CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Como educar as crianças para cultura do cancelamento

Na área da educação infantil, o tema anda lado a lado com o bullying e merece atenção especial em tempos de escolas online

Por Aline Oliveira, publicado em 24/08/2020 e atualizado este mês.
A cultura do cancelamento é um termo que vem se multiplicando na internet. As pessoas são 'canceladas' como forma de justiça social. Minha atenção neste artigo é refletir sobre como estamos lidando com esse tema com as crianças. Será que existe cultura do cancelamento na educação infantil? Faço essa reflexão e deixo o artigo aberto para comentários para aprofundarmos no tema.

Na escola o termo mais comum ainda é o bullying. Mas será que as crianças já podem cancelar outras crianças durante uma rotina no colégio? O amiguinho utilizou determinada palavra, então vamos cancelá-lo. Acredito que funciona sem esse termo, claro. Mas mais como panelinhas, bullying e etc. 

O detalhe é como os pais estão inserindo esse assunto nas conversas com seus filhos. Se eles passam esse ódio do cancelar para as crianças, logo elas também terão isso enraizado na cabeça quando houver alguma discórdia. Portanto, acredito que é fundamental repensarmos na facilidade de cancelar as pessoas. Até para que esse termo nada interessante possa passar longe da educação infantil. 

Um rápido parêntesis está no vídeo abaixo, do Papo de Segunda, do GNT, falando sobre cultura de cancelamento.



Como funciona? Alguém percebe uma ação que considera errada; posta para os seguidores com críticas ao futuro cancelado; todos começam a confirmar a crítica e a amplificar esse alcance; em questão de horas, milhares de pessoas são alcançadas com as mensagens ácidas. A pessoa foi 'cancelada'.

'Os que argumentam a favor dessa cultura de cancelamento, dizem que o movimento faz com que a manifestação das figuras públicas nas redes de mídia seja mais responsável. Os que argumentam contra dizem que a dose do remédio pode ser muito alta e ser mais tóxica do que curativa. Com crianças, o cuidado precisa ser ainda maior. Afinal estamos falando de uma educação que está em formação', explicou em entrevista o psiquiatra Galiano Brazuna.


Em agosto de 2020, no Roda Viva, o termo Cultura do Cancelamento entrou em destaque com Marcelo Adnet, Marcelo Tas e Rafinha Bastos.

Compartilhe com um amigo!
Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários