CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ Globoplay

Você sabia? 5 curiosidades da novela Renascer

Remake de Renascer (1993 e 2024) reúne informações curiosas. Fique por dentro da novela da TV Globo aqui na nossa Wikipédia

Da Redação, publicado em 23/01/2024 e atualizado hoje.

Renascer é uma novela clássica da Rede Globo. Com assinatura de Benedito Ruy Barbosa. E elenco premiado. Mas quais são as principais curiosidades da novela Renascer no remake de 2024? É o que você confere na lista de OsPaparazzi a seguir. Falamos sobre elenco (quem é quem), história (cacau em Ilhéus na Bahia), música (trilha-sonora completa da novela), gírias, bordões e muito mais. Para ficar por dentro e entender a trama do primeiro ao último capítulo.

1: Gírias, bordões e palavras diferentes de Renascer

O texto de Benedito Ruy Barbosa é impecável. E ele reúne diversas gírias e expressões não tão comuns para o nosso dia a dia. São termos que surgiram em Ilhéus, na Bahia. E que podem ganhar grande destaque no remake de 2024. Lembrando que a novela foi adaptada pelo neto de Benedito Ruy Barbosa, Bruno Luperi.

* Tocaia! Eles não usam a palavra cilada. Preferem o destaque para tocaia - e sempre com o tom de voz muito agudo.

* Depelação! Renascer tem uma cena clássica com o jovem José Inocêncio, de Humberto Carrão. Os capangas pegam ele na floresta. E José fica depelado. Mas o que é isso? É ficar completamente sem pele. Ali de cabeça para baixo. Isso ocorre momentos depois de fincar seu facão aos pés de um jequitibá-rei - declarando que não teria nem morte morrida nem morte matada - firmando uma aliança com a árvore jequitibá.

* Justíssimo! A frase virou um clássico bordão da novela. 'É justo, é muito justo, é justíssimo'. Na versão original, de 1993, quem inventou foi o ator José Wilker, interpretando o Coronel Belarmino.

* Vassoura de bruxa! O termo é real. A vassoura-de-bruxa é uma doença causada por um fungo e que acabava com a plantação de cacau naquela época. Muitos agricultores foram vítimas dos casos de vassoura de bruxa nos anos 90 - quando a praga se alastrou pela Bahia. A solução encontrada pelo personagem José Inocêncio, nos primeiros capítulos da novela, está em podar os galhos das árvores para bater mais sol e acabar com os fungos.

* Diabinho da garrafa. José Inocêncio passa a conversar com o Diabinho da garrafa. Ele conta para todos que tem o corpo fechado (por conta da cena do facão enterrado em frente à árvore). E ali vai destacando a lenda do Diabinho (cramunhãozinho) - despertando a curiosidade dos mais próximos.

* Mais gírias. Vamos atualizar aqui a nossa Wikipédia da novela Renascer com novas gírias e novos termos curiosos encontrados na trama. Curtiu aquele sotaque baiano bem gostoso e algumas palavras diferentes? Então conta pra gente nos comentários para atualizarmos a Wikipédia.

Cena de casamento na novela Renascer em 2024Foto: Reprodução/ Globoplay

2: Irmãos na novela?

Você reparou que o vilão Coronel Firmino é a cara do Padre Santo? Isso porque os atores Enrique Díaz e Chico Díaz são irmãos. E estão juntos na novela. Enrique, mais cabeludo, tem um estilo Loki (Tom Hiddleston), não tem? Ele nasceu em Lima, no Peru. O nome completo é Enrique Díaz Rocha. E a data de nascimento é 19 de agosto de 1967.

Nos primeiros capítulos de Renascer, o Coronel Firmino é um dos destaques. Lembrando que a novela é dividida em duas partes. E aqui, no início, temos Enrique Díaz em grande atuação. Na linha dos vilões inesquecíveis. Assim como o irmão, Chico.


Twitter repercutindo informações sobre os irmãos.

Francisco Díaz Rocha, o Chico Díaz, nasceu na Cidade do México em 16 de fevereiro de 1959. Eles são filhos da tradutora brasileira Maria Cândida Rocha. O pai é Juan Díaz Bordenave, diplomata do Paraguai. Na vida pessoal, Chico é casado com Silvia Buarque (filha de Chico Buarque). E Enrique é casado com a atriz Mariana Lima.

3: Músicas de Renascer

A trilha-sonora de Renascer foi atualizada. A ideia da Globo foi pegar as músicas clássicas de 93. E dar uma nova roupagem agora em 2024. Inclusive a música de abertura da novela, a canção 'Lua Soberana' (Luedji Luna e Xênia França). Outras músicas para salvar na sua playlist de Renascer são as seguintes:

Música de abertura da novela Renascer.
Confins (Ivan Lins), Uma Vida É Pouco Para Te Amar (Iza), Cobre (Caetano Veloso), Ai Que Saudade De Oce (Marcelo Jeneci), Preciso Me Encontrar (Elza Soares e Negra Li), Before You Go (Lewis Capaldi), Além da Última Estrela (Elba Ramalho), Sete Desejos (Alceu Valença), Só Pra Te Mostrar (Biquini Cavadão), Lua Soberana (Sérgio Mendes), Triste, Louca ou Má (Maria Gadú) e O Dia Nasceu (Gilsons).

A música Sete Desejos, de Alceu Valença, era o tema de Damião (Jackson Antunes) e Eliana (Patrícia Pillar) na versão original de Renascer.

4: Renascer: Quem é quem no elenco

A novela é dividida em duas fases. Aqui destacamos os principais nomes do elenco. Relembrando os elencos de 1993 e 2024. Marcos Palmeira é José Inocêncio na segunda fase. Em 93, foi interpretado por Antônio Fagundes.

Sophie Charlotte é Eliana Vieira Inocêncio (Patricia Pillar na primeira versão). O ator Vladimir Brichta faz um papel de vilão como Coronel Egídio Coutinho (Herson Capri). Ainda temos Rodrigo Simas (José Venâncio Inocêncio - Taumaturgo Ferreira), Camila Morgado - a Iolanda Martinez Coutinho (Dona Patroa, que era interpretada por Eliane Giardini), assim como Irandhir Santos - substituindo o Tião Galinha de Osmar Prado.

Mais nomes importantes do elenco? Podemos citar Marcelo Mello Jr., Matheus Nachtergaele (Norberto dos Reis), Juliana Paes (Jacutinga de Arrabal - que foi interpretada por ninguém menos que Fernanda Montenegro. O remake de 2024 também abriu espaço para novos nomes, não tão conhecidos no mundo das novelas.

5: Entendendo a história de Renascer

Renascer, de Benedito Ruy Barbosa, foi por Bruno Luperi em 2024, com direção de Walter Carvalho e direção geral de Pedro Peregrino. A novela conta a história de José Inocêncio, um poderoso fazendeiro da zona cacaueira de Ilhéus, na Bahia. Seu grande amor é Maria Santa, com quem tem quatro filhos. Inocêncio tem uma péssima relação com o caçula João Pedro, já que Maria Santa morreu durante o parto do menino.

Na segunda fase da novela, o coronel José Inocêncio (Marcos Palmeira/ Antonio Fagundes) se torna um contador de histórias. O caçula João Pedro (Juan Paiva/ Marcos Palmeira) preserva a obra de Inocêncio, a quem ama e idolatra, apesar de ter todos os motivos para odiá-lo. A desavença do fazendeiro com o filho mais novo piora com a chegada de Mariana (Theresa Fonseca / Adriana Esteves), por quem João Pedro se apaixona. Pai e filho vão brigar pelo amor de Mariana.

O colunista Maurício Stycer falou sobre a nova versão de Renascer na Globo: 'A chamada de Renascer sublinha a presença de representantes de três religiões diferentes entre os personagens da trama. Exigência dos tempos que vivemos', observou.

Como é o final de Renascer?

Se você gosta de spoiler, então já quer relembrar como é o final de Renascer. O que acontece com José Inocêncio no último capítulo da novela? Como é o final? Aqui vamos lembrar somente uma cena clássica. O facão de José Inocêncio, fincado em frente ao jequitibá, vai sair da terra. A frase 'morte morrida e morte matada' volta à tona. E temos nosso herói, até então imortal, de volta à mortalidade no momento final da trama.

Pai e filho farão as pazes. João Pedro se torna o sucessor. O pai pede desculpas. Dá um beijo no caçula. Está entre a vida e a morte, paralítico, após sofrer uma tocaia. Olhando para o céu, vai enxergar Maria Santa. Ela vem buscá-lo. Enquanto João Pedro segue tocando a fazenda.

Vamos ficar de olho para conferir como será Renascer 2024 nesta nova roupagem.

Compartilhe com um amigo!

Comentários