CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Belô Velloso: 'meus espelhos musicais são João Gilberto e Madonna'

OsPaparazzi entrevista a cantora Belô Velloso!

Carol Oliveira, publicado em 12/05/2010.
Cantora brasileira, filha da escritora Mabel Velloso e sobrinha de Caetano Velloso e Maria Bethânia. Aos 19 anos saiu da Bahia com destino ao Rio de Janeiro para concretizar o sonho de ser cantora. Em 1996 lançou seu primeiro trabalho 'Belô Velloso'.

Seu mais recente trabalho é 'Versão Brasileira', que traz uma mistura das mais novas tendências do mercado fonográfico com raízes da música brasileira. Nessa entrevista você poderá conhecer mais sobre Belô.
Belô com exclusividadeFoto: Divulgação
OsPaparazzi - Você saiu da Bahia para mergulhar na questão profissional. Quais foram as maiores dificuldades que enfrentou nesse início?

Belô Velloso - As dificuldades são muitas! Mesmo tendo um sobrenome reconhecido no mercado. É uma carreira difícil, competitiva. Eu era muito garota e me sentia sozinha por estar longe de meus pais, da minha cidade, dos meus amigos. Mas foi uma opção de vida da qual não me arrependo.

OsPaparazzi - Ser sobrinha de ícones da nossa música teve alguma influência na sua escolha em ser cantora?

Belô Velloso - Talvez no meu incosciente ou no convívio com a música e o meio artístico. Talvez ainda pela minha admiração pelo trabalho dos meus tios. Mas, sabia que seria artista desde muito cedo quando comecei
a fazer teatro infantil. Acho que vem da alma mais do que do meio que vivemos. Não fui diretamente influenciada por nenhum dos dois e nem tive apoio direto de ambos. O que também faz parte da carreira
em muitos casos. (risos)

OsPaparazzi - Quem são seus espelhos musicais?

Belô Velloso - João Gilberto e Madonna. Por mais paradoxal que possa soar, essa é a mais pura verdade.

OsPaparazzi - Recentemente, em parceria com a produtora BMGV, você esteve à frente do projeto 'Friends of Live Earth: Tweet Music'. Pode nos falar um pouco sobre como foi essa experiência?

Belô Velloso - Foi uma experiência incrível pela causa, pelo porte do projeto, por todo engajamento dos profissionais envolvidos. Enfim, acredito na música como forma de ativismo funcional. Espero fazer parte de outros tantos projetos como este.

OsPaparazzi - Seu mais recente trabalho é o CD 'Versão Brasileira', onde você mescla sua raiz, a musicalidade brasileira, como surgiu essa ideia, e o resultado foi o esperado?

Belô Velloso - Eu sempre estou inteira em meus cds e eles tendem a refletir meu momento, a fase que vivo. Versão Brasileira sou eu nesse momento, uma síntese do que vejo da musicalidade que vem da Bahia, minha raíz. Nele também está impressa minha paixão pelo samba. O resultado me surpreendeu por termos conseguido uma resposta incrível de vendas em audio digital. Era o que eu queria. É o mercado novo, que todos querem alcançar. Eu só não imaginei a dimensão.

OsPaparazzi -Deixe uma mensagem para a galera que navega com OsPaparazzi.

Belô Velloso - Deixo um beijo com muito carinho pra galera do site, para os internautas, para todos de São José dos Campos. Espero estar em contato com vocês em breve! Tudo de bom!

Bate-Bola

Uma qualidade: Sou uma amiga leal
Um defeito: Teimosia
Uma Música: A brasileira ( nossa MPB)
Um filme: Os filmes de Tarantino
Um sonho: Ajudar as pessoas através da música
Um pesadelo: Guerras
Uma palavra: Paz
Uma Mulher: Angelina Jolie (por suas ações como Embaixadora da ONU)
Um homem: Mandela
Um perfume: Gosto de usar perfumes masculinos porque não são doces
Uma comida: Baiana
Uma bebida: Água de coco
Um livro: A obra de Saramago inteira
Um Lugar: Uma praia deserta
Uma frase: 'É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã'

Um pouco mais sobre 'Versão Brasileira'

Disco da compositora e cantora revela ao público brasileiro mostra do trabalho da artista nos últimos anos em sua carreira no exterior

Tradição e contemporâneo, pólos aparentemente irreconciliáveis, se encontram no novo trabalho da cantora e compositora Belô Velloso, que chega às lojas em outubro. O compromisso com o momento atual deve-se, em primeiro lugar, ao formato EP (Extended Play), que reúne um certo número de faixas, diferenciando-o de um single (uma única faixa), mas deixando-o ainda distante de um disco convencional, com maior número de faixas.

Esse formato, tendência do atual modelo de produção da indústria fonográfica, dispensa o disco de trazer um conceito, um aspecto qualquer de uniformidade, além de permitir ao ouvinte apreciar maior número de vezes as faixas disponíveis. Esse modelo parece sinalizar a velocidade do momento atual, em que o próprio conceito de arte é fugidio.

Além disso, o formato EP traz ao consumidor a oferta nas lojas de um produto físico de valor mais acessível.

O lançamento do disco, com seis faixas, embute ainda algumas outras novidades. 'Versão Brasileira I' dá início a uma trilogia, cujo volume II será lançado em 2010.

Outro dado singular sobre esse trabalho é revelar o perfil de Belô Velloso como produtora artística, agora sócia da BMGV MUSIC, dona de seu próprio selo fonográfico. O foco da artista ao iniciar essa atividade é desenvolver novas carreiras dentro do selo BMGV, responsável pelo título.

'Versão Brasileira I' será lançado também sob o signo do download. O consumidor poderá escolher as músicas que quiser comprar. Donos de celulares Nokia XPress Music também encontram, no dia do lançamento, as seis músicas que fazem parte do EP. O comércio digital das faixas em MP3 ficará a cargo exclusivo da loja virtual UOL Megastore, um site de referência nesse nicho de mercado.

Essas ações de venda reforçam o vínculo de Belô Velloso com as tecnologias de web. Desde 1998 a artista tem se utilizado desse canal para ampliar a comunicação com seu público e divulgação de seu trabalho.

Para Saber mais sobre Belô Velloso acessem: www.belovelloso.com.br


Compartilhe com um amigo!
Comentários