CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ Globoplay BBB22

Preconceito com Linn no BBB 22? Psicólogo explica

OsPaparazzi entrevista especialista para analisar transfobia contra Linn da Quebrada no BBB22 da Rede Globo

Da Redação, publicado em 29/01/2022 e atualizado hoje.

O fenômeno BBB sempre retratou temas importantes da nossa sociedade com dimensões multiplicadas. Com o BBB 22, um dos temas que ganhou destaque na imprensa foi a transfobia (com a participante Linn da Quebrada). Para nos aprofundarmos neste assunto, entrevistamos o psicólogo Alexander Bez, especialista em Relacionamentos pela Universidade de Miami (UM) e especialista em Ansiedade e Síndrome do Pânico pela Universidade da Califórnia (UCLA). Antes da entrevista, vamos ao conceito básico:

'A transfobia é uma gama de atitudes, sentimentos ou ações negativas, discriminatórias ou preconceituosas contra pessoas transgênero, ou que se reconhecem como tal', diz o dicionário.

A seguir também mostramos fotos de Linn da Quebrada e Maria BBB 22 se beijando na festa que invadiu a madrugada do dia 29 de janeiro de 2022.

Em entrevista, o psicólogo nos explica:

'A transfobia, como qualquer outro tipo de fobia, é sempre negativa. Não só apenas em relação ao trato pessoal-emocional, como também a Síndrome do Pânico (que é a pior fobia que existe), bem como as fobias de ordem existencial-social, que envolvem as fobias principalmente sexuais. Embora sejam conotações bem distintas — as de ordem psicológicas, como as sociais. São fobias prejudiciais igualmente. Programas do tipo Reality Show são essencialmente importantes para que assuntos tidos como tabus possam ser esclarecidos, e assim, também deixar de constar como assuntos fóbicos', explicou.

'A transexualidade, assim bem como a bissexualidade, a homossexualidade e a heterossexualidade — são plenamente normais, atendendo a demanda que emana da mente desde o nascimento. Como ainda adquirida pelos contextos pragmáticos que estão presentes ao longo do nosso desenvolvimento psicossexual, que se dá na formação da nossa personalidade até os 8 anos de idade, que é a etapa cronológica de enceramento do caráter', diz o psicólogo.

'Independentemente da opção sexual que a pessoa tenha aderido, por assim, ter sido orientada pela sua mente — o sexo sempre será psicológico, jamais biológico! Fundamentalmente pelas instâncias sexuais residirem no aparelho mental psicológico e não orgânico. A transexualidade além das próprias questões do preconceito, tem também, as questões do não conhecimento do assunto — que potencializa ainda mais o preconceito já habitual ao tema'.

O especialista também citou o momento em que Linn da Quebrada, no BBB 22, é chamada pelo pronome masculino. A participante Laís BBB 22 perguntava se Linn estava 'solteiro' pelo torpedo. E não 'solteira. A participante tem uma tatuagem na testa com a palavra Ela.

'Quado ela fala Ela, está certíssima, pois ela é ela mesma. É assim que ela se sente. E por isso é a primeira mulher transexual, por se sentir mulher, mesmo tendo nascendo em primeira configuração corporal orgânica-masculina. O importante mesmo é se sentir mulher que é o caso dela, sendo sempre ela e não ele. Os princípios básicos da transexualidade estão associados ao “desejo mental”, sendo atendidos não havendo conflito. Há mulheres trans que são operadas pois têm essa necessidade, já outras não possuem a necessidade da intervenção cirúrgicas e outras ainda estão se decidindo se vão ou não operar', comentou.

Seguimos de olho nas últimas notícias do BBB 22 com as biografias (Wikipédias) de todos os participantes.

Compartilhe com um amigo!

Comentários