CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Filhos copiam os pais por bom exemplo

Cada gesto, cada palavra, nossos filhos estão de olho em tudo o que fazemos

Por Aline Oliveira, publicado em 10/07/2019.
Filhos copiam os pais por bons exemplos. Conselhos são importantes? Ok. Mas os filhos vão seguir mais os seus exemplos do que os seus conselhos. Essas dicas eu sempre ouvi nas conversas de pais e mães. E sempre foram confirmadas pelo meu irmão, psicólogo, além de outros especialistas que conheço. Mas neste feriado, em especial, essa frase voltou forte para mim: 'Filhos copiam os pais'.

Aqui outra rápida introdução: segundo o dicionário, a palavra empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

Mas por que estou escrevendo sobre empatia e filhos que copiam os pais? Já faz tempo que gosto de observar comportamentos de adultos e crianças. Estamos vivendo numa época em que as pessoas nem sempre estão priorizando as emoções, o afeto, o carinho. Vou contar para vocês o que eu presenciei neste feriado no hotel em que estávamos...
Pais copiam os filhos; precisamos ensiná-los a pescar da melhor formaFoto: Divulgação

Quando os pais dão vários maus exemplos

Minha filha de 6 anos participava das atividades com os recreadores. Era noite da pizza, noite de MasterChef. As crianças preparariam as próprias pizzas. Estavam super animadas. Quando levávamos nossa filha para 'as tias', logo percebi que uma mãe estava indignada com a recreação do hotel. Aumentou bem o volume e gritava para todos os cantos as suas reclamações. Não parecia que estávamos no mesmo hotel, porque a minha percepção era completamente diferente. Vários pais e mães começaram a cochichar pelas beiradas, com a mãe indignada ao centro. Ninguém entendia tamanha revolta. Mas respeitávamos, afinal, ainda não sabíamos qual era o motivo e cada um pode ter uma percepção diferente.

Até que uma das monitoras, com toda paciência e educação, tentou se explicar. Mas foi em vão. A mãe nem dava ouvidos e aumentava ainda mais o tom das reclamações. Foi cena de baixaria mesmo. Total descontrole. A monitora, coitada, ficou arrasada. No fim da atividade eu fui conversar com ela para dar aquela força. Disse que era para ela deixar pra lá, pois o trabalho estava sendo feito com muita competência. A maioria dos pais estava elogiando.

Mas, agora, vamos ao motivo da reclamação gigantesca: durante um teatro na noite anterior, a filha dela precisou ir ao banheiro e não tinha nenhum monitor para acompanhar; então a mãe perdeu o espetáculo por conta disso. E se revoltou daquela forma. Detalhe importante: essa atividade específica tinha a recomendação de filhos acompanhados dos responsáveis, pois os monitores eram os atores do espetáculo no teatro.

Moral da história

O fim da história foi que a maioria dos pais se uniu por conta daquela gritaria. Vi vários indo até a recepção para deixar, por escrito, alguns elogios aos carinhosos monitores. Aquela mãe foi se acalmando depois aos poucos. Todos os filhos dela com aquela vergonha alheia no rosto. E na minha cabeça ficava aquela pergunta: precisava de tudo aquilo? É claro que ninguém é perfeito e atire a primeira pedra aquele pai ou mãe que nunca se extrapolou em algum momento na frente das crianças. Mas, gente, mais amor, por favor, né? Que tenhamos mais empatia. Mais carinho pelo esforço do próximo. Mais respeito. Mais cuidado com o que mostramos de exemplo aos nossos filhos. Bom, enfim... eu me lembrei desse vídeo abaixo (filhos copiam os pais) com essa história toda. E colocar para fora esse texto foi um grande desabafo. Obrigada para quem me escutou aqui :)

Filhos mais tempo com os pais na quarentena

Falei com a psicóloga Marina Soares sobre o vídeo abaixo. Neste momento de pandemia, com pais passando mais tempo com os filhos em casa. 'Passando mais tempo em casa, os pais devem redobrar o cuidado com as mais simples atitudes. Tudo pode ser aprendido pelos filhos de imediato', alertou a psicóloga.

meu contato é aline@ospaparazzi.com.br


Compartilhe com um amigo!
Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários