Crítica mostra qual é o grande diferencial do filme Bandersnatch da Netflix; é um marco?
Da Redação, publicado em 09/01/2019.
O filme Bandersnatch, da Netflix, inovou ao propor um entretenimento interativo para os fãs de Black Mirror. Mas há críticos que questionam o quão inovadora é a ideia da Netflix ao comparar com programas como Você Decide, da Rede Globo, ou a própria literatura, com aqueles livros bem grossos de RPG e que já destacavam esse formato. Ou seja, você está lendo na página 10 e pode tomar diferentes escolhas pulando para página 30 ou 40, dependendo da sua escolha.
Bandersnatch Black Mirror - crítica destaca o principal diferencial do filmeFoto: Divulgação
Mas a melhor definição sobre o quanto Bandersnatch Black Mirror é inovador está na crítica de Gabriel Gaspar, do canal Acabou de Acabar, no YouTube (assista ao vídeo abaixo). De acordo com Gabriel Gaspar, a grande diferença inovadora está no combate à pirataria. Afinal, como é que você vai conseguir piratear um filme interativo, hein?
O grande diferencial do filme Bandersnatch
'Diferentemente de Você Decide, você não escolhe o final da história, você não sabe as consequências. Cada um teria um final diferente. É livre arbítrio. De acordo com as suas escolhas, o filme vai se desenvolvendo', explica a crítica.
Bandersnatch Black Mirror tem clara inspiração no vídeo game. Cada decisão do jogador muda a trajetória do jogo. Mas o grande ponto é a pirataria.
'Acaba com a pirataria. É um marco e tanto. Você precisa ser assinante Netflix para experimentar esse novo formato da melhor forma', diz André. Ao final do vídeo, ele ainda faz uma provocação. Será que a Netflix está colhendo os dados que os usuários deixam ao fazerem suas escolhas durante o filme? 'Seria muito Black Mirror, né? Colher dados das nossas decisões?', questionou.