CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ Amazon Prime

Bar Doce Lar: Filme deixa lição sobre ser pai

Análises e críticas de The Tender Bar (Bar Doce Lar), disponível para assistir na Amazon Prime. Livro e filme são especiais

Por Ana Carolina, publicado em 13/01/2022 e atualizado hoje.

O filme Bar Doce Lar (The Tender Bar, 2022), disponível para assistir na Amazon Prime Video, deixa uma lição especial sobre o verdadeiro significado de ser pai. Recomendo filme e também o livro, baseado em fatos reais. Se você procura pelos melhores filmes (aclamados pela crítica) do catálogo Amazon, fica aqui minha dica com Bar Doce Lar.

The Tender Bar tem direção de George Clooney. O drama tem 1 hora e 46 minutos de duração. No elenco principal temos Ben Affleck, Tye Sheridan, Daniel Ranieri e Christopher Lloyd. Mas o filme fala sobre o quê, afinal?

Um menino sem pai é criado bem próximo do tio Charlie, que trabalha num bar em Long Island. É o tio quem acaba criando o garoto nesse ambiente de bar. Como se fosse sua casa, ou como se fosse o Bar Doce Lar. Acompanhamos a trajetória do garoto. O relacionamento com o pai verdadeiro. E também sua descoberta no mundo da escrita. O filme tem uma mensagem especial sobre o verdadeiro significado de ser pai.

Críticas e análises do filme

Sobre críticas e notas, destaco aqui o Rotten Tomatoes (76% de pessoas interessadas em assistir) e também o IMDB (portal de críticas internacionais) com nota de 6,8 estrelas. No Adoro Cinema, a nota foi de 3 estrelas (5 seria a nota máxima). Minha nota particular para o filme é 8. Principalmente pelas atuações de Ben Affleck e Tye Sheridan. Além do fato de ser mais um filme com direção do ator e cineasta premiado George Clooney.

Livro e filme

Bar Doce Lar é baseado no livro de J.R. Moehringer, de 2005, que tem o mesmo nome. Baseado em fatos reais, retrata a infância do autor em Long Island, Nova York, com suas experiências no bar Dickens - que anos depois passou a ser chamado de Publicans. Os turistas que quiserem conhecer o bar verdadeiro onde o filme foi gravado, podem conhecer. Está lá com o nome de Publicans (em Manhasset, na região de Long Island em Nova York).

J.R. Moehringer é jornalista e escritor. Começou a carreira como assistente no The New York Times. Até se tornar repórter do The Los Angeles Times. O escritor Moehringer tem na biografia uma conquista do Prêmio Pulitzer (sobre reportagem realizada no Alabama, apresentando dificuldades de uma comunidade local). Nas redes sociais, ele pode ser acompanhado através da arroba '@JRMoehringer'.

Há muitos bastidores que o livro retrata e o filme, não. Isso é normal. No livro há mais espaço para detalhes e curiosidades. O filme é aquele tiro mais rápido. Recomendo a leitura de Bar Doce Lar. Principalmente por trazer essa visão de adolescência sem a presença do pai, mas ao mesmo tempo com tantos ensinamentos de um parente próximo que acabou se tornando seu 'pai'.

Trailer oficial do filme, disponível para assinantes da Amazon Prime Video.

O livro tem 432 páginas. Com avaliação máxima na Amazon. 'O jornalista americano J.R. Moehringer relata como procurou a figura ausente do pai entre as garrafas e os boêmios de um agitado bar em Long Island (...) homens tão diferentes como poetas policiais soldados e apostadores - parte de sua família', destaca a sinopse do livro.

Trilha-sonora e as músicas do filme

Quem curte um bom rock dos anos 80 e 70, sem dúvida vai curtir as músicas do filme Bar Doce Lar. Temos na playlist: Radar Love (Golden Earring), Sooner Or Later (The Grass Roots), Love Will Find A Way (Pablo Cruise), A Long Time Ago (Jim Croce), How Can You Win (Parish Hall), I Thought I Was A Child (Jackson Browne), Magic (Pilot), Behind Blue Eyes (The Who), Proud Mary (Tina Turner), Ordinary World (Duran Duran), She`s A Rainbow (The Rolling Stones), Im On Fire (Bruce Springsteen), Roadhouse Blues (The Doors), entre outras músicas.

Entendeu o final? Fatos reais?

O que você achou do final do filme? Ele ali com aquele carrão como presente do tio. Pegando a estrada e indo viver a vida. Ganhando o apoio dos amigos do bar. Passa uma mensagem de liberdade e ao mesmo tempo de soltar as raízes, deixando muitas saudades. Eu me emocionei com o filme e deixo o espaço aberto aqui para trocarmos opiniões e análises sobre Bar Doce Lar.

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Ana Carolina
Apaixonada por criar conteúdo na área de entretenimento e pesquisar histórias de vida inspiradoras, Carol Oliveira é assessora de comunicação de cantores famosos e especialista na área de redes sociais. A repórter de OsPaparazzi adora aprender com as personalidades que entrevista.
Comentários