CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ Netflix

Por que vale assistir Emicida AmarElo na Netflix

Assistimos ao documentário 'Emicida: AmarElo - É Tudo pra Ontem', disponível no catálogo de filmes Netflix; veja críticas do doc

Por Ana Carolina, publicado em 10/12/2020 e atualizado hoje.

Assisti ao documentário 'Emicida: AmarElo - É Tudo pra Ontem' (2020) na Netflix. Quando me indicaram, já me animei de cara porque queria muito assistir ao show na íntegra do Emicida no Theatro Municipal de São Paulo (show de 2019). O documentário mostra alguns melhores momentos do show. E isso já é fantástico. Mas 'Emicida: AmarElo - É Tudo pra Ontem' é muito mais que isso. É uma aula de história, de poesia, de música, de cultura brasileira. A biografia da negritude brasileira. Vale muito a pena assistir! A seguir destaco críticas ao documentário da Netflix e também conto curiosidades deste projeto. Como diria Everaldo Marques: Emicida, você é ridículo!

Críticas Emicida: AmarElo - É Tudo pra Ontem

As críticas receberam com elogios este documentário. A direção é de Fred Ouro Preto, com produção de Evandro Fióti (irmão de Emicida). No elenco estão Emicida, Fernanda Montenegro, Zeca Pagodinho, Pabllo Vittar, Wilson das Neves, Majur, entre outros famosos. O tempo de duração é de 1 hora e 29 minutos. O portal Adoro Cinema deu nota 3,3 estrelas (5 é a melhor nota). Ainda sobre críticas, o portal Omelete deu 3 ovos (de 5 ovos possíveis). O crítico Rafael Braz, do jornal A Gazeta, escreveu:

'O filme vai da Semana de Arte Moderna, de 1922, à ocupação de espaços antes relegados a uma elite branca (...) É muito mais do que o registro dos bastidores de um show. O filme é um resgate da história de personagens negros apagados pela história branca', escreveu a crítica.

Pedro Antunes, do UOL, reforçou que o documentário é uma aula de história. 'AmarElo é o elo, é a conexão entre culturas, é amor, é afeto, é o encontro do samba com rap (o neo-samba), é uma reparação histórica, acima de tudo', diz a crítica de Antunes. 

'O que Emicida faz é gigantesco e heroico. Extremamente didático, também, afinal, o rapper sabe ser necessário explicar, tintim por tintim, cada detalhe dessa outra história. (Estamos em um País em que há quem defenda a existência do racismo reverso, entende?). Ao final do documentário, a frase dita naquele show se mostra não somente verdadeira, mas necessária. Uma reparação obrigatória'.

O escritor Laurentino Gomes, referência quando o assunto é história brasileira, utilizou o Twitter para fazer elogios ao documentário AmarElo. Autor dos livros 1808, 1822 (Independência), 1889 (Proclamação da República) e Escravidão, Laurentino Gomes escreveu:

Reflexões das letras das músicas de Emicida

Atenção, professores. Atenção, educadores. Assistam. E compartilhem com seus alunos a história contada em 'Emicida: AmarElo - É Tudo pra Ontem'. A seguir selecionamos algumas reflexões importantes nas letras de Emicida. Este artista se torna referência em momento tão importante do nosso Brasil.

Me lembro de assistir ao Domingão do Faustão, no início da pandemia, e ver Emicida falando para milhares de brasileiros em programa tão popular. Faustão se surpreendeu com a didática clara de Emicida para explicar o Brasil. Meu pai, assistindo Emicida ao meu lado, comentou na hora: 'Não conhecia esse cara aí. Como fala bem, né? Concordei com tudo que ele falou ali, mas não tinha parado pra pensar nisso tudo'. Viva a popularidade cada vez maior de Emicida. Falando com cada vez mais brasileiros.

São 11 músicas neste show incrível. Abaixo selecionei as minhas 5 favoritas. Com alguns trechos bem marcantes para reflexões. Como esse:

'Um sorriso ainda é a única língua que todos entende'. 

Minhas 5 músicas favoritas com letras

1 AmarElo: Tenho sangrado demais. Tenho chorado pra cachorro. Ano passado eu morri. Mas esse ano eu não morro.

2 A Ordem Natural Das Coisas: De madruga é que as aranha tece no breu. E amantes ofegantes vão pro mundo de Morfeu. E o Sol só vem depois. O Sol só vem depois. É o astro rei, ok, mas vem depois. O Sol só vem depois.

PublicidadePublicidade

3 Pequenas Alegrias da Vida Adulta: Se um like serve ao ódio, bro, nesse episódio. Breve o bom senso diz: Respire um momento. É sobre aprender tipo giz e lousa. O espírito repousa, reza e volta cem por cento. Cale tudo que o mundo fale e pense. O quanto a vida vale. Seja luz nesse dia cinzento. E ela disse: Deus te acompanhe, pretin, bom dia (...) Então eu vou bater de frente com tudo por ela. Topar qualquer luta. Pelas pequenas alegrias da vida adulta. Eu vou. Eu vou pro front como um guerreiro. Nem que seja pra enfrentar o planeta inteiro. Correr a maratona, chegar primeiro. E gritar: É por você, amor.

4 Quem Tem Um Amigo (Tem Tudo): 'Quem tem um amigo tem tudo. Se o poço devorar, ele busca no fundo. É tão 10, que junto todo o stress é miúdo. É um ponto pra escorar quando for absurdo. Quem tem um amigo tem tudo. Se a bala come, mano, ele se põe de escudo. Pronto pro que vier, mesmo, a qualquer segundo. Um ombro pra chorar depois do fim do mundo. O amigo é um mago do meigo abraço. É mega afago, abrigo em laço'.

5 Principia: Com o cheiro doce da arruda. Penso em Buda calmo. Tenso eu busco uma ajuda às vezes me vem o Salmo. Tira a visão que iluda, é tipo um oftalmo. E eu, que vejo além de um palmo. Por mim, 'to Ubuntu, ó, uau. Se for pra crer num terreno. Só no que nós 'tá vendo memo. Resumo do plano é baixo, pequeno e mundano. Sujo, inferno e veneno. Frio, inverno e sereno. Repressão e regressão. Angústia é eu ter calma e a vida escada. Junto ler almas pra além da pressão (...) E tudo, tudo, tudo, tudo que nós tem é nós. 

Dica final: assista ao documentário. E depois comece a escutar as músicas. Você vai se lembrar de cada significado de cada música. De cada história, com cada letra. Viva, Emicida. E que mais e mais brasileiros possam ter acesso ao seu trabalho. 

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Ana Carolina
Apaixonada por criar conteúdo na área de entretenimento e pesquisar histórias de vida inspiradoras, Carol Oliveira é assessora de comunicação de cantores famosos e especialista na área de redes sociais. A repórter de OsPaparazzi adora aprender com as personalidades que entrevista.
Comentários