CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Aline Oliveira

Meus filhos não abrem a câmera na aula online

Em tempos de ensino à distância, qual é a análise da psicologia sobre as crianças que não querem aparecer nas câmeras?

Por Aline Oliveira, publicado em 28/06/2021 e atualizado hoje.

Quero falar sobre crianças que fecham a câmera do computador na aula online em tempos de pandemia. Já recebi muitos comentários de mães nas redes sociais com esse questionamento. 'Meus filhos não são tímidos. Mas nas aulas online eles não abrem a câmera, nem o áudio. Como explicar esse comportamento das crianças?'.

Para responder esta dúvida, dou a minha opinião como educadora. E também destaco a opinião de profissionais da psicologia. Começo destacando reportagem da Folha de SP sobre 'vergonha e medo das crianças com as câmeras nas aulas online'.

'Eu não deixo a câmera aberta porque tenho vergonha. Vergonha da minha cara e tudo mais', disse Julia, de 13 anos de idade. 'Tenho medo de travar e eu ficar com uma cara estranha', complementa Valentin, de 12 ano de idade. 'E se eu bocejar?', questiona outro aluno.

A reportagem reúne depoimentos bem interessantes sobre a visão das crianças neste aspecto de câmeras fechadas ou abertas. Eles explicam que na aula presencial não são o centro das atenções. Ou seja, no online há a sensação de tela cheia e de todos estarem reparando no que você está falando.

'Todo ser humano sente vergonha, sejam as crianças, os pais, os avós (...) Geralmente os jovens que se escondem por trás das câmeras desligadas são os mesmos que não gostam de comentar sobre seus sentimentos e vivências pessoais. Nestes casos, família e escola precisam conversar sobre este comportamento com eles', comenta Camila Cury, especialista no comportamento humano e fundadora da Escola da Inteligência, na entrevista à Folha.

Algumas estratégias são usadas por escolas para que essa sensação de câmera fechada ou aberta seja normalizada. Uma escola, por exemplo, chegou a entrar com as câmeras fechadas pelos professores em determinada aula. Somente para os alunos sentirem a diferença.

Na lista de desculpas das crianças para as câmeras fechadas, temos: melhora o desempenho do meu computador, acordei atrasado e não penteei o cabelo, tenho vergonha, só quero interagir por voz, entre outras.

'As duas partes precisam agir com sinceridade. O professor se esforça muito. E o aluno, do outro lado da tela e sem aparecer, desestimula a dedicação do professor. E a gente só consegue avançar na aprendizagem quando está numa relação de confiança, com interesse e respeito pelo outro', conclui Camila Cury na entrevista.

Perguntei para minha filha, de 7 anos de idade, por que ela fica com a câmera fechada em determinados momentos da aula. Ela me respondeu: 'Todo mundo fica assim, mãe. Mas nos momentos de câmera ligada, eu ligo numa boa'. Enfim... não me convenci muito com a resposta, não ;) Ficarei de olho para entender os próximos capítulos desta história.

Aproveito para deixar o espaço aberto para comentários. Como é aí na casa de vocês? Os seus filhos fecham as câmeras? Deixam sempre a câmera aberta? Já vivenciaram algum tipo de questionamento nesse sentido? Aguardo vocês. Obrigada, e até a próxima aqui em Pais e Filhos.

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários