CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Como funciona a moeda Wibx? Veja guia completo

De São José dos Campos para o Brasil. Como uma ideia criada no ITA ganhou valorização de milhões no mercado financeiro? Conheça a criptomoeda Wibx

Por Aline Oliveira, publicado em 27/08/2021 e atualizado hoje.

A primeira vez que ouvi falar de Wibx foi aqui em São José dos Campos, minha cidade natal. Foi num almoço de trabalho com uma agência digital: 'Não conhece Wibx ainda? Como assim? É de São José dos Campos. Uma criação de engenheiros gênios do ITA. É a primeira moeda digital brasileira'. Minha curiosidade ficou lá em cima depois da apresentação. Que ainda foi concluída assim: 'O diferencial é dar oportunidade para a Dona Maria, com 200 seguidores, ter um ganho de influenciadora'.

Opa! Essa Dona Maria pode ser eu ;) Desde então, mergulhei no tema. Assisti a diversos vídeos no YouTube. E conversei com muita gente. O resultado deste estudo, apresento a seguir. Aqui temos o Guia Completo de Wibx para iniciantes. Se você é leitor assíduo de OsPaparazzi, sabe que escrevo para o canal Pais e Filhos, sempre com dicas para pais e mães sobre o desenvolvimento das nossas crianças. Pois hoje faço um parêntesis. Falo com pais e mães, sim. Mas o assunto hoje é investimento. Precisamos falar sobre Wibx aqui na nossa Wikipédia especial.

Que moeda Wibx? O que é? Confiável?

O site oficial é 'wibx.io'. Recomendo também baixar o aplicativo. O app é um sapinho verde. Eram mais de 400 mil sapos em agosto de 2021. Trata-se de uma moeda digital, aliada a um app de recomendação.

'Além de ser a primeira moeda digital brasileira, Wibx é um aplicativo de marketing de recomendação com benefícios para pessoas e empresas', diz o site oficial.

Brasileira e com sede em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, a Wibx ultrapassou a marca dos 5 milhões em investimentos desde a sua criação. A assinatura da empresa tem a área de Engenharia de Software do ITA - o Instituto Tecnológico de Aeronáutica, de São José dos Campos.

Veículos especializados na área de economia destacam a confiabilidade do projeto. Basta acessar reportagens, desde 2020, em Exame, Info Money, G1, Valor Econômico, entre outros. Os youtubers especializados em investimentos financeiros também destacam a força desta cripto moeda.

Consequentemente, surgem perguntas importantes. É verdade que a Wibx vai valorizar mais em 2021? O investimento de hoje pode fazer a diferença em 2022 e 2023? Vai subir quando? Espero mais pela valorização? Todo o mercado de bitcoin voltou os olhos para a novidade.

Wibx para iniciantes

Pedro Alexandre, CEO e fundador da Wibx, concedeu entrevista bem esclarecedora para a Band Vale. Foi um passo a passo para iniciantes. Quero criar minha conta agora: como faço? Qual é o passo a passo? Uma dica: tenha um documento com foto em mãos ao baixar o aplicativo (pode ser CNH ou RG). Você faz um cadastro simples. E em poucos minutos já passa a ter acesso ao produto.

O bate-papo com o empreendedor joseense, da startup unicórnio, foi intermediado pelos jornalistas Claudio Nicolini e Solange Moraes no Band Entrevista:

O que é Wibx em poucas palavras?

Pedro Alexandre: Wibx vem democratizar a digitalização ou a remuneração para pessoas normais. Temos a época dos grandes influenciadores, das pessoas notáveis. Mas temos a pessoa com autoridade no bairro, no seu ciclo familiar. Certo? Wibx vem valorizar esse público. As empresas distribuem conteúdos e promoções através de recomendações das pessoas simples, 'gente como a gente'. A Dona Maria, por exemplo, recomenda o conteúdo de uma empresa. E a empresa a premia com a nossa moeda digital, chamada Wibx. Por ela fazer o compartilhamento em suas redes sociais, pode ganhar uma remuneração. Ela ganha de duas formas: pela recomendação e ou pela venda.

Passo a passo do app. Como ganhar com Wibx?

Pedro Alexandre: Baixe o aplicativo. Ou entre no site. É gratuito. Sem custo algum. Você faz o cadastro. E já tem acesso a promoções e conteúdos disponibilizados pelas empresas. Escolhe a que melhor se enquadra ao seu perfil. E dali a empresa já mostra o quanto vai te premiar por esse engajamento. Você faz o compartilhamento e é premiado pela empresa. Simples assim.

'A parametrização é feita pelo anunciante. Temos casos de pessoas que ganham 50 reais por semana, 90 por semana. Temos casos de um mês que tiveram ganhos de 1800 reais. É importante reforçar que com essa moeda, você pode fazer duas coisas: trocar dentro da plataforma por produtos e serviços que os anunciantes colocam ali dentro; ou trocar por dinheiro em corretoras, as chamadas exchanges, imediatamente', explicou Pedro.

É diferente de cashback, certo?

Pedro Alexandre: Temos aproximadamente 10 mil moedas no mercado. A maioria você tem que pagar para receber. No nosso caso, o usuário não paga nada. Ele baixa o aplicativo. Ele compartilha os anúncios ali disponíveis. E recebe as moedas por isso. Quem pagou, quem lastreou, foi o próprio anunciante. Colocou o usuário na equação financeira de marketing dele. Distribuindo essa verba de marketing para usuários normais, os nano influenciadores. No cash back você precisa pagar para depois receber. No nosso caso é só baixar, compartilhar e receber por isso.

Vídeo explicativo do canal oficial da Wibx no YouTube. O Instagram oficial é @wiboo_oficial

Cadastro de pessoas ou cadastro de empresas

Pedro Alexandre: No site tem a parte das empresas também. Elas conseguem fazer toda a inclusão por ali. E o mais legal é que a empresa consegue dimensionar a verba de marketing dela. Para esse conteúdo, vou distribuir mil Wibx. Para WhatsApp, tantos Wibx. Sempre trabalhando com os valores, acompanhando a valorização. Ele parametriza qual é o prêmio de cada rede social. E na hora sabe exatamente o que vai ganhar.

Dinheiro na mão

Pedro Alexandre: Os usuários da nossa plataforma podem comprar na nossa plataforma e em redes externas. Estamos realizando convênios com grandes varejistas. Tudo dentro da plataforma Wibix. Ou você pode se inscrever nas exchanges. E transformar a moda digital em dinheiro imediatamente.

Segurança e credibilidade

Pedro Alexandre: Nós utilizamos a tecnologia Blockchain. E todas as informações do usuário estão em códigos alfanuméricos. Não há informação pessoal transitando. E sim um código que anda na plataforma com segurança. Nosso convênio de tecnologia é com a Fundação Casimiro Montenegro Filho, patrona do ITA, que executa todas as nossas pesquisas de segurança. Isso comprova a robustez e a seriedade que nós temos no mercado financeiro.

O que é Blockchain e NFT

NFTs são os tokens não fungíveis. Ou seja, a 'capacidade de transformar o que por natureza é abundante em escasso' - como bem definiu Ronaldo Lemos, em coluna da Folha de SP. Imagine que você seja uma celebridade. E que tirou uma foto da sua guitarra no show no Rock in Rio. Publicou essa foto no grupo de WhatsApp. Ok, então todos do grupo têm a mesma foto, certo? Não com o NFT. Naquela sua foto, você vai colocar a sua assinatura digital em cima dela. A assinatura fica armazenada em um registro público digital que pode ser acessado por qualquer pessoa. Esse registro, imutável, se chama blockchain.

Ou seja, a foto pode cair no Instagram, no Facebook e etc. Mas somente essa foto terá o registro com a assinatura da celebridade. O artista Beeple, dos EUA, por exemplo, chegou a vencer uma NFT por 69 milhões de dólares. Que tal? A professora McKenzie Wark, da Austrália, deu a seguinte definição sobre NFT e Blockchain:

'São muito menos sobre ter a propriedade sobre algo que ninguém tem e muito mais sobre ter a propriedade sobre algo que todo mundo tem', definiu.

A NFT também poderá ser utilizada para medir e monitorar o alcance de determinados conteúdos postados na internet, como música e filmes. Sobre a tecnologia Blockchain, ela faz o registro de uma transação de moeda virtual (como Bitcoin, Wibx), de forma que esse registro se torne confiável e imutável.

Mercado Bitcoin só fala nisso. Saiu na mídia?

'Com a WiBX, é possível realizar compras de produtos no próprio site da WiBX ou em estabelecimentos que aceitam o token como forma de pagamento (utility tokens). Também é possível negociar a troca da WiBX por dinheiro ou por outras criptomoedas do mercado financeiro digital', destaca reportagem da área.

Em novembro de 2019, data de seu lançamento, foi ainda chamada de 'primeira criptomoeda voltada para o varejo'. Uma das empresas que olharia com bons olhos para a transformação é a Oscar Calçados, também com origem em São José dos Campos e também antenada com a tecnologia. Reforçando os números da Wibx após o boom da startup: foram R$ 5 milhões em apenas três anos!

Um destaque da Wibx foi a reportagem de capa da 'Revista Isto É' com a seguinte manchete: A Força da Moeda Inteligente. A reportagem destacou:

'As criptomoedas estão transformando o dinheiro ao criar possibilidades inéditas no sistema financeiro, nos negócios e até no varejo, onde a brasileira Wibx inova na forma de pagamentos. Grandes bancos e Facebook já entraram nessa. Saiba como tirar proveito da revolução monetária', diz a Isto É.

Famosos com Wibx

Na lista de famosos que utilizam Wibx, podemos destacar o empresário Roberto Justus. Ele entrou como conselheiro no projeto. Também destacamos o podcast do jornalista Ivan Moré sobre o assunto. Se você viu outros influencers e famosos falando sobre a moeda, além de Roberto Justus, escreva abaixo para nossa atualização nos comentários.

Quanto vale 1 Wibx hoje?

Em agosto de 2021, segundo o portal 'Investidor 10', o Wibx tinha o seguinte valor: R$ 0,07 (em reais). Logo, mil reais teria o valor de 70 Wibx.

O app Wibx na prática

Mostro abaixo as fotos do meu aplicativo Wibx na prática. Precisei fazer o cadastro. Aí você aguarda um pouco pela confirmação. E depois já cai na tela principal do app. Veja na opção abaixo, por exemplo, para realizar uma promoção para o Boteco da Gema, um restaurante de São José dos Campos (o app verifica a sua localização para colocar as promoções mais próximas).

No menu há as seguintes opções: Ganhos (para ver saldo, extrato e etc), Carteira (para detalhes da sua moeda virtual), Início (a página principal com promoções e destaques), Fidelidade (a seção para procurar as empresas que você vai divulgar) e, por fim, Shopping (para gastar seus Wibx pelo próprio app).

Problemas com Wibx

Problemas por aí com o Wibx? Vocês estão conseguindo acumular moedas? Por aqui, não consegui nada ainda. Minha ideia seria atualizar este artigo com as minhas conquistas no app. Mas até agora não consegui nada. Nenhum dos compartilhamentos que fiz resultou em créditos de Wibx. Chegamos a enviar um e-mail com uma reclamação para a área de suporte. E veja qual foi a resposta abaixo:

Minha reclamação foi a seguinte: Eu havia comprado uma pizza com o link compartilhado. Mas não pontuei nada, mesmo confirmando a compra.

'(...) a Campanha do Republic que está no ar não tem a indicação de compra, portanto só ganha por compartilhamento. Fique atento as regras de compartilhamento descritas na tela de compartilhamento de ofertas em 'Fidelidade'. Elas sempre descrevem as recompensas oferecidas pelo anunciante em cada rede social. Caso encontre ações marcadas com valores zero (0) significa que o anunciante optou por não pagar recompensas por aquela ação naquela rede social. Quando seu post for direcionado para o Facebook, é preciso monitorar toda a rede social para contabilizar as interações que ele recebeu, por este motivo pode levar até sete horas para as Wibx aparecerem para você. Lembre-se que seus amigos precisam clicar no anúncio compartilhado e aguardar o redirecionamento para a página do anunciante para contabilizar o engajamento', escreveu o suporte como resposta.

Fórum para troca de experiências Wibx

Vou deixar aberta abaixo a caixa de comentários para trocarmos experiências sobre a moeda digital brasileira Wibx. Minha ideia é atualizar este artigo com o meu desenvolvimento na plataforma. E com as mudanças na valorização desta moeda digital joseense, a minha terra, a SJC. Vamos nessa? Atualizando aqui em formato de Wikipédia mesmo. Parabéns aos gênios do ITA, sempre honrando o nome de São José dos Campos com novas descobertas e muita criatividade. Parabéns!

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários