CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Final de A Baleia: Entenda conexão com Moby Dick

Assisti ao filme A Baleia (The Whale) e deixo minha análise sobre a mensagem que o filme passa pra gente

Da Redação, publicado em 28/04/2023 e atualizado hoje.

Você entendeu o final do filme A Baleia (The Whale)? Qual é a principal mensagem que o filme passa? Faço essas reflexões aqui e também explico a conexão de A Baleia com o clássico literário Moby Dick. Acompanhe!

A Baleia. Filme fala do quê?

O filme tem direção de Darren Aronofsky. No elenco, destaque para a dupla Brendan Fraser e Sadie Sink. Ela é a Max de Stranger Things. Ele é o premiado ator de George, O Rei da Floresta e A Múmia. Brendan Fraser venceu o Oscar de Melhor Ator com o filme A Baleia. A sinopse do filme é a seguinte:

Conheça a história de um professor de inglês e seu relacionamento fragilizado com sua filha, Ellie. Charlie (Brendan Fraser) é um professor de inglês recluso, que vive com obesidade severa e luta contra um transtorno de compulsão alimentar. Ele é cuidado pela sua amiga e enfermeira, Liz (Hong Chau). Vive com a culpa por ter abandonado Ellie (Sadie Sink). O filme fala sobre luto (ele perdeu o namorado). O filme fala sobre aceitar a si mesmo. Entre outras questões. Não é baseado em fatos reais.

Moby Dick e A Baleia?

Moby Dick é um livro clássico de Herman Melville. É leitura obrigatória nas escolas americanas. O filme mostra que a filha de Charlie precisava escrever uma resenha sobre o que achou do livro. E então escreveu um texto sincero e genial.

Precisamos lembrar a sinopse de Moby Dick:

O capitão Ahab embarca em uma jornada perigosa com um único objetivo: caçar Moby Dick, a baleia que arrancou sua perna. Com sede de vingança, ele arrisca a sua vida e a de sua tripulação para encontrar e matar o animal, custe o que custar.

No filme A Baleia, Ahab é a filha do protagonista, Ellie. Já Charlie (Brendan Fraser) é a própria Moby Dick. Ela quer se vingar do pai. Mas acaba preso a ele?

Ahab pula em cima de Moby Dick em busca de vingança. Mas seu arpão fica preso nela. Ele acaba enroscado nas cordas. E o livro destaca: não se pode lutar contra a natureza. A natureza tem suas próprias leis.

É possível alugar o filme através do YouTube Filmes.

'Eu preciso saber que fiz uma coisa certa na minha vida', diz Charlie para a filha, pedindo para que ela leia a sua resenha sobre o livro Moby Dick.

A Baleia aborda muitos temas sensíveis e importantes. Culpa, luto, religião, sexualidade, cuidado com o corpo (gordo em excesso), tem de tudo. Mas a mensagem mais poderosa do filme é o Redenção. Charlie precisa do perdão de Ellie. O filme sugere que a redenção deve ser conquistada. Para então partir em paz, como na clássica cena final cheia de luz e na praia - com a lembrança da família reunida.

Texto que a filha escreveu

Tem curiosidade para saber qual foi a crítica que a filha, Ellie, escreveu sobre Moby Dick? A redação dela foi a seguinte:

'No incrível livro Moby Dick, o autor conta sua história estando no mar. Na primeira parte, o autor está numa pequena cidade (...) Ahab não tem uma perna (...) No decorrer do livro, toda sua vida gira em torno de matar a baleia como vingança. Eu acho isso triste porque a baleia não tem sentimentos. E ele quer matar. Um pobre e enorme animal (...) quando li os capítulos chatos que eram só descrições das baleias. Porque eu sabia que o autor estava tentando nos poupar de sua própria história triste (...) me sinto mal pelo Ahab também. Porque ele acha que sua vida será melhor se ele matar a baleia. Mas na verdade isso não vai ajudar em nada (...) Fiquei triste com o livro e senti emoções fortes. Só por um momento, esse livro me fez pensar na minha própria vida. E então me fez sentir feliz por ela'.

'Desculpa. Você é a melhor coisa que já fiz na vida. Você se importa com as pessoas', diz o papai Charlie, na cena final, em diálogo emocionante com a filha.

Compartilhe com um amigo!

Comentários