CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ Globoplay

Quem é a comentarista Ana Thaís Matos da Globo

Apresentamos a biografia da jornalista esportiva Ana Thaís Matos, comentarista do Encontro e das transmissões do futebol na Rede Globo. Nossa Wikipédia em formato de homenagem.

Por Ana Carolina, publicado em 08/01/2021 e atualizado hoje.

A jornalista esportiva Ana Thaís Matos foi a primeira mulher a comentar futebol nas transmissões ao vivo da Rede Globo. Mas quem é Ana Thaís Matos? OsPaparazzi preparou esta homenagem em formato de biografia para a repórter e comentarista esportiva. Quais são as principais conquistas da carreira? Na vida pessoal, qual é o estado civil? Casamento, namorado, filhos, família. Contamos tudo a seguir. Acompanhe a Wikipédia da jornalista Ana Thaís Matos, do Futebol da Rede Globo, do SporTV, da Rádio Globo e dos comentários no Encontro com Fátima Bernardes ou no Segue o Jogo - após a rodada.

Biografia de Ana Thaís Matos

A data de nascimento é 12 de março de 1985. Ana Thaís Matos é natural de Santos, litoral de São Paulo. Foi criada nas cidades de Itanhaém e Peruíbe, no litoral paulista e bem próximas de Santos. Nas redes sociais, como Instagram e Twitter, a jornalista fala muito do relacionamento com a mãe, Dona Francisca. Em uma das fotos, no Dia das Mães, mostrou uma maquiagem que a sobrinha Luiza fez na mãe. Dona Francisca tem sete netos, sendo cinco meninos e duas meninas. A irmã de Ana se parece muito com ela fisicamente. Mostramos a foto neste artigo. A seguir também falamos mais sobre vida pessoal.

Criada no litoral sul, sempre foi apaixonada por praia e futebol. Entrou na faculdade de jornalismo justamente pela paixão pelo esporte. Entrou para a faculdade de Comunicação Social, a PUC, em São Paulo, em 2008. A formação na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ocorreu em 2011.

Realizou estágios em locais como Diário Lance! e Band Sports. Até ingressar no Grupo Globo, em 2012, como repórter esportiva da Rádio Globo SP. Passou por Rádio Globo, CBN e SporTV, antes de chegar à TV aberta. Em entrevista para a Revista Trip, Ana Thaís explicou como decidiu deixar o litoral para viver em São Paulo. Foi na Copa de 2002. A seleção pentacampeã a inspirou para seguir em frente no sonho do jornalismo esportivo.

'Sem que a minha mãe soubesse, fui para uma festa de pagode onde estariam os jogadores da seleção. Obviamente não consegui entrar, porque tinha 10 reais no bolso. Retornei para Itanhaém e insisti com a minha mãe que, como passávamos por dificuldades no litoral, poderíamos juntas fazer a coisa andar em São Paulo', contou na entrevista.

Conquistas da carreira e referência

Ana Thaís Matos ganhou destaque no rádio. E se tornou apresentadora do SporTV. O Grupo Globo passou a dar mais oportunidades para jornalistas mulheres no esporte nos últimos anos. Aquela ideia velha, antiga e preconceituosa, de que 'futebol é coisa de homem' ficou bem para trás. Graças a Deus. E Ana foi se destacando...

Podemos citar outros nomes de jornalistas esportivas mulheres. Como Joanna de Assis, Renata Fan, Natalie Gedra, Glenda Kozlowski, Fernanda Gentil, Bárbara Coelho, Paloma Tocci, Marília Ruiz, Amanda Kestelman, Lívia Laranjeira, entre tantas outras. Na foto abaixo temos Ana e Bárbara Coelho, que se tornou apresentadora do Esporte Espetacular ao lado de Lucas Gutierrez.

Uma conquista importante da carreira ocorreu em 2019. Isso depois de se destacar na cobertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. E na cobertura da Copa do Mundo de 2018 na Rússia. Ana Thaís se tornou comentarista do SporTV, com a estreia no Campeonato Paulista de 2019. Também foi comentarista na Copa do Mundo de Futebol Feminino.

Na sequência foi para a TV aberta. Ana Thaís Matos se tornou comentarista do Encontro com Fátima Bernardes, comentando os jogos da rodada. E também se tornou comentarista das transmissões ao vivo, ao lado de Casagrande, Caio Ribeiro, entre outros comentaristas da Globo. O programa Segue o Jogo, após as rodadas, foi outro a ganhar os seus comentários. Como mostra o Instagram abaixo.

Curiosidades sobre Ana Thaís Matos

Ana Thaís Matos é uma figuraça nas redes sociais. Brinca com todo mundo. E faz comentários sobre futebol ou sobre a sua rotina mesmo. Já declarou, por exemplo, ser apaixonada pelo cantor Belo :) Aquela paixão platônica desde os tempos de Soweto. Sobre o lado profissional, vale muito o registro. É uma comentarista simples, direta, precisa e com muita informação. Ela se destaca e é reconhecida por público e colegas especializados na área.


Ana Thaís Matos e Belo. Sonho dela era se casar com Belo :)

Uma notícia que ganhou os sites foi um bate-boca com Raphael Rezende, no SporTV. Mas foi uma discussão acalorada de futebol mesmo. Eles comparavam futebol feminino com futebol masculino. Segue o jogo, nada demais.

Polêmica? No post acima, a jornalista Renata Mendonça parabeniza Ana Thaís Matos no Twitter pelas conquistas na Rede Globo. Alguns internautas criticaram pelo esquecimento com a apresentadora Renata Fan, da Band. Mas vale aqui o registro: Ana Thaís Matos já declarou que é fã demais de Renata Fan.

Vida pessoal, casamento, filhos

Ana Thaís Matos não conta muitos detalhes da vida pessoal nas redes sociais. Mas sabemos, por exemplo, que é apaixonada pelas sobrinhas, por crianças. É apaixonada por praia. E apaixonada pelas amizades, família, enfim, ela não esconde quando ama pra valer, não. Ana não tem filhos.

Na foto acima temos Ana Thaís Matos e a irmã Ana Flávia Matos. Eles se parecem muito, não é? Vejam na foto acima, no Instagram. A sobrinha é linda. E está sempre nas fotos das redes sociais da jornalista. Muitos fãs já perguntaram se ela tem filhos. Mas a comentarista esclareceu que são somente crianças da família.


Foto de Ana Thaís Matos na praia

Sobre casamento, já publicou no Instagram que sonha em se casar. Chegou a fazer uma declaração de amor para um antigo namorado:

'Saímos da adolescência pra vida adulta juntos. O André não foi só meu namorado, ele foi minha família por muito tempo', declarou sobre namorado.

Em 2021, Ana Thaís Matos declarou estar solteira. Na foto acima, em festa de casamento, ela segura uma placa Time dos Solteiros. No Twitter também brinca bastante com essa vida de solteira. No Twitter abaixo, a comentarista da Rede Globo dá dicas para possíveis pretendentes. Qual seria o namorado ideal? Ela deixa algumas dicas: namore alguém que defenda os direitos humanos.

Além de comentar futebol, também é apaixonada por jogar futebol. Nesta foto abaixo temos Ana Thaís Matos jogando futebol. Será que ela é craque, como é como comentarista? Aí vamos precisar aguardar alguns vídeos ou novas fotos desse futebol das equipes de jornalistas da Globo.

Ana Thaís Matos torce pra qual time?

Ela não revela qual é o time do coração nas redes sociais. Mas já parabenizou, por exemplo, a Renata Fan que assumiu publicamente ser torcedora do Internacional de Porto Alegre. Muitos fãs afirmam que Ana Thaís Matos torce para o Flamengo. Outros dizem que torcem para o Cruzeiro, para o São Paulo Futebol Clube, Palmeiras, enfim, têm opiniões de todos os tipos. Mas, independentemente de qual time ela torça, o fato é o seguinte: Ana é imparcial e super correta em seus comentários.

Ana nunca trabalhou na TV Tribuna, afiliada Globo em Santos, terra do Santos Futebol Clube e terra onde foi criada.

Os comentários abaixo estão abertos. A ideia é enviar carinho para a jornalista. E também atualizar esta biografia com novidades, como no formato Wikipédia. Se vocês souberem de alguma nova conquista da carreira. Sobre algum dado novo da vida pessoal, casamento, filhos, enfim, contamos com a ajuda de vocês. E viva essa gigante chamada Ana Thaís Matos!

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Ana Carolina
Apaixonada por criar conteúdo na área de entretenimento e pesquisar histórias de vida inspiradoras, Carol Oliveira é assessora de comunicação de cantores famosos e especialista na área de redes sociais. A repórter de OsPaparazzi adora aprender com as personalidades que entrevista.
Comentários