CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação/ PrimeiroPlanoCom

Fico te devendo uma carta sobre o Brasil: Críticas e onde assistir

Filme com produção de Leandra Leal, tem direção de Carol Benjamin; saiba como assistir e veja críticas

Da Redação, publicado em 03/11/2020 e atualizado hoje.

O filme “Fico te devendo uma carta sobre o Brasil” (2020) foi o primeiro longa-metragem de Carol Benjamin. Ganhou estreia nos cinemas em 5 de novembro de 2020. Durante a pandemia, com a maioria dos cinemas fechados, também teve negociações para estreia no streaming. Com produção da Daza Filmes, com Leandra Leal, e com coprodução do Canal Brasil, VideoFilmes e Muiraquitã Filmes.

O filme revela três gerações de uma família atravessada pela Ditadura Militar Brasileira (1964-1985). Ao mergulhar em uma história pessoal e a entrelaçar com a história do país – entre passado e presente – o filme investiga a persistência do silêncio como ferramenta de apagamento da memória.

“Fico te devendo uma carta sobre o Brasil” conquistou a menção especial do júri no 32ª IDFA - Festival Internacional de Documentários de Amsterdã, o maior festival do mundo dedicado ao gênero, onde teve sua estreia mundial. Também conquistou a Menção Honrosa no Festival É Tudo Verdade 2020, o prêmio de Melhor Documentário no 8º Indian Cine Film Festival e o prêmio do público do Inffinito Film Festival (Estados Unidos).

“O Brasil vive hoje uma guerra de narrativas que coloca o legado da ditadura no centro do debate. E eu acho que isso só acontece porque aprendemos - e esta é uma característica cultural profundamente arraigada no Brasil - que não devemos falar sobre o passado. Não falar é esquecer, e esquecer é repetir. É um grande desafio lançar um filme tão íntimo e pessoal no atual momento político, tão polarizado, e espero sinceramente que a história da minha família possa contribuir para a abertura de um diálogo mais empático em torno de um tema tão caro para todos nós, que é a manutenção do pacto democrático”, desabafa Carol Benjamin.

A diretora revela a história das três gerações de sua família, que foi atravessada pela ditadura militar que se instalou no Brasil entre 1964 e 1985. Seu avô era coronel do Exército. Seu pai, César Benjamin, foi preso ilegalmente aos 17 anos, em 1971, e permaneceu por três anos e meio em uma cela solitária, além de mais dois anos em prisão comum. Mas a prisão e tortura do filho mais novo transformou a dona de casa Iramaya Benjamin, avó da diretora, em uma militante incansável pela anistia.

“Com muita sensibilidade, abrindo os porões de sua família, Carol investiga o silêncio que contaminou três gerações e todo um país. Precisamos da nossa memória para recontar nossa história e nos reconhecer. “Fico te devendo uma carta sobre o Brasil” é um exemplo corajoso de como devemos nos investigar para ir além e construir novas perspectivas de futuro”, diz Leandra Leal, produtora do filme.

No vídeo acima é possível assistir ao trailer do filme. Mais uma produção que ganhou elogios dos críticos do cinema nacional.

Carol Benjamin tem estreia marcante na direção do cinema nacional. Um filme forte e ao mesmo tempo humano. Outra observação é a atuação da atriz Leandra Leal como produtora. Em breve a teremos como diretora. Leandra é apaixonada por cinema e tem muita propriedade na área.

Compartilhe com um amigo!

Comentários