CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ TV Globo

Pantanal, melhor novela de todos os tempos?

Rede Globo anunciou remake da novela Pantanal, clássico da extinta Rede Manchete; relembre curiosidades

Da Redação, publicado em 07/09/2020 e atualizado hoje.
A novela Pantanal é um clássico da teledramaturgia brasileira. Foi exibida pela extinta Rede Manchete, em 1990. Em setembro de 2020, a Rede Globo anunciou no Fantástico que preparava o remake da novela Pantanal. Relembrando a história da novela, destacamos que a Globo negou Pantanal antes da trama ir parar na Manchete. Anos depois o SBT reexibiu a novela. E mais uma vez foi uma pedra no sapato da Globo no Ibope. Foi considerada uma das melhores novelas brasileiras de todos os tempos.

Novela Pantanal


A Manchete exibiu 223 capítulos da novela, escrita por Benedito Ruy Barbosa. A direção foi de Jayme Monjardim. Reportagem e crítica da Revista Veja elegeu a novela Pantanal como a quarta melhor novela brasileira de todos os tempos. A reportagem foi de 2016. Mas foi qual é a melhor novela de todos os tempos, afinal?

Na eleição tivemos Roque Santeiro (1985) em primeiro lugar. Seguida de Vale Tudo (1988) em segundo. E Avenida Brasil (2012) em terceiro.

No elenco de Pantanal estavam Cristiana Oliveira, Marcos Winter, Marcos Palmeira, Cláudio Marzo, Jussara Freire, Paulo Gorgulho, Sérgio Reis e Almir Sater. A trilha-sonora da novela, com Almir Sater e Sérgio Reis, é inesquecível.

Remake Pantanal 2021


Em 6 de setembro de 2020, o Fantástico, da Rede Globo, exibiu extensa reportagem sobre o remake da novela Pantanal. E sobre a importância da trama para a teledramaturgia brasileira. Os colunistas Maurício Stycer e Chico Barney, do UOL, comentam o remake de Pantanal no vídeo abaixo.



A torcida de Chico foi para que Rafa Kalimann, participante do Big Brother Brasil 20, o BBB 20, interpretasse o papel de Juma Marruá, que foi de Cristiana Oliveira na versão original. Stycer escreveu em sua coluna sobre o remake de Pantanal em 2021. Ricardo Waddington, diretor de produção da Globo, foi quem anunciou a novidade no Fantástico.

'Quando o diretor Jayme Monjardim foi para a Manchete, o nome de Benedito Ruy Barbosa foi ventilado. Ele respondeu: Para trocar de emissora só se for para fazer Pantanal. Benedito conta que teve uma reunião com Adolpho Bloch (1908-1995), o dono da Manchete, ao final da qual ele disse: Não quero saber quanto você ganha na Globo. Pago três vezes mais para você vir fazer essa novela aqui', destacou Stycer na coluna.


Quem é quem em Pantanal? No elenco da versão original temos Cristiana Oliveira como Juma Marruá; Marcos Winter como Joventino Leôncio Neto, o Jove; Cláudio Marzo como José Leôncio; Marcos Palmeira como Tadeu Aparecido Leôncio; José de Abreu como Gustavo; Ângela Leal como Maria Bruaca; Tarcísio Filho como Marcelo; Sérgio Reis como Tibério; Nathália Timberg como Mariana Braga Novaes; entre outros personagens.

Compartilhe com um amigo!
Comentários