CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Moah Açaí abre franquias e dribla crise com açaís e sorvetes

Empreendedores de São José dos Campos consolidaram marca na região do Esplanada e mostra como superar os obstáculos provocada pela crise em diferentes áreas da economia.

Por Ana Carolina, publicado em 28/07/2020 e atualizado há 2 meses.
A crise provocada pela pandemia causou demissões e cortes em diferentes áreas da economia. Na área de açaís e sorvetes ela também chegou. Durante o mês de julho, com inverno, logo pensamos que sorvetes e açaís estariam em baixa. Certo? Mas a inspiração para escrever este artigo nos mostra que sempre dá para driblarmos os obstáculos. Conheci o Moah Açaí, no Esplanada, em São José dos Campos, em 2018. A inauguração foi em 3 de fevereiro daquele ano. E, em 2020, durante a pandemia, a empresa mantém seus funcionários e abre duas novas unidades, com o Moah Açaí Franquias.
Eu amo misturar tudo quando vou ao Moah Açaí em São José; meu sabor favorito é o açaí com morangoFoto: Reprodução/ YouTube

Moah significa 'Monte o Açaí'. Foi a primeira empresa a oferecer o conceito de self service de açaís e sorvetes em São José dos Campos. Me lembro de visitá-los no início, na Avenida Barão do Rio Branco. O que me chamou atenção de imediato foi o cuidado com os detalhes. A marca bem chamativa, roxa e verde. A então novidade de pesar o açaí, misturando com chocolate, sorvete, dadinho, paçoca, com o que quisesse. A localização, em área nobre da cidade, cercada por escolas. E aí um detalhe importante:

O que esse público gostaria de ter como ambiente para curtir o açaí? Uma rede para relaxar. Um espaço confortável e leve. Um ambiente Instagramável, ou seja, perfeito para tirar fotos e postar nas redes sociais. Lembra que falei do cuidado com os detalhes? Numa espécie de quintal do Moah Açaí, uma arte com asas é perfeita para as fotos. Tem as mãos do artista Julio Torquetti (sim, o sobrenome é famoso. É irmão de Ana Paula Torquetti). No Instagram, um dos sócios da empresa, Iago Schmalh, define assim o que é Moah Açaí:

'Moah é açaí. Moah é sorvete. Moah é ambiente. Moah é o lugar pra tirar foto. Moah é o estilo de vida. Viva o seu momento Moah', postou Iago.


Mas como eles estão driblando a crise? Como conseguiram manter os empregos? Calma, calma. Vamos por partes. Primeiro precisamos entender como eles construíram uma marca forte na cidade de São José e na região do Vale do Paraíba.



Outro sócio da empresa é Renato Celestrino. Neste artigo deixo o Instagram dos dois. Reparem nas fotos desses empreendedores. Eles são bem jovens. E têm muita facilidade com redes sociais. O termo lifestyle virou moda nos últimos anos. Pois Renato e Iago mostram um estilo de vida que muitos jovens podem se inspirar. Eles estão nas melhores festas e baladas de São José dos Campos e região. Ostentam fotos em paisagens paradisíacas. Fotos com carrões. Fotos com famosos da região.

Os Likes ganham relevância quando apresentamos conquistas. Bem relacionados, os empreendedores destacaram a marca Moah Açaí nas principais festas e eventos da cidade nos últimos anos. Sabe a Feijoada do Bar do Coronel? Tinha açaí do Moah. Sabe o evento Mr Moo, que ganhou o título de Maior Churrasco do Mundo - em área de 40 mil metros quadrados? O Moah estava lá, como mostra esse post abaixo de Iago. Também estava na Feijoada Apimentada e em outros tantos eventos em Caraguatatuba, Ilhabela, São Paulo. Construindo a marca. Plantando a semente. Dando aula de branding em cada post.



É com estratégia bem definida e com planejamento traçado que Moah Açaí Franquias ganha asas. A primeira franquia está localizada na região sul de São José, no Jardim Satélite. A segunda franquia já saiu da cidade. Está localizada em Taubaté, em projeto diferenciado para a Avenida Itália, região nobre do município. O projeto Moah Açaí Taubaté tem até mesa de sinuca para os clientes. E vem sendo desenhado com aquele cuidado com os detalhes que já comentamos acima.



Conversei com Renato dia desses por WhatsApp. Como está a crise? E ele me respondeu falando em promoção de funcionário para a unidade de Taubaté. Falando de correria com as franquias. Contratações, novos projetos, fabricar o próprio açaí, novas ideias. A história do Moah Açaí é bem inspiradora.
Moah Açaí no Jardim Satélite na região sul de São José dos Campos; primeira franquia abertaFoto: Moah Açaí

Ah, só uma última curiosidade: o Renato é jornalista e já ouviu algumas pessoas lamentarem que ele não seguiu a profissão de comunicador (trabalhou muitos anos na área bancária). Mas, convenhamos, que boa Comunicação é o que não falta ao Moah Açaí.

Relembre como foi a inauguração do Moah Açaí em 2018.

Compartilhe com um amigo!
Publicado Por Ana Carolina
Apaixonada por criar conteúdo na área de entretenimento e pesquisar histórias de vida inspiradoras, Carol Oliveira é assessora de comunicação de cantores famosos e especialista na área de redes sociais. A repórter de OsPaparazzi adora aprender com as personalidades que entrevista.
Comentários