CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Chaps Melo, do Mundo Bita, reúne dicas e histórias

OsPaparazzi entrevista um dos criadores do desenho infantil Mundo Bita; ele fala de inspirações, desenhos antigos, deixa dicas para os pais e muito mais

Por Aline Oliveira, publicado em 15/06/2021 e atualizado hoje.

Chaps Melo, um dos criadores do desenho Mundo Bita, está em OsPaparazzi. Na entrevista exclusiva, o artista fala sobre desenhos infantis, a criação do Mundo Bita, a inspiração em O Grande Circo Místico, entre outras curiosidades. Quais dicas Chaps Melo deixa para pais e mães na criação dos filhos? Tem assunto para Pais e Filhos e muitas curiosidades sobre os bastidores da animação Mundo Bita (Bita e os Animais, da produtora Mr. Plot). Eu sou completamente apaixonada por esse desenho. Meus filhos adoram as animações e as músicas. É com muita honra que apresento a vocês a entrevista a seguir.

Entrevista com Chaps Melo - Mundo Bita

Em 2021, Chaps Melo completou 42 anos de idade. Quando buscamos sua biografia, na Wikipédia, destacamos a origem no Recife, no Pernambuco, e também as referências artísticas. É um dos fundadores da produtora Mr. Plot ao lado de João Henrique Souza, Enio Porto e Felipe Almeida. A ideia, desde o início do Mundo Bita, foi oferecer entretenimento de qualidade para as nossas crianças. A começar pelos filhos dos criadores, claro!


Chaps Melo, além de criador, também é cantor. É dele a voz da dublagem de muitas músicas da turma Bita e os Animais. Em 2021, o canal oficial no YouTube somava mais de 9 bilhões de visualizações, com direito a indicação ao Grammy Latino de 2018. Além de parcerias com Milton Nascimento (relembre Milton Nascimento no Mundo Bita), Ivete Sangalo, Lulu Santos, Alceu Valença, entre outros.

Mundo Bita completou 10 anos em 2021 e já ultrapassou 9 bilhões de visualizações no Youtube. Chaps Melo, inventor do amigão do bigode laranja (Bita), criou os personagens para divertir a filha. O que era um projeto entre amigos do Recife (fora do eixo Rio-SP), virou um fenômeno nacional e internacional, com músicas gravadas em português de Portugal, Espanhol e, em breve, em inglês.

A origem do Mundo Bita. Inspiração em O Grande Circo Místico?

Chaps Melo: Foi uma criação interessante, porque ela aconteceu em duas etapas muito distintas. Primeiro, em 2010, veio a imagem do personagem, que ainda nem era Bita. Eu desenhei uma trupe de circo inspirada no álbum O Grande Circo Místico. Foram desenhos para ilustrar o quarto de Bebel, minha primeira filha. Depois de um ano, quando eu e alguns amigos resolvemos abrir uma empresa para produzir conteúdo infantil, eu mostrei as ilustrações e todo mundo curtiu aquele apresentador de circo de bigode laranja. Então criamos o Bita.

'Na verdade, o nome foi uma homenagem ao meu pai, que vivia falando sobre um jogador chamado Bita. Achamos fácil de pronunciar, curto, alegre, simples. Acabou emplacando muito bem na intenção', disse a OsPaparazzi.

Reflexão sobre os desenhos animados das últimas gerações no Brasil.

Chaps Melo: Quem cresceu nos anos 70, 80 e 90 foi totalmente influenciado pelas franquias de desenhos animados norte-americanas. Havia pouquíssima produção nacional. Quase nenhuma série, alguns longas esporádicos, mas tudo muito incipiente em relação à indústria internacional. Nos anos 90, principalmente, os desenhos animados japoneses passaram a ter forte influência por aqui também. Foi naquela época que veio a Lei do Audiovisual, começando a incentivar a produção nacional, principalmente para o cinema. Mas somente a partir dos anos 2000, vimos nascer em maior escala estúdios brasileiros de animação, concentrados no Sudeste, que iniciaram um movimento produtivo interessante. Em 2011, com a cota de telas, que exigia que os canais de TV a cabo veiculassem pelo menos três horas e meia de programação nacional diária em suas grades, houve uma revolução no ritmo de produção de títulos nacionais. O Mundo Bita se beneficiou com isso, pois fechamos um contrato com o canal Discovery Kids para veicular nossos clipes nos intervalos, como interprogramas.

'A importância que tem esse tipo de produção genuinamente nacional é enorme. Primeiro, porque fomenta a nossa economia, cria oportunidades, abre possibilidades para jovens que sonham em trabalhar com cultura e arte. Depois, porque as crianças passam a contar com conteúdos que podem retratar cenários mais próximos às realidades vividas, o que ajuda a afirmar a nossa cultura nacional. Com as possibilidades em veicular os produtos através de tantas plataformas e com as facilidades que a tecnologia nos oferece na produção, acredito que vamos ver ainda uma indústria do audiovisual muito forte no país'.

Lançamento O Porquinho em 2021. A importância da criança se sujar. Quais são as dicas que esse desenho oferece para pais e mães na criação das crianças?

Chaps Melo: O aprendizado na infância passa pela experiência sensorial. Conhecer o espaço, as texturas, os cheiros, desempenhar toda a liberdade tão própria da criança é um passaporte para as descobertas e o crescimento saudável. No clipe “O Porquinho”, que apresenta o bichinho para o público com muita ludicidade e diversão, aproveitamos para abordar o tema do brincar se sujando, se melecando, espalhando alegria.

Vídeo O Porquinho, lançado pelo Mundo Bita, no canal oficial do YouTube, em 2021.

Queria que falasse também sobre as parcerias com grandes nomes da música brasileira. Qual foi o feedback mais curioso que você recebeu fruto desse relacionamento?

Chaps Melo: Tudo começou quando um produtor que trabalha com o Mundo Bita e também com Milton Nascimento, o Raphael Pulga, fez uma ponte de comunicação e tentou nos aproximar. Depois de um longo tempo maturando a relação, o Bituca topou fazer uma participação especial. Compus “Trem das Estações” para ele, fomos em Juiz de Fora, onde Milton mora, o conhecemos, gravamos e lançamos. Era 2017. O clipe já atingiu 200 milhões de visualizações e foi a porta de entrada para outras grandes parcerias. É inusitado para vim ver tantos artistas enormes da música brasileira curtindo fazer parte do Mundo Bita. Outro dia Alceu Valença repostou um vídeo que uma criança mandou para ele. O menino dizia “Seu Valença, eu gosto muito de você cantando com o Bita.” Apresentar essas potências culturais para a nova geração é uma missão maravilhosa.

O Mundo Bita quer chegar até onde? Cinemas? TV aberta? Games?

Chaps Melo: O Mundo Bita sonha em se tornar uma marca mundial e falar para cada vez mais famílias sobre inclusão, igualdade, respeito à natureza, amizade, esses conceitos que trabalhamos há 10 anos, desde que criamos a Mr. Plot. Nessa longa estrada que temos a cruzar, queremos lançar a série, programas ao vivo, filmes para o cinema, são muitas ideias que sempre surgem e que servem de combustível para que a energia criativa só aumente.

Aqui no canal Pais e Filhos, recebemos muitas dúvidas de pais e mães sobre a criação dos filhos. Você, como artista que cria para essa turma, qual opinião com dicas poderia deixar para os pais?

Chaps Melo: Nesse momento complicado de pandemia, a minha dica como pai e artista é que não esqueça de olhar para a criança como um ser inteligente e sensível, que capta tudo o que está ao redor. Preste atenção, converse, brinque. Por mais que seja um momento difícil, em que a paciência nem sempre é suficiente, precisamos tentar manter esse foco no contato humano e amoroso. Estabelecer momentos diários de leitura e brincadeiras junto com a criançada pode ser um bom começo.

Por fim, queria destacar algumas curiosidades da sua biografia e que poucos conhecem. Que falasse um pouco sobre a sua formação. E também sobre as suas referências, como dicas de filmes, livros e etc.

Chaps Melo: Gostava muito de quadrinhos de aventuras, universos Marvel e DC Comics, sempre amei também os quadrinhos de Mauricio de Sousa. Morando no Rio de Janeiro, fiz um curso técnico, ainda sem uma ideia clara sobre o que queria fazer. Saí do Rio de Janeiro para o Recife muito jovem, depois de uma infância tranquila em Angra dos Reis. Tentei curso superior, mas não consegui entrar no primeiro ano e acabei trabalhando em uma empresa de tecnologia como estagiário, tempo em que aprendi a tirar todos os tipos de Xerox que você possa imaginar. Mas o interesse por desenho, diagramação e arte chamou a atenção do pessoal da empresa. O departamento de Design me puxou e comecei como ajudante de Felipe Almeida, que hoje é meu sócio na Mr. Plot. Ele quem me ensinou os primeiros passos e me mostrou profissionalmente como ser um designer, profissão que me acompanhou até a criação do Mundo Bita.

'Sobre filmes, o que fazia parte da minha vida de adolescente eram os clássicos de aventura e fantasia. De Star Wars a Os Goonies. Hoje, assisto a muitos filmes e séries. Sou bastante eclético nas escolhas. Em relação a livros, o que li a pouco e sempre indico é o “Na Minha Pele”, de Lázaro Ramos, que tem reflexões preciosas para compreendermos melhor o nosso papel social', declarou Chaps Melo.

Discografia e personagens

Na discografia completa do Mundo Bita, podemos destacar: Bita e os Animais, Bita e as Brincadeiras, Bita e o Nosso Dia, Bita e o Corpo Humano, Bita e a Natureza, Bita e o Nosso Mundo, Bita e o Circo, entre outros. É possível assistir via YouTube, Netflix, PlayKids, Discovery Kids e Sony Music. Os personagens são:

Bita. O personagem do bigode laranja. Adora viajar, explorar novos planetas, conhecer novas pessoas e estimular a imaginação de todos.
Lila. A garotinha é simpática, meiga e sonhadora. Assume facilmente o papel de líder do grupinho, composto por ela, Dan e Tito. A boneca dela se chama Debinha.
Dan. É curioso e alegre. Questionador, vive desvendando mistérios e charadas. Dan é destaque da escola em matemática e ciências.
Tito. É apaixonado por seres mitológicos, como Hércules, e até pelos dinossauros. Ele é corajoso, mas também muito carinhoso. Tem alguns companheiros que adora: o cachorro Batata e o boneco Billy.
Flora. É professora de música da turma tem uma ligação sublime com a natureza. A Flora percebe as energias ao redor e as transforma em sons e sentimentos.
Plot. Os Plots são muitos, cada um com suas características especiais, que transformam a galáxia da alegria em um lugar cada vez mais interessante a conhecer.


A família de Chaps Melo, criador do Mundo Bita, com seu Instagram oficial.

Você também recomenda Mundo Bita para outros pais e mães?

Se você também recomenda os desenhos Mundo Bita para outros pais e mães, compartilhe esta entrevista com os seus grupos. Estamos na torcida para que essa produção brasileira possa ganhar o mundo cada vez mais. E que mais e mais crianças, filhos e filhas, possam ser impactados com tamanha doçura.

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários