CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Aline Oliveira

Natação infantil: Criança na piscina é importante?

Falo sobre os benefícios da natação infantil e da piscina para o desenvolvimento dos nossos filhos; quantas vezes por semana? Saiba tudo!

Por Aline Oliveira, publicado em 15/06/2021 e atualizado hoje.

Eu não fiz natação quando era criança. Fui aprender a nadar depois de adulta. Com meus filhos, consegui colocar minha filha na natação infantil aos 3 anos de idade; mas meu filho acabou não entrando, porque estávamos no início da pandemia. O tema Criança na Piscina gera dúvida entre pais e mães, por isso fui atrás das respostas na elaboração deste artigo. Por que a natação infantil é tão importante para o desenvolvimento dos nossos filhos? Duas vezes por semana? Três? Olha só...

Começo selecionando algumas razões para colocarmos os filhos na natação:

Aprender a nadar. Esse é o primeiro ponto. Seu filho vai saber se virar na piscina. E aí ele ganha em socialização, ganha em aprender um novo esporte, enfim, é um primeiro ponto bem relevante. E também tem a questão da prevenção de acidentes. Mas sempre com os olhos bem abertos. Porque não podemos desgrudar os olhos da piscina. Nem ter um excesso de confiança.
Desenvolvimento psicomotor. Está cientificamente comprovado que a natação infantil ajuda na evolução do equilíbrio, na coordenação dos membros superiores e inferiores e na agilidade da criança. Também há ganhos na respiração. Mas observar a qualidade da piscina. Excesso de cloro, por exemplo, pode ser prejudicial para a respiração dos nossos filhos. Aqui destaco o fortalecimento do diafragma e a capacidade cardiorrespiratória que influencia na oxigenação do corpo.

Fortalece os músculos da parede torácica e fortalece a elasticidade dos pulmões, causando melhora na respiração.Também aumenta a resistência imunológica do organismo da criança.
Por fim, destaco a importância da atividade física. Está longe das telas. Está praticando esporte. Está mexendo o corpo. E isso é fundamental! Fortalece os músculos, as articulações, reduz a possibilidade de lesões, ajuda na concentração, no relaxamento, enfim, podemos passar o dia todo aqui falando sobre os benefícios da natação infantil.

Em entrevista, o professor de natação Osvaldo Cardoso me falou sobre a importância da piscina na vida de bebês e crianças.

'É só procurar por vídeos de bebês nadando na internet e muitos pais ainda se surpreendem. Parecem peixinhos. E até mesmo antes de falar, esses bebês já ganham noções da natação infantil. Então recomendamos a prática desde criança. Por diversos benefícios para a saúde. E também para o lazer. A piscina é um prazer que carregamos para a vida adulta. Quem não gosta de uma piscina? Então esse início na natação infantil é importante', destacou o professor.

Minha filha fez natação no clube de campo Thermas do Vale, em São José dos Campos. Na foto acima, antes da pandemia, estávamos numa competição do Thermas com a presença da nadadora Fabíola Molina. Foi uma experiência incrível para toda família.

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários