CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Proibir criança no celular? Conheça o Desconecta

Podcast O Assunto, do g1, fala sobre o uso de celulares por crianças e adolescentes. Marcos Mion também opina

Por Aline Oliveira, publicado em 17/06/2024 e atualizado hoje.

Celular deve ser banido para crianças e adolescentes? Esse é o tema do podcast O Assunto, do g1, com apresentação de Natuza Nery. No programa, a jornalista apresenta o Movimento Desconecta - criado por pais e mães de alunos, em São Paulo. O objetivo do grupo é simples: tirar as crianças e adolescentes das telas dos celulares. Principalmente quando falamos sobre redes sociais.

Marcos Mion, em post no Instagram, também falou sobre o assunto. Relembrando dos tempos de criatividade na MTV Brasil. Ele afirma que trabalha com regras na criação dos filhos.

'Jogar a toalha e deixar meus filhos passarem 24 horas conectados não é uma opção para mim. Isso me torna muitas vezes chato, o único pai que faz isso. Quando reclamam eu falo: enquanto eu estiver vivo, vou mandar desligar o celular, vou tomar na hora da mesa pra ter conversa, vou proibir de manhã quando acorda pro cérebro funcionar sozinho e a noite depois do jantar pro cérebro desligar em paz. Quando eu não estiver mais aqui, vocês fazem o que quiserem…mas eu rezo pra ter entrado na mente de vocês até lá', contou Mion.


Marcos Mion falando sobre o uso de celulares pelos filhos.

No podcast O Assunto, Natuza conversou com o jornalista Antonio Prata, pai de duas crianças. Ele cita o livro do psicólogo Jonathan Haidt (A Geração Ansiosa) para destacar o alerta sobre o perigo do uso dos celulares pelas crianças.

'Criança é uma máquina de pedir eles pedem sorvete antes do almoço, e o que que você faz? Não dá', afirma Prata.

Lucia Dellagnelo, doutora em educação pela Universidade Harvard, também foi entrevistada.

'A criança até 12 anos, 13 anos, realmente, o mais importante para o desenvolvimento dela é interação com outras pessoas, a interação com os pais, com professores e, portanto, eu desaconselho o uso do celular nas nos primeiros anos de vida, principalmente nessa faixa etária'.

Movimento Desconecta

Sobre o Movimento Desconecta, eles destacam a seguinte mensagem:

Um grupo de mães e pais que se uniram com a missão de proteger nossos filhos dos riscos da exposição excessiva e precoce a smartphones e redes sociais. Não somos contra a tecnologia, apenas a favor do seu uso equilibrado. Atuamos de forma independente, sem fins lucrativos, apartidária e laica.

4 medidas mais urgentes recomendadas por Jonathan Haidt:

1: Sem smartphones antes do ensino médio, somente telefones básicos, sem internet.
2: Sem mídias sociais antes dos 16 anos. Vamos deixar o cérebro se desenvolver antes.
3: Todas as escolas deveriam ser zonas livres de telefones celulares.
4: Vamos trazer de volta o brincar sem supervisão. Somente assim os jovens podem naturalmente desenvolver suas habilidades sociais e se tornarem mais responsáveis.

E-mail do movimento para contato:

mov.desconecta@gmail.com

Sabemos que não é fácil. Mas acho muito importante esse assunto estar em pauta. E que possamos tomar ações imediatas.

Para mais conteúdos, acesse a nossa página Pais e Filhos.

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários