CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Biografia: O que Otávio Augusto já fez de importante

Apresentamos a biografia do ator Otávio Augusto em formato de Wikipédia. O que Otávio Augusto fez de importante na TV, no cinema e no teatro?

Por Aline Oliveira, publicado em 11/11/2023 e atualizado hoje.

Fui ao teatro para assistir à peça A Tropa, com Otávio Augusto, e ainda estou emocionada com o que vi. Completando 60 anos de carreira, o ator é um ícone da televisão, do cinema e do teatro brasileiro. Mas como está Otávio Augusto hoje? Como está sua saúde? Tem filhas, filhos, esposa? Conto tudo a seguir na pesquisa que realizei após assistir A Tropa. Conheçam a biografia inspiradora do ator Otávio Augusto nesta homenagem em formato de Wikipédia.

Quem é o ator Otávio Augusto: Biografia

O nome completo é Otávio Augusto de Azevedo Sousa. Ele é carioca? Não. Nasceu no interior de São Paulo, na cidade de São Manuel. A data de nascimento é 30 de janeiro de 1945. Tem 1,67 metros de altura. Já chegou a pesar 87kg.

Desde a adolescência já começou a se apaixonar por rádio. O primeiro trabalho como ator foi na rádionovela da Rádio São Paulo. Logo chegando até a Rádio Record. A parceria com o dramaturgo Zé Celso começou lá nos anos 60. E desde então não parou mais.

Aí você me pergunta o que Otávio Augusto fez de importante?

É um ícone das novelas da Globo. Por quê? Porque já fez Jorge Moreno em Selva de Pedra; General Célio em Roque Santeiro; Afonso em Fera Ferida; Osvaldo em Vamp; Ulisses em A Próxima Vítima; Coronel Epaminondas em O Cravo e a Rosa; Bocada em A Grande Família; Diógenes em Avenida Brasil; Sai de Baixo; Toma Lá Dá Cá; Vai na Fé (2023); entre outros trabalhos.

É um ícone do cinema nacional. Por quê? Porque já foi premiado em diversos filmes. E atuou em projetos como A Guerra dos Pelados; Mar de Rosas; O Vampiro de Copacabana; O Coronel e o Lobisomem; Amor Estranho Amor; Boleiros; Eduardo e Mônica; Amigas de Sorte; Central do Brasil; Polaróides Urbanas; entre outros.

Já venceu prêmios como Prêmio Shell, Kikito, Festival de Cinema de Toronto (Mar de Rosas), Grande Prêmio do Cinema Brasileiro (Bendito Fruto), entre outros.

Em 2023, aos 78 anos de idade, comemorava 60 anos de carreira com o espetáculo A Tropa, que chegou ao Teatro Colinas, em São José dos Campos.

Otávio Augusto me emocionou em A Tropa

A seguir conto como foi a minha experiência ao assistir ao espetáculo A Tropa, com Otávio Augusto, em novembro de 2023.

Cheguei ao espetáculo sem mesmo ler a sinopse. Queria muito conhecer aquele ator tão marcante da história das novelas e do nosso cinema.
Mais cedo, ele havia participado de uma entrevista na afiliada da TV Globo em São José, a TV Vanguarda.

Elenco de A Tropa em entrevista para a TV Vanguarda (Globo SJC)Foto: Reprodução/ YouTube
Na Wikipédia, descobri informações sobre a saúde de Otávio Augusto. Ele foi diagnosticado com hidrocefalia em 2018. Será que vai atuar bem na peça?
Em mais de uma hora de espetáculo, ele simplesmente foi perfeito. Sensacional! Um texto que é cômico, dramático e pesado ao mesmo tempo. Não errou nenhuma vírgula. E colocou sua pitada de humor numa peça dramática com muita maestria. Você chora, você ri, você se assusta, você se diverte, você se emociona.
A Tropa é incrível. Recomendo muito que todos compareçam ao teatro para prestigiar este grande ator. Abaixo falo mais sobre a A Tropa. Destacando o grande elenco que atua com Otávio Augusto neste projeto. Quatro atores muito feras interpretam seus filhos.
Ao final da peça, percebi Otávio Augusto com a respiração bem ofegante. Estava emocionado. Agradeceu ao público de São José dos Campos. E parabenizou toda a equipe que está envolvida no projeto A Tropa. Foi emocionante.
Não vou dar spoiler. Mas o final da peça é surpreendente.
Você sai do espetáculo refletindo sobre o seu relacionamento com a sua família. E também sobre as questões políticas da atual polarização do nosso Brasil.

Mais sobre A Tropa

O texto impecável é de Gustavo Pinheiro. Na direção está Cesar Augusto. E no elenco, temos Otavio Augusto (o pai), Alexandre Menezes (Humberto), Daniel Marano (João Baptista), Alexandre Galindo (Artur) e André Rosa (Ernesto). Todos são incríveis.

João Baptista. Mimadinho? O querido do papai? Mas por que se envolveu num acidente? Como era a relação dele com a mãe? Guardava segredos?
Artur, o filho engenheiro. Mas é corrupto? Não liga para a família? Como está o seu casamento? E o relacionamento com as filhas?
Humberto, o filho dentista. Tudo sobra pra ele? Por que sente tanta culpa? Por que só ele cuida do papai?
Ernesto, o filho jornalista. Editor do caderno de turismo. Está sempre viajando e de bem com a vida? Mas quais segredos esconde?

Os filhos, muito distintos entre si, formam um mosaico da sociedade brasileira: um dentista militar aposentado que mora com o pai; um jovem usuário de drogas com passagens por clínicas de reabilitação; um empresário casado, pai de duas filhas, que trabalha numa empreiteira sob investigação por corrupção; e um jornalista que acaba de pedir demissão e passa por uma crise com a profissão. Os cinco vivenciam enfermidades ideológicas, sociais, afetivas e familiares. E seus embates e descobertas servem para discutir diferenças e tolerância - um tema cada vez mais atual. Em cartaz desde 2016, “A Tropa” faz uma leitura perspicaz, sensível, ácida e bem humorada da sociedade brasileira.

Mais sobre Otávio Augusto

Vejam este depoimento incrível com Otavio Augusto relembrando sua carreira no teatro:

Ator Otávio Augusto comemorou 60 anos de carreira com A Tropa no Teatro ColinasFoto: Reprodução/ YouTube

'Tenho três famílias teatrais fundamentais: a primeira foi no começo da minha carreira, no Teatro Oficina, ao lado de Zé Celso, Renato Borghi, Othon Bastos, fazendo espetáculos fantásticos, como “Pequenos Burgueses” (1963), “O Rei da Vela” (1967), e “Galileu Galilei” (1968). O segundo grande encontro teatral da minha vida foi com Fernanda (Montenegro) e Fernando (Torres), meus queridos amigos e parceiros de cena em grandes sucessos como “O Interrogatório” (1972), “O Amante de Madame Vidal” (1973) e “Suburbano Coração” (1989). E o terceiro encontro vivo desde 2016, com essa verdadeira família afetiva que se formou em torno de “A Tropa”. Sou muito feliz fazendo esse espetáculo com estes companheiros', declarou.

Vida pessoal de Otávio Augusto

Os fãs querem saber sobre sua saúde, sua família, esposa e etc. Vamos lá. A primeira esposa foi Beth Pinho Souza (1971-1985). Fruto do casamento, teve duas filhas: Manuela e Mariana. Depois, em 1986, oficializou casamento com a atriz Cristina Mullins. Não tiveram filhos. Qualquer novidade sobre sua saúde e biografia, atualizaremos vocês aqui neste artigo.

Você também é fã de Otávio Augusto? Deixamos abaixo os comentários à disposição para compartilharmos carinho e amor com este ator único!

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários