CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Escolas de Taubaté adotam regras rígidas de saúde

Escolas municipais contam com equipamentos que fazem sanitização do material escolar. Ideia é seguir com números baixos de transmissão de vírus e bactérias como a Covid-19

Da Redação, publicado em 29/08/2022 e atualizado hoje.

Qual é o “novo normal” do pós-pandemia? Nas escolas municipais de Taubaté, a precaução continua redobrada. A prefeitura instalou em todas as escolas os equipamentos de higienização e limpeza para o ambiente escolar. O objetivo é levar mais segurança contra qualquer tipo de vírus ou bactérias – indo além, por exemplo, do uso de álcool gel. Utilizando-se de Luz UV e gás Ozônio, os equipamentos de Sanitização Ultra Violeta deixam bolsas, matérias escolares e objetos livres do coronavírus e de outros inúmeros agentes contaminantes.

Os números a seguir corroboram a eficácia da estratégia de Taubaté contra a Covid-19 nas escolas. São dados do Sistema Estadual de Análise de Dados, o SEADE, e também das secretarias de Educação e Saúde de Taubaté.

De fevereiro a junho de 2022, Taubaté somou o total de 24.935 casos de coronavírus em toda cidade. Quando olhamos somente para escolas, o número foi de 1010 (4,05% do total, já com as máquinas funcionando). A comparação se dá com o período de agosto/21 a janeiro/22 – sem as máquinas. Foram 6.489 casos na cidade, com 766 nas escolas (11,80% no total, quase o triplo da porcentagem).

Números divulgados pela cidade ainda mostram a comparação do contágio no período de uso dos novos equipamentos nas escolas públicas de Taubaté com as crianças de 0 a 15 anos do estado. No acumulado, Taubaté ficou nos 4,05% que mostramos acima, de fevereiro a junho de 2022; o estado de São Paulo chegou a 12,02% nesse mesmo período.

A professora Vera Lúcia Scortecci Hilst, Secretária de Educação de Taubaté, falou sobre os diferenciais do projeto desenvolvido em Taubaté para levar mais segurança ao ambiente escolar.

“Nossas crianças e nossos alunos são o nosso bem maior. Ter a preocupação com a saúde deles faz parte da rotina de todos os nossos educadores e gestores. A higienização das mochilas nas escolas nos mostrou que estamos no caminho certo, um carinho que pode significar a diferença entre a saúde e a doença, ou seja, poder evitar a contaminação coletiva”, analisou.

“Neste retorno às aulas e demais atividades, percebemos a visível redução dos casos de Covid-19. Mesmo assim, os cuidados ainda devem ser mantidos, pois sabemos que o vírus ainda está presente em nosso meio”, acrescentou.

O médico infectologista, Dr. Otávio Augusto Guglielmi Branchini (CRM: 27951), falou sobre a eficácia do projeto realizado em Taubaté:

“Na Covid-19 temos um desafio, porque o vírus é multivetorial. Pode ser transmitido pelo ar, por fômites e outras fontes. Quando Taubaté escolheu sanitizar todos os itens que adentram as escolas e a utilização das máscaras, esta ação faz com que haja uma quebra na cadeia de transmissão. Desta maneira evitando a proliferação da doença. Já era esperado que com estas medidas os resultados seriam melhores, então esta redução nesta avaliação inicial de aproximadamente 300% foi a demonstração da teoria com a prática”, analisou o médico.

Vale lembrar que os equipamentos instalados em Taubaté têm eficácia garantida e comprovada pelos laboratórios da UNICAMP, seguindo todas as notas técnicas da ANVISA (sanuv.com.br/estudos).

Você sabia que o vírus do coronavírus pode se estabelecer em objetos como celulares e tablets por até 28 dias? Leia mais aqui. Os equipamentos da SanUV, além de serem submetidos a rigorosos testes de controle e inatividade contra o vírus da Covid-19 e terem atingido sua nota máxima, também demonstraram 99,99% de eficácia contra as bactérias da E Coli e Salmonela. Neste sentido, através da extrapolação científica, o equipamento é comprovadamente testado e aprovado para inativar praticamente quase todos os vírus e bactérias que possam ser transmitidos através de superfícies e objetos.

Sobre outras doenças, como varíola do macaco, aqui um dado interessante: o vírus da varíola do macaco é 10 vezes mais “fraco” que o vírus do coronavírus quando exposto à Luz UV e ao Gás Ozônio. Ou seja, todos os tipos de vírus e bactérias são eliminados com a ação SanUV.

Saiba mais sobre a SanUV.

Compartilhe com um amigo!

Comentários