CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Aline Oliveira

5 dicas para segurança das crianças em viagens

Os cuidados que pais e mães precisam ficar atentos durante viagem com os filhos pequenos. Vai viajar?

Por Aline Oliveira, publicado em 13/07/2021 e atualizado hoje.

O pacote de viagem está fechado. Partiu viajar com os filhos pequenos nas férias. Mas e aí? Quais cuidados devemos tomar com as crianças nas viagens, hein? A seguir selecionei 5 dicas para segurança das crianças nas viagens. São aquelas precauções e cuidados que não fazem mal pra ninguém. Todo cuidado é pouco, certo? Então olha só...

1: Dê preferência a destinos que ofereçam atrativos ao ar livre. Com pouca aglomeração. E sempre com o uso de máscaras e álcool gel (escrevendo este conteúdo durante a pandemia). 'Enquanto a nossa cobertura vacinal estiver baixa, temos que continuar mantendo os mesmos cuidados', explica a gerente médica do Centro Brasileiro de Medicina do Viajante, Flávia Bravo, em entrevista ao jornal O Globo.
2: Cuidado com o álcool gel em excesso. Tomar banho de gel não dá, né? Você sabia que o álcool 70% em gel e, principalmente, em líquido podem causar irritação na pele e nos olhos e aumentar o risco de queimadura? Basta uma simples fagulha, um curto num celular que esteja carregando perto, para isso acontecer. Essas dicas são de Marco Antônio Chaves Gama, Presidente do Departamento Científico de Segurança da Sociedade Brasileira de Pediatria.
3: Você sabia que em torno de 40% dos acidentes ocorrem nos períodos de férias? Isso por conta dos momentos mais livres e sem supervisão atenta de um adulto, explica Erika Tonelli, coordenadora do Instituto Bem Cuidar, parte da ONG Aldeias Infantis SOS.
4: Observe se as janelas e sacadas possuem redes ou grades de proteção. Caso contrário, certifique-se de que elas possam ser trancadas ou avalie uma forma de impedir que as crianças cheguem perto. Atente-se também ao acesso a fogões, aquecedores e lareiras, instalações elétricas, piscinas, tanques e baldes.
5: O uso exagerado de celulares pelos pais é um grande problema. Tomar conta de uma criança é uma atividade, não pode ser feita dividindo o olhar com outra coisa. Se não tiver atenção, o responsável só vai notar o problema quando escutar o choro da criança, e aí pode ser tarde demais.

Já li muitas notícias tristes em momentos de férias e viagens com as crianças. Por isso acho sempre importante revisarmos nossas listas de precauções e cuidados para que tudo fique bem. Precaução nunca é demais! E boa viagem a todos. Que as crianças aproveitem muito!

Escrevi na editoria Turismo aqui de OsPaparazzi sobre viajar com as crianças para Atibaia no inverno. Fica a dica para vocês ;)

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários