CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ Netflix

O Dilema das Redes: Críticas aprovam reflexão imediata

Vale a pena assistir O Dilema das Redes, na Netflix; documentário mostra como a tecnologia domina a nossa vida nos mínimos detalhes

Por Ana Carolina, publicado em 01/10/2020 e atualizado hoje.
O documentário O Dilema das Redes estreou em 9 de setembro na Netflix. Com direção de Jeff Orlowski, tem 1 hora e 29 minutos de duração. Analisamos as principais críticas do filme. E respondemos ao questionamento se vale a pena assistir O Dilema das Redes (The Social Dilemma). A resposta, desde já, é sim. Mas entenda a seguir quais são os motivos. Quem se interessa por LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, também pode se interessar pelo doc.

No elenco do filme estão Skyler Gisondo, Kara Hayward, Vincent Kartheiser, entre outros. Conta a história dos criadores dos gigantes da área de tecnologia, como Google, Facebook, Instagram, YouTube e etc. Como a tecnologia conhece todos os detalhes das nossas vidas. Como eles enxergam o futuro nesse cenário. As entrevistas incluem os principais criadores desses produtos, que se transformaram em negócios milionários. O Curtir (ou Like) do Facebook, por exemplo. A ideia da Joinha do Curtir era de Positividade. Ou seja, enviar Positividade ao mundo e para as pessoas que nos conectamos. Os criadores afirmam: jamais imaginariam que pessoas poderiam ter depressão por falta de curtidas em suas postagens. 

Refletindo sobre as redes sociais e o celular em nossas vidas


O documentário explica com exemplos o domínio que a tecnologia tem nas nossas vidas. Você, caro leitor ou cara leitora. Está consumindo uma crítica de filme em OsPaparazzi. Provavelmente já assistiu ao documentário ou está pensando em assistir. Será que você trabalha com tecnologia ou redes sociais? Ou seria somente um interessado no assunto? Os gigantes de tecnologia, sem dúvida, sabem quem você é. Sabem quais dias você está mais triste. Quais dias está mais feliz, assistindo a vídeos engraçados no YouTube. Enfim, trata-se de um algoritmo complexo e amplo para diversas frentes. 

Lembre-se: duas indústrias chamam seus clientes de usuários. A indústria das drogas e a indústria da tecnologia. Por que o mundo está polarizado? Como Jair Bolsonaro foi impulsionado pelas redes sociais para vencer as eleições no Brasil sem contar com tempo de propaganda na televisão? Como combater a fake news? Todos esses questionamentos e reflexões estão no documentário da Netflix.



O psicólogo Fábio Soares, em entrevista, explica que as redes sociais muitas vezes funcionam como chupetas.

'Está chorando por causa do cabelo? Solta lá uma foto com o seu cabelo solto. Opa, começaram a elogiar meu cabelo. Opa, estão me chamando de linda. Tudo isso é uma mistura de depressão, com ansiedade, com falta de conhecimento, enfim, do ponto de vista psicológico o documentário é um prato cheio para diversas análises', pontuou Fábio.

LGPD


Sobre LGPD, entrevistamos o consultor Marcus Campos, de São José dos Campos. Especializado na Lei Geral de Proteção de Dados, ele reflete sobre as mudanças que chegam ao Brasil para garantir a segurança da nossa privacidade. 'É uma reflexão do mundo em que vivemos hoje. Recebo dúvidas de empreendedores do Brasil inteiro sobre a LGPD, justamente com as questões apresentadas no documentário. Você recebeu mensagens dos aplicativos pedindo para atualizar os termos de privacidade? A lei agora é que as empresas só vão utilizar os dados se você der o seu ok', comentou Marcus, da CMP Business Solutions.

Críticas e dicas


Críticas O Dilema das Redes: o portal Adoro Cinema deu 3,4 estrelas para o filme (com 5 disponíveis). O portal internacional IMDB deu 8,1 estrelas (a nota máxima é 10). E, por fim, o Rotten Tomatoes, com o tomatômetro, deu 89% para o documentário (100% é a nota máxima). São críticas positivas que confirmam: vale a pena assistir, sim. E se você assistir, outra sugestão semelhante é o documentário 'Privacidade Hackeada', também disponível na Netflix. 

Ah, sobre dicas: alerta de spoiler sobre o documentário. Mas quem assiste O Dilema das Redes recebe a seguinte orientação: desabilite as notificações de todos os aplicativos do seu celular. Você não precisa receber uma notificação avisando que alguém te marcou em uma foto no Instagram. Não precisa receber notificação a cada mensagem nova no grupo de WhatsApp da família. Isso gera ansiedade. Isso mexe muito com o seu emocional. Então a dica é: desabilite as notificação pra ontem.

Compartilhe com um amigo!
Publicado Por Ana Carolina
Apaixonada por criar conteúdo na área de entretenimento e pesquisar histórias de vida inspiradoras, Carol Oliveira é assessora de comunicação de cantores famosos e especialista na área de redes sociais. A repórter de OsPaparazzi adora aprender com as personalidades que entrevista.
Comentários