CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Aline Oliveira

Entenda Emoção e Sentimento com as crianças

Reflexões sobre Sentimento e Emoção com crianças aqui em Pais e Filhos. Como lidar com a emoção? E com o sentimento?

Por Aline Oliveira, publicado em 22/03/2021 e atualizado hoje.

Nossos filhos precisam ficar felizes. Nossos filhos precisam ficar tristes. Nossos filhos precisam tropeçar, levantar, errar, acertar, enfim, são lições da vida. Neste artigo falo sobre Emoção e Sentimento com as crianças. As emoções e os sentimentos dos nossos filhos. O que é normal? Como podemos aprender com tudo isso? Vamos para as reflexões...

Minha filha chorou ao assistir ao filme da Netflix. Ok. Foi uma emoção. Ela se emocionou e colocou para fora. Passados horas depois de assistirmos ao filme, se ela ainda continuar chorando... aí podemos falar no sentimento da tristeza. E não somente a emoção momentânea. Entendem a diferença de Emoção e Sentimento?

'Uma emoção é um conjunto de respostas químicas e neurais baseadas nas memórias emocionais. Elas aparecem quando o cérebro recebe o estímulo externo. Já o sentimento é uma resposta à emoção. Como a pessoa se sente diante daquela emoção? Aí podemos falar em sentimento', diz o psicólogo Fábio Soares.

As emoções dão origem aos sentimentos. E os sentimentos são capazes de gerar emoções. No vídeo abaixo, o neuro-cientista António Damásio responde a perguntas sobre sentimentos e emoções. Acompanhe:

António Damásio - A diferença entre emoção e sentimento
Entrevista de Tiago Mali da Revista Galileu ao Neuro-cientista António Damásio.

'Ao falar sobre emoções com as crianças, precisamos incentivar a questão de colocar para fora o que está sentindo. Hora de chorar, hora de gargalhar, hora de comemorar. Principalmente em tempos de pandemia. A criança o dia inteiro com a tecnologia e sem se comunicar com outras pessoas, sem expressar suas emoções... isso é muito prejudicial', acrescentou o psicólogo.

Divertidamente nos ensinando

Quem assistiu ao filme Divertidamente, Pixar Disney, sabe bem da importância da Tristeza, da importância da Alegria, enfim, de todos os nossos sentimentos. Não existe uma criança 100% feliz o dia inteiro. Não existe um filho que só fica triste o dia inteiro. Cada caso é um caso, sem dúvida. Mas precisamos lembrar quais são as nossas emoções.

'Admiração, adoração, apreciação estética, diversão, ansiedade, temor, estranheza, tédio, calma, confusão, desejo, nojo, dor empática, encantamento, inveja, excitação, medo, horror, interesse, alegria, nostalgia, romance, tristeza, satisfação, desejo sexual, simpatia, triunfo, ... são muitas, né?'

É preciso ensinar aos filhos a consciência de como você reage e se sente diante de cada emoção. Tudo para manter o equilíbrio emocional. Ok, você está eufórico porque tirou nota 10 na prova de matemática? Perfeito. Comemore! Vibre! Extravase! Mas, opa... passou. O tempo da comemoração foi aquele ali. Amanhã tem prova de português. E vida que segue...

De acordo com pesquisas, os bebês já sentem emoções durante a gestação. Na gravidez eles podem sentir medos, tristezas, raiva, alegrias, entre outras emoções. A menina ou o menino desenvolvem o programa emocional da gestação até os 7 anos de idade. São padrões emocionais e comportamentais que podem refletir durante toda a vida aquela criança. Portanto, é fundamental sabermos lidar com emoções e sentimentos com os nossos filhos no decorrer dessa caminhada.

E vocês? Quais experiências poderiam compartilhar aqui em Pais e Filhos com o assunto Sentimento e Emoção? Comente abaixo :)

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários