CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Filme 'Bambi', da Disney, vira tesouro do cinema americano

'Bambi' (1942), da Walt Disney, é um dos filmes que será preservado como tesouro nacional nos Estados Unidos

Da Redação, publicado em 29/12/2011.
Bambi é tesouro nacionalFoto: Divulgação
O clássico filme 'Bambi' (1942), da Walt Disney, foi anunciado nesta quarta-feira, 28, como 'tesouro nacional' dos Estados Unidos. A Biblioteca do Congresso dos EUA divulga anualmente uma lista de filmes para serem preservados, considerados tesouros. 25 filmes foram apontados como tesouros neste ano de 2011. Entre eles estão 'Bambi', 'Forrest Gump' (1994), 'El Mariachi' (1992) e 'O silêncio dos inocentes' (1991).

O filme 'Bambi' agradou crianças e adultos no auge da carreira do gênio Walt Disney, em 1942. Trata-se de uma animação que não se perde com o tempo. Ainda hoje, crianças e adultos que assistem ao clássico filme da Disney se deliciam com sua qualidade. Em nota, a Biblioteca do Congresso americano justificou a escolha de 'Bambi' por ser um 'filme atemporal, que deleita gerações desde sua estreia há cerca de 70 anos'.

'Bambi' foi o quinto longa-metragem produzido pelos estúdios Disney, feito antes do também clássico 'Pinóquio'. O filme é baseado no romance 'Bambi, A Life in the Woods', do austríaco Felix Salten. O filme conta a história do filhote de cervo, Bambi, chamado de Príncipe da Floresta. Bambi aprende a sobreviver na floresta, faz amizades e se apaixona por Falina.

Na biografia de Walt Disney, escrita por Neal Gabler (Walt Disney - O Triunfo da Imaginação Americana - 2009, com tradução de Ana Maria Mandim), há detalhes sobre a construção do clássico longa-metragem 'Bambi'. Confira abaixo...

Walt entendeu que Bambi era difícil. Ele sabia que o filme tinha menos uma história cativante que um ciclo e requeria sutileza. Os personagens não podiam ser desenhados com muita amplitude, ou o filme perderia o tom poético de que necessitava para ser grande, e a grandeza era a meta, especialmente agora que 'Pinóquio' parecia ficar aquém das expectativas após o sucesso de 'A Branca de Neve' (...) 'Esses filmes representam um bocado de trabalho e um bocado de pensamento', disse Wal à equipe de Bambi. 'Eles não não o tipo de produção rotineira que vem de Hollywood, eles se destacam', concluiu (...) Antes mesmo da estreia, em 13 de agosto de 1942, Walt Disney já sabia que sua equipe havia produzido um novo clássico, mais um filme para engrandecer a marca Disney.

Os 25 filmes da lista foram escolhidos entre 2.228 filmes indicados pelo público. Os longas agora estão protegidos pelo Registro Nacional de Filmes, que conta com um acervo de 575 nomes. Sabe quais clássicos estão nessa lista? 'Farrapo humano' (1945), de Billy Wilder; 'O cavalo de ferro' (1924), de John Ford, 'O Garoto' (1921), de Charles Chaplin, entre outros clássicos.

A herança cultural da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos vai crescendo a cada ano.



Compartilhe com um amigo!
Comentários