CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Por que acreditar em Deserto Particular no Oscar

Filme de Aly Muritiba foi escolhido para representar o Brasil no Oscar 2022; veja críticas e saiba por que vale a pena assistir Deserto Particular

Da Redação, publicado em 18/10/2021 e atualizado hoje.

O Brasil escolheu 'Deserto Particular' (2021) para nos representar no 'Oscar 2022'. Com direção de Aly Muritiba, o filme agendou estreia nos cinemas do Brasil em 25 de novembro de 2021. 'Deserto Particular' é um orgulho para o cinema nacional. OsPaparazzi explica a seguir por que precisamos valorizar e acreditar no filme de Aly Muritiba. Acompanhe críticas, vídeos (assista), prêmios, elenco (quem é quem), curiosidades e descubra por que vale a pena assistir.

Deserto Particular fala sobre o quê?

Qual é a história do filme? A sinopse tem o seguinte destaque:

Deserto Particular conta a história de Daniel (Antonio Saboia), um policial exemplar, mas que comete um erro. Ele é demitido. Deixa Curitiba e vai para o sertão baiano. O objetivo é encontrar sua amante, uma mulher com quem ele se relacionava deforma online. 'Filme de amor e tolerância. O amor se realiza nesse filme. Ele acontece na tela', explicou o cineasta Aly Muritiba em entrevista ao Canal Brasil.

Assista ao vídeo com o trailer do filme brasileiro 'Deserto Particular'.

O longa-metragem foi produzido por mais de cinco anos. Com gravações em Sobradinho e Juazeiro, na Bahia, além de Curitiba, no Paraná. Desafiou os obstáculos da pandemia (com lançamento em 2021) e também os obstáculos da falta de incentivos públicos ao cinema nacional.

Prêmios e críticas

O filme brasileiro foi premiado no Festival de Veneza, na Itália, em 2021. Foi na mostra paralela Venice Days. O prêmio se chama 'Del Pubblico BNL' (trata-se de um prêmio do público. É muito tradicional em toda Europa). Também se destacou na Mostra Internacional de Cinema em São Paulo. Em 14 de outubro de 2021, Deserto Particular foi indicado para a pré-lista do Oscar 2022 para a categoria Melhor Filme Estrangeiro. O anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais.

'Queria fazer um filme em que os personagens conseguem sorrir, gozar, amar e ser felizes. Todos nós queremos aquela ponta de esperança', disse Muritiba em entrevista a O Globo.

Sobre críticas, o portal de críticas internacionais IMDB destacou a seguinte nota para o filme: 7,2 estrelas. A nota máxima seria 10. Mas o número 7,2 é considerado muito bom para os padrões do site. Internacionalmente, o filme ganhou o nome de 'Private Desert (2021)'. No Rotten Tomatoes, mais de 78% dos cinéfilos mostraram interesse em assistir ao filme brasileiro. Críticas de sites especializados da Itália também enchem a bola do longa de Muritiba.

'O filme que conquistou a Itália e que conquista todos que acreditam no amor. Deserto Particular mostra o amor como agente de transformação', destaca a crítica.

No Brasil, portais especializados como Adoro Cinema e Omelete ainda não haviam divulgado críticas oficiais sobre o filme até a publicação deste artigo. Mas lembrando que nós vamos atualizar este mesmo endereço quando as críticas forem publicadas.

'Há questões atuais no filme, como a cultura de violência dentro da polícia e a representação de personagens não binários'

Elenco e direção de Deserto Particular

O cineasta baiano Aly Muritiba tem um currículo respeitável no audiovisual. Assumiu a direção de filmes, como 'Para minha amada morta' (2015) e 'Ferrugem' (2018). Também é o diretor das séries 'Caso Evandro' e 'Carcereiros', da Globoplay. Uma curiosidade é que Aly Muritiba trabalhou sete anos como agente penitenciário antes de virar cineasta. Um dos projetos da biografia é justamente uma série sobre 'true crime' para a Globoplay.

Canal Brasil entrevista o diretor Aly Muritiba sobre o filme Deserto Particular.

No elenco temos o protagonista Antonio Saboia. Além de Pedro Fasanaro, Thomas Aquino e outros nomes de destaque. Mas quem é o protagonista Antonio Saboia? Ele também esteve no filme premiado brasileiro Bacurau.

Antonio Saboia é natural de Paris, na França. A data de nascimento é do ano de 1985. É filho de mãe francesa e pai maranhense. Com apenas 4 anos de idade, já estava no Brasil. Estudou na França e na Inglaterra. Com formação profissional em grandes escolas do teatro mundial. No cinema nacional, o primeiro filme a atuar foi 'Lula, O Filho do Brasil'. Também fez O Lobo Atrás da Porta e As Órbitas da Água.

Brasil no Oscar 2022

A primeira lista de pré-selecionados ao Oscar sai no dia 21 de dezembro de 2021. Estaremos na torcida pela presença de Deserto Particular na categoria Melhor Filme Estrangeiro. A lista final de indicados é divulgada no dia 8 de fevereiro de 2022. Mas quando é o Oscar? A premiação do Oscar 2022 é realizada em 22 de março de 2022, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Estamos falando da edição de número 94 do Oscar.

OsPaparazzi destacou reportagem sobre o Brasil no Oscar 2021. Vale lembrar que, infelizmente, nunca levamos o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro em toda história do Oscar. Mas em quatro momentos, nós já chegamos lá: Central do Brasil (1999), O que é isso, companheiro? (1998), O quatrilho (1996) e O pagador de promessas (1963).

Outros destaques do Brasil na história do Oscar:

'Orfeu Negro' ganhou o prêmio, teve gravações no Brasil, mas ele representava a França (baseado na peça 'Orfeu da Conceição', de Vinicius de Moraes).
O beijo da mulher aranha, com direção de Hector Babenco, era uma coprodução Brasil e Estados Unidos. William Hurt ganhou o troféu de Melhor Ator.
Para 2022, Deserto Particular superou 7 Prisioneiros, A última floresta (Luiz Bolognesi) e Medida Provisória (Lázaro Ramos).

Nos últimos anos os filmes indicados pelo Brasil foram: Salve Geral (2010), Lula, o filho do Brasil (2011), Tropa de Elite 2: o Inimigo agora É Outro (2012), O Palhaço (2013), O Som ao Redor (2014), Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2015), Que Horas Ela Volta? (2016), Pequeno Segredo (2017), Bingo: O Rei das Manhãs (2018), O Grande Circo Místico (2019), A Vida Invisível (2020) - protagonizado por Gregório Duvivier e Babenco (2021) - Babenco - Alguém tem que ouvir o coração e dizer: parou.

Gosta de filmes brasileiros?

Se você, assim como OsPaparazzi, também é fã dos filmes brasileiros e do cinema nacional, então compartilhe este artigo com mais pessoas que possam divulgar o nosso cinema. Estamos sempre na torcida! Lembrando que o espaço abaixo é aberto para compartilharmos carinho e opiniões sobre o filme.

Compartilhe com um amigo!

Comentários