isso. Não queria saber de regra, de aquecimento vocal. Só queria cantar pra valer. Então parei um pouco. Minha mãe ficou grávida, eu tenho uma irmã de 6 anos. Então foi uma pausa.

Depois veio o The Voice Brasil Kids, na Rede Globo. Chegou a cantar Ben, de Michael Jackson. E vale lembrar que ele é fã de Katy Perry.

João Vitor Mafra: Isso, em 2017 me inscrevi para o The Voice. Participei time do Carlinhos Brown. E depois me abriram mais portas. Cantei no Shopping de Mogi das Cruzes, fiz show em Suzano. Eu me apresentei em vários outros programas por conta do The Voice. Foi no final de 2017 que entrei para o mundo da dublagem. Cantando músicas do desenho Puppy Dog Pals. Fazendo Acampados. Até que em 2019 eu dublei o personagem Simba de um filme clássico da Disney. Foi uma experiência incrível. Abriram mais portas ainda.

As lições do The Voice Brasil Kids.

João Vitor Mafra: The Voice é um programa que eu tenho muito carinho. Ele me abriu muitas portas. E, além disso, lá eu fiz vários amigos. Amizades com alguns que participaram do programa. E também tem os técnicos. Estava no time do Carlinhos Brow. Mesmo saindo do programa na fase das batalhas, o Carlinhos me levou para Salvador para cantar no Sarau Kids. Foram quatro anos seguidos cantando no Sarau Kids com o Carlinhos. De 2017 a 2020. Isso não tem preço.
PublicidadePublicidade

Dicas para dubladores iniciantes. Como ser um dublador?

João Vitor Mafra: Tem que fazer o curso de teatro e o curso de dublagem. Ver roteiro de dublagem. Testes de dublagem, praticar muitos exercícios. E estudar sempre. Nunca parar de estudar. Ler muito. Fazer fono (ir ao fonoaudiólogo para aprender dicas com a voz). E cuidar da voz de uma forma geral. Outra dica importante para quem quer ser um dublador é neutralizar sotaques. Eu quando comecei na dublagem, eu sou de Mogi das Cruzes, e o pessoal na minha cidade puxa bastante o R. A gente fala Porta, porteira e portão com o R bem forte. Então tive que cuidar disso. Depois disso é ligar nos estúdios de dublagem e marcar para fazer um registro de voz. Ficar de olho em testes para dublador e buscar uma vaga.

OsPaparazzi seleciona abaixo mais dicas para quem quer ser dublador.

Convite para dublagem do filme O Rei Leão.

João Vitor Mafra: Meu nascimento foi todo filmado. Na edição o moço colocou na abertura a música O Ciclo Sem Fim, do Rei Leão. Quando eu tinha uns 3 anos eu assisti à animação de 1994. O primeiro desenho. E acho que com uns 5 ou 6 anos minha mãe chegou a me levar para um teste do musical do O Rei Leão. E eu lembro de ficar toda hora ensaiando a música O Que Eu Quero Mais É Ser Rei.

Teste para dublar o filme O Rei Leão.

João Vitor Mafra: No teste já senti frio na barriga. Quando vi qual era o filme. Minha mãe quando foi assinar o contrato de confidencialidade, ela quase deu um grito. E acho que depois de uns 15 dias o pessoal da Casa de Dublagem entrou em contato para falar que tinha passado. Mas não tinha noção da grandiosidade desse filme. Hoje já entendo a importância que ele teve e ainda tem para as pessoas. E olha que ter que guardar segredo foi difícil. Queria sair contando pra todo mundo. Mas a gente não podia contar.
Simulação do Simba dublando para os nossos leitores.

João Vitor Mafra: (dublando Simba) Ah, meu pai. Sinto tanta saudade dele. Sabe, aquilo não foi culpa minha. Meu pai Mufasa. Pai, vou cuidar direitinho de todo reino. E um dia quando tiver meus filhotes vou ensinar a eles tudo que aprendi com você.


Mais dublagens marcantes que as pessoas pedem para fazer.

João Vitor Mafra: Sabe que as outras dublagens quase não pedem? A maioria pede o Simba e às vezes o Pingo de Puppy Dog Pals. E às vezes o Kevin de PJ Masks.

'Sempre quis ser um cantor famoso, que faz turnê pelo mundo, lançando várias músicas, álbuns, enfim, é isso. É um sonho para o futuro”.

Dicas para dubladores iniciantes


Além das dicas do João, muitos leitores perguntam quanto ganha um dublador iniciante. Onde posso encontrar vagas para dublador. Ou um teste para dublador. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dublagem, o salário de um dublador iniciante pode começar em R$ 1.800. Como piso. Mas o céu é o limite quando o assunto é teto. De acordo com reportagem do Hollywood Reporter, por exemplo, o salário de um dublador de filmes e séries da Netflix pode começar com R$ 12 mil.

Conforme João orientou acima, para atuar como dublador é necessário passar pelo teatro. É preciso ter formação em Artes Cênicas ou Teatro. Com o registro profissional, basta criar alguns vídeos ou áudios simples para mostrar o seu talento.

Dubladores de O Rei Leão


No elenco original de Lion King, temos nomes como Alfre Woodard, Beyoncé Knowles, Chiwetel Ejiofor, Donald Glover, Seth Rogen, entre outros. Donald Glover é quem faz a dublagem de Simba adulto. E JD McCrary, Simba na infância. No Brasil, Simba adulto ficou com o ator Ícaro Silva.

Na versão brasileira também podemos destacar Robson Nunes, Rodrigo Miallaret (Scar), Roberta Madruga, Carol Roberto (Nala criança), a cantora Iza (Nala adulta), Glauco Marques (Pumba), João Acaiabe (Rafiki), entre outros.

As músicas mais famosas do filme, com João Vito Mafra cantando, são Hakuna Matata e O Que Eu Quero Mais É Ser Rei.

Compartilhe com um amigo!
Publicado Por Silas Pereira
Jornalista e copywriter, Silas Pereira coleciona boas histórias para contar. Na área do entretenimento, joga no Cinema Nacional Futebol Clube. Estuda produções audiovisuais nacionais e abre debate com seus autores e realizadores. Para contato, siga @silaspereira no Twitter
Comentários