CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

5 reflexões sobre a mensagem do filme Questão de Tempo

O filme Questão de Tempo, na Netflix, é um clássico dos chamados good-vibe movies. Vale a pena assistir?

Da Redação, publicado em 28/05/2024 e atualizado hoje.

O filme Questão de Tempo (About Time), disponível na Netflix, é daqueles filmes que nos fazem refletir por dias. Questão de Tempo é de 2013. Mas segue sempre atual. Se você ainda não assistiu a essa preciosidade do cinema, com direção e roteiro de Richard Curtis, fica aqui a dica de OsPaparazzi. Vamos lá! Reunimos 5 reflexões sobre a mensagem principal de About Time.

Filme fala sobre o quê?

Primeiro vamos falar da sinopse do filme. Conta a história de Tim (Domhnall Gleeson), um jovem que sonha em encontrar o amor perfeito para a sua vida. Ele descobre através do pai (Bill Nighy), que pertence a uma linhagem de viajantes no tempo. Ou seja, todos os homens da família conseguem viajar para o passado. Sua primeira decisão é usar esta capacidade para conseguir uma namorada, mas logo ele percebe que viajar no tempo e alterar o que já aconteceu pode provocar consequências inesperadas.

Há comparações com Feitiço do Tempo (Groundhog Day). E também com Efeito Borboleta. Mas About Time segue uma linha bem autêntica.

Filme Questão de Tempo About Time com Rachel McAdams, a MaryFoto: Reprodução/ YouTube

No elenco estão Domhnall Gleeson (Tim, nosso protagonista), Bill Nighy (o pai), Rachel McAdams (Mary - a personagem por quem Tim se apaixona), Lydia Wilson (a irmã Kit Kat), além de Margot Robbie (a Charlotte, o amor de verão de Tim).

Mensagem do filme Questão de Tempo

Recomendo o podcast irmaos.com - é só digitar Questão de Tempo no Spotify que aparece entre as primeiras respostas. Também ouvi a trilha-sonora completa do filme. Enfim, fiquei só consumindo conteúdos bacanas de About Time para construirmos esse artigo. Lembrando que a seguir podem conter spoilers. Se você não assistiu ao filme, é melhor dar o play na Netflix primeiro. Antes de nos acompanhar aqui com as reflexões.

1: Viver o mesmo dia duas vezes. Esse foi um dos conselhos do pai de Tim. Logo ele percebe que na primeira vez está encarando o mundo com desânimo. Não olhando nos olhos da atendente do supermercado. Vivendo com pressa, sem paciência. Já na segunda vez, vivenciando o mesmo dia, tudo tem uma leveza diferente. Ele olha nos olhos das pessoas. Ouve a música do metrô. Enfim, está mais relaxado e mais leve. Aproveitando todos os pequenos detalhes da vida.

O encanto do filme é encontrar detalhes extraordinários dentro de questões ordinárias. Ou seja, aproveitar as pequenas maravilhas da nossa rotina. Enxergar o quanto a vida é bela e única.
2: Dinheiro não é tudo. Assim que descobre o poder de voltar ao passado, Tim pensa em descobrir os números da loteria. Mas calma lá. O pai conversa com o filho relembrando sobre um tio que enriqueceu e enlouqueceu. Será que as pessoas ricas sabem aproveitar os pequenos detalhes da vida? Qual é a grande riqueza da nossa existência, afinal? O pai preferiu voltar no tempo para ler todos os livros do mundo. Jogar ping-pong mil vezes com o filho. E ser uma pessoa alto astral e feliz.

Trailer do filme Questão de Tempo.
3: Prepare o coração. Porque no final do filme as lágrimas vão escorrer. Não se engane com o início mais engraçadinho. Achando que estamos falando de uma comédia romântica. Não. Esse filme é muito mais que isso. É o chamado 'good-vibe movie', passando uma mensagem importante sobre a valorização da vida, sobre a valorização da família e sobre valorizar os pequenos detalhes da nossa rotina.

A cena que mais me fez chorar foi quando o pai pede para voltar pela última vez no tempo. O terceiro filho vai nascer. Ele sabe que está com câncer. E então pede um último contato com o filho. Para onde ele vai? Vai para a infância! Vai para a praia. Começa a jogar pedras no mar acompanhado do filho, Tom. Ali é difícil segurar as lágrimas, não é mesmo?
4: Fidelidade. Outra mensagem que o filme mostra está na fidelidade do casamento. Tom tem a 'chance' de trair a esposa Mary (Rachel McAdams) com Charlotte (Margot Robbie). Mas decide que não vale a pena. Ele relembra que Charlotte foi seu amor de verão. 'Não consigo fazer com que as pessoas me amem mesmo voltando ao passado'. Lembram dessa cena? Pois é. Ele escolheu Mary e entendeu ali, nas entrelinhas, o significado da conexão com o grande amor de sua vida.

Viver todo dia como se fosse o último. Viver com alegria. Com alto astral. Essa é a principal mensagem do filme.
5: Efeito Karma. Você sabe qual é o significado de Carma? 'O karma significa ação e se refere ao ciclo infinito de causa e efeito gerado pelas atitudes, pensamentos, falas e comportamentos de cada indivíduo. Cada ação tomada por um ser vivo tem efeito em sua vida, seja no futuro próximo ou na próxima vida'. E o filme reflete muito sobre isso. Tanto que no final o protagonista para de viver o mesmo dia duas vezes.

Ele aceita os pequenos tropeços da vida, os erros, as gafes, os caminhos tortos. Tudo como lição para o nosso crescimento. Há importantes reflexões por olhares de diferentes religiões quando mergulhamos fundo nos significados do filme.

Mas e você? Qual foi a mensagem de Questão de Tempo para você? Em qual momento o filme mais te emocionou? Comente abaixo nos comentários do Facebook.

Compartilhe com um amigo!

Comentários