Itália: Conheça os 10 maiores pontos turísticos de Roma
O Coliseu é, há séculos, o ícone dos tempos de glória de Roma, na Itália. Saiba tudo sobre a viagem aqui
Da Redação, publicado em 21/06/2021 e atualizado hoje.Roma é a capital da Itália, conhecida internacionalmente como 'A Cidade Eterna' pela sua história milenar, Roma está as margens do rio Tibre e possui sete colinas em seu centro histórico: Palatino, Aventino, Capitólio (Campidoglio), Quirinal, Viminal, Esquilino, e Célio. No interior de Roma encontra-se a Cidade do Vaticano, ou Santa Sé, sede da Igreja Católica Apostólica Romana e residência do Papa.
Roma é uma das cidades com maior importância na História mundial, sendo um dos símbolos da civilização europeia. Roma conserva muitas ruínas e monumentos na parte antiga da cidade, especialmente da época do Império Romano, e do Renascimento, o movimento cultural que nasceu na Itália. Conheça as 10 maiores pontos turísticos de Roma:
Galleria Borghese: iniciada pelo cardeal Scipione Borghese no século XVIII, a coleção dessa galeria inclui obras famosas, como O amor sagrado e o amor profano, de Ticiano; A deposição, de Rafael; Apolo e Dafne, de Bernini; Davi com a cabeça de Golias, de Caravaggio, entre muitas outras. Onde fica: Piazzale Scipione Borghese.
O Coliseu: essa construção, que tinha capacidade para abrigar até 50.000 pessoas, começou a ser erguida em 72 d.C. por Vespasiano e foi inaugurada em 80 d.C. por seu filho, Tito. O lazer costumava ser proporcionado por combates, entre homens, entre animais, entre homens e animais e até entre embarcações, pois a arena podia ser inundada. Séculos de abandono e saques transformaram-no numa casca, basicamente sem piso nem assentos. No entanto, ainda assim é uma casca e tanto, com três fileiras de colunas, dóricas, jônicas e coríntias. Projetos de restauração arrastam-se eternamente. Onde fica: Piazzale del Colosseo, Via dei Fori Imperiali.
Piazza Del Campidoglio e os Museus Capitolinos: projetada por Michelangelo na década de 1550, a Piazza del Campidoglioé uma das praças mais elegantes de Roma, abrigando em dois prédios um de seus maiores museus, inaugurado pelo Papa Clemente em 1734. Sua coleção inclui esculturas da Roma antiga e pinturas renascentistas, entre elas várias obras de Tintoretto e Guido Reni. A estátua da loba amamentando Rômulo e Remo encontra-se ali, assim como a estátua imperador Marco Aurélio montado a cavalo, anteriormente instalada no centro da praça. A poluição fez com que ela fosse transferida para dentro, mas uma réplica ainda está à mostra do lado de fora. Onde fica: Piazza del Campidoglio.
O Panteão: erguido em 27 a.C. por Marcos Agripa e reconstruído por Adriano no início do século 2 d.C.. o Panteão é a mais completa estrutura remanescente do Império Romano. O Panteão também pertence como uma das maiores maravilhas arquitetônicas desse império: o diâmetro de sua cúpula é exatamente igual à sua altura, e sua sustentação é feita por colunas ocultas nas paredes. Nele se encontra o túmulo do pintor Rafael. Onde fica: Piazza del Rotonda.
Escadaria Espanhola: Projetados por Francesco de Sanctis e construídos entre 1723 e 1725, esses largos degraus ascendem em três majestosas fileiras desde a movimentada Piazza di Spagna até a igreja francesa Trinità dei Monti, um dos monumentos mais marcantes da cidade e um ótimo lugar para se assistir ao pôr-do-sol, com vista para as sete colinas de Roma. A escadaria deve seu nome à embaixada da Espanha, que, no século XIX, ocupava um palácio nas proximidades. A fonte em forma de barco no piazza foi projetada no final do século XVI por Bernini ou por seu pai (o júri ainda esta deliberando). A casa onde viveu e morreu o poeta inglês John Keats fica ao lado da escadaria. Onde fica: Piazza di Spagna.
Fontana do Vaticano: projetada por Nicolo Salvi e concluída em 1762, a fonte barroca mostra Netuno de pé numa carruagem puxada por corcéis alados. Onde fica: Piazza di Trevi.