CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Guia Roblox para os Pais. Filhos podem jogar?

Montei um Guia de Roblox para pais e mães que ficam com dúvidas sobre os filhos jogando. Saiba tudo!

Por Aline Oliveira, publicado em 26/03/2021 e atualizado hoje.

Busquei informações sobre Roblox, o game que as crianças adoram nos dias de hoje. Seus filhos já pediram moedas Robux para alguma compra dentro do game? Jogar Roblox é um ambiente seguro para as crianças? Montei o Guia do Roblox para pais e mães que estão de olho nos jogos que os filhos consomem na internet. Vem comigo!

Guia Roblox para Pais e Mães

Crianças de 5 a 14 anos de idade podem se interessar em algum momento por Roblox. É sempre o amigo que está jogando. Ou aquele influenciador digital que mostra bastidores do game como youtuber. Enfim, por todo lado tem a oferta do Roblox para os nossos filhos.

Reportagem de Ronaldo Lemos, na Folha de SP, explica que o Roblox era jogado, em 2021, por mais de 160 milhões de pessoas. Uma pesquisa divulgada na Flórida mostrou que a metade das crianças dos Estados Unidos joga. Milhões de crianças brasileiras também. O faturamento da empresa estava na casa do US$ 1,5 bilhão. Com valor de mercado de 42 bilhões de dólares.

'Nos seus elementos básicos, o jogo se passa em um ambiente com gráficos toscos formados por blocos (por isso o nome Roblox). Nesse espaço, é possível conversar, trocar objetos, interagir, colaborar e competir com outros jogadores. A característica que tornou o Roblox um dos games mais importantes do planeta é que seus jogos são criados pelos próprios jogadores. A empresa, a Roblox Corp, criou uma ferramenta chamada Roblox Studio, que permite aos usuários criar os próprios games', diz Ronaldo.

Dentro do jogo, portanto, há vários jogos diferentes. Como o Adopt Me - crianças têm de cuidar de animaizinhos de estimação. Você sabia que a Roblox Corp paga uma fortuna para crianças e jovens que desenvolvem games dentro desse game? Cerca de 250 milhões de dólares por ano! Os números são gigantes graças à moeda do game, o Robux, a moeda virtual que é própria do jogo.

Para os pais que pensam no desenvolvimento dos filhos como programadores de games, a dica é essa: incentive a criança a participar do Roblox Studio. Podem treinar a criatividade, aprender, criar e ainda ganhar um percentual dessa brincadeira.

Filhos jogando Roblox o dia inteiro!

Recebi algumas mensagens de mães preocupadas porque os filhos ou filhas estão jogando o game o dia inteiro. Bom gente. Aí é preocupante mesmo. Com qualquer jogo! É preciso ter hora certa e bom senso. Na hora da brincadeira, principalmente em tempos de pandemia, podemos negociar um horário para o Roblox. Mas o dia inteiro? Aí, não!

Mas é seguro para as crianças? 'Ouvi falar que Roblox é do diabo'; 'ouvi falar que Roblox tem mensagem subliminar para as crianças'; 'ouvi falar que não é infantil'. Gente, não acredito em nada desses exageros. Nem em teorias da conspiração. Os fatos são os seguintes:

Não consta idade mínima para utilizar a plataforma Roblox.
É importante ter um adulto por perto acompanhando o que se passa no jogo, sim.
Roblox tem interatividade entre os usuários pelo Chat & Party. Todos os chats passam por filtro contra linguagem inapropriada. Palavrões, por exemplo. Mas sabemos que quem quer fazer coisa errada, acaba encontrando brechas, sim.
Há relatos de predadores sexuais que utilizam o jogo? Sim, li relatos! Mas você, adulto: entenda o jogo e acompanhe o game com seus filhos. É a melhor saída!

Os pontos positivos que encontrei em Roblox

'Achei interessante esse lado da criatividade do jogo. Desperta curiosidade para o design e para a construção. Nossos filhos brincam como arquitetos construindo uma casa nova, uma cozinha nova. Entendem melhor de espaço, colocando uma mesa oval na sala, um espaço X no banheiro e por aí vai. Isso sem falar no Roblox Studio, que estimula mesmo a criatividade para futuros programadores e desenvolvedores de games'.

Brasil e Roblox

Você sabia que o Roblox Studio foi desenvolvido com uma linguagem de programação do Brasil? A linguagem se chama Lua. Foi criada em 1993, na PUC do Rio de Janeiro. Inicialmente seria usada em um projeto escolar da Petrobras. Mas ganhou dimensão global com o seu sucesso. Os programadores e criadores da linguagem Lua se chamam Luiz Henrique de Figueiredo, Waldemar Celes e Roberto Ierusalimschy.

Influenciadores de Roblox

Um canal que minha filha assiste de Roblox se chama Julia MineGirl, com mais de 7 milhões de inscritos no YouTube. Influenciadores como Felipe Neto e Luccas Neto eu também já vi jogando Roblox e deixando dicas e curiosidades. No vídeo acima, da Julia Mine Girl, temos o episódio de Roblox com a compra de um hotel.

Mais curiosidades sobre Roblox?

Tem mais curiosidades sobre Roblox? Qual foi a experiência do game com os seus filhos? Aqui em casa, por enquanto, estamos indo muito bem. Minha filha, aos 7 anos de idade, se diverte muito com o jogo e interage com uma amiga da escola na plataforma.

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários