Entendendo a mensagem de 'Eu, Daniel Blake'
Assisti ao filme, vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes. Mensagem sobre desemprego e revolta
Da Redação, publicado em 25/07/2024 e atualizado hoje.O filme 'Eu, Daniel Blake' (2017) é baseado em fatos reais? A mensagem do filme é tão revoltante que logo nos perguntamos sobre essa possibilidade de fatos reais. Mas não. Trata-se de uma mensagem crítica mas sem essa base. A direção é de Ken Loach com roteiro de Roteiro Paul Laverty. No elenco temos Dave Johns, Hayley Squires e Dylan McKiernan. O nome original é 'I, Daniel Blake' (com 1h41 de duração). Fala sobre o quê? Vale a pena assistir?
Sinopse do filme 'Eu, Daniel Blake':
'Após sofrer um ataque cardíaco e ser desaconselhado pelos médicos a retornar ao trabalho, Daniel Blake (Dave Johns) busca receber os benefícios concedidos pelo governo a todos que estão nesta situação. Entretanto, ele esbarra na extrema burocracia instalada pelo governo, amplificada pelo fato dele ser um analfabeto digital'.
O filme é calmo, tranquilo. Sem muita trilha-sonora ou efeitos. Ele vai se passando lentamente, mostrando o cotidiano de um homem que precisa da ajuda do Estado. Mas não a encontra. Pois esbarra na burocracia.
'Sou um cidadão, nada mais, nada menos', diz Daniel Blake. O filme foi vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes.
O filme tem uma mensagem sobre desemprego, injustiça e sobre o desafio de não desistir.
A cena revoltante é com Daniel pichando o muro e pedindo o básico: Eu, Daniel Blake preciso disso e disso. Ele chega a se tornar um herói para muitos que estão em volta. Mas acaba se revoltando e apreendido pela polícia.
Especialistas em sociologia, psicologia e também sobre Recursos Humanos oferecem sempre a dica do filme 'Eu, Daniel Blake' por sua mensagem tão profunda. Vale a pena assistir!