CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Aline Oliveira

Não tenha filhos. Crie e cuide para o mundo

Destaco análise interessante de Vera Iaconelli sobre a diferença de ter filhos e cuidar dos nossos filhos

Por Aline Oliveira, publicado em 08/09/2020 e atualizado esta semana.
Compartilho uma reflexão muito interessante da psicanalista Vera Iaconelli, Doutora em Psicologia e autora do livro 'Criar filhos no século XXI'. Assistam abaixo ao vídeo de Vera Iaconelli no Twitter. Ela explica a diferença entre ter filhos e criar ou cuidar dos filhos. Aqui no canal Pais e Filhos, sempre compartilho reflexões sobre como educar filhos nos dias de hoje. Mas, além de cuidar da saúde mental das crianças, precisamos cuidar da nossa saúde mental. Ou seja, pais e mães precisam entender o significado de criar filhos para o mundo.

A seguir reproduzo a reflexão de Vera Iaconelli, que também é colunista da Folha de SP. A coluna de Vera no dia 8 de setembro de 2020 é justamente sobre esse assunto. Sou fã de carteirinha dos seus textos e das suas dicas para pais e mães.



'Uma das fontes de sofrimento dos pais, em relação ao trabalho que a paternidade e a maternidade imprimem, muito própria dessa nossa época, é a ideia de que boa parentalidade implica em se tornar grandes amigos dos filhos. Uma boa intimidade, desejam sempre por perto. Algo como uma infância sem fim. Mas o projeto não é ter um filho. É cuidar de alguém por pelo menos duas décadas. E se preocupar com essa pessoa a vida toda. Mas, ao final desse projeto de cuidados, se cria uma relação de autonomia. Para que o filho deseje morar longe, ter vida própria, sair da sua influência. Ainda que respeitando os pais, reconhecendo todo esforço, do pai, da mãe, do criador, do responsável. Isso seria um projeto de sucesso', analisou Vera Iaconelli no Twitter.

'Cuidar de alguém que se emancipa. Que se torna um sujeito desejante. E que quer uma distância ótima dos pais. Fora disso, você só vai encontrar decepção, mal entendido. Muitas pessoas acham que vão ter um filho. E não que vão cuidar de uma pessoa que vai se emancipar e cuidar da vida dela', Vera Iaconelli.


E como passa rápido, né? Vi esses dias mesmo no Instagram a filha de um casal de amigos. Quando nos conhecemos, a filha deles tinha 12 anos de idade. Hoje, no Instagram, eles assopram as velinhas de 20 anos daquela 'menininha'. Já faz planos para estudar fora, morar fora, fazer intercâmbio e etc.

A infância passa muito rápido. E temos que aproveitar, cuidar, amar. Acho que a melhor estratégia é aproveitar todos os detalhes que os segundos da vida nos apresentam.

Minhas amigas mães, meus amigos pais, vocês também sentem um friozinho na barriga quando concordam com a Vera Iaconelli, mas ao mesmo tempo já bate uma saudade? ;)

Compartilhe com um amigo!
Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários