CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

São Cosme e Damião: Doces para crianças? Por quê?

Uma lembrança gostosa que tenho da infância é ir à rua passando na casa dos vizinhos pedindo doces no Dia de São Cosme e Damião

Por Aline Oliveira, publicado em 26/09/2020 e atualizado hoje.
O Dia de São Cosme e Damião é comemorado em 26 de setembro (e também em 27 de setembro). Tenho uma lembrança deliciosa desta data na minha infância. Eu me lembro das crianças saindo às ruas e pedindo doces para os vizinhos. Vocês também faziam isso? Era muito divertido. Alguns vizinhos caprichavam nas balas, doces, pirulitos, chocolates e bombons. Lembro que levava uma sacola gigante para ir guardando as lembranças de São Cosme e Damião. Mas por que há essa tradição de doces para crianças em 26 de setembro?

Fiz uma pesquisa sobre esse assunto. E achei curiosidades bem legais sobre a história de São Cosme e Damião. A mais linda está neste vídeo animado abaixo, explicando em desenho a história dos irmãos. O vídeo é da WebTV Redentor. Achei uma graça.

São Cosme e Damião foram considerados protetores dos gêmeos e das crianças. Está aí a explicação para o costume de distribuir os doces para homenagear os santos ou até mesmo para cumprir promessas que foram feitas a eles.

História de São Cosme e Damião




Os irmãos gêmeos nasceram na Arábia. Vieram de família nobre. A mãe ensinou a eles a fé cristã. Os irmãos se especializaram em medicina. Tornaram-se médicos. E não cobravam suas consultas. Usaram a medicina para atrair pessoas para Jesus. Através da caridade. São padroeiros dos médicos. Trabalhavam curando doentes. Mas o Imperador prendeu os irmãos. Foram acusados de feitiçaria. Foram torturados e condenados. E morreram por determinação do Imperador :(

Por que não vemos mais crianças pedindo doces para São Cosme e Damião?


Aqui uma dúvida que talvez seja só da minha bolha. Me respondam nos comentários, por favor. Eu não vejo mais crianças nas ruas nesse dia de São Cosme e Damião. Vocês por aí ainda veem essa tradição? Já ouvi falar que em tempos de condomínios e prédios, as pessoas nem conhecem mais tanto os seus vizinhos. Mas aqui uma observação. Tenho visto ultimamente as crianças celebrarem muito no Brasil o Dia do Halloween, o Dia das Bruxas, pedindo balas e doces para os vizinhos.

Será que mudou então a tradição? Mas, claro, essa é a realidade que enxergo aqui na minha bolha. O Brasil é gigante e em cada região deve haver os seus costumes, as brincadeiras mais famosas e etc e etc. Fica registrada aqui a minha lembrança para São Cosme e Damião. E quem tiver doces por aí é só me avisar que vou com as crianças, tá? ;)

'Além de médicos, também indicavam o caminho de Jesus como verdadeira cura. Sempre respondiam que quem realizava a cura era Jesus. Eles nos ensinam o caminho da humildade. Tudo que realizam de bom para as pessoas era por causa da graça de Deus', disse o Padre Alex Nogueira.


Acesse o canal Pais e Filhos.

Compartilhe com um amigo!
Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários