CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Vencedores do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2020

19ª edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro ganhou exibição da TV Cultura, em 10 de outubro de 2020; veja os melhores filmes do cinema nacional

Por Ana Carolina, publicado em 23/09/2020 e atualizado hoje.

Quem admira filmes brasileiros, está ligado no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais realizou no dia 10 de outubro de 2020, com transmissão ao vivo da TV Cultura, a edição de número 19 do Grande Prêmio do Cinema Nacional. Mostramos a seguir quais são esses filmes nesta reportagem especial. E quem foram os vencedores.

O filme Bacurau, com direção de Kléber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, liderou no número de indicações. E também liderou entre os vencedores. Outros filmes que se destacaram foram 'A Vida Invisível', de Karim Aïnouz, e 'Simonal', de Leonardo Domingues.

'Mesmo diante de tantas adversidades nesta pandemia, estamos realizando o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro. Não foi fácil, mas o nosso cinema nacional merece. Tinha que acontecer', comentou Jorge Peregrino, presidente da Academia Brasileira de Cinema. 

Tivemos uma entrevista bem interessante, no canal oficial do festival, no Instagram, com o ator Silvero Pereira, do filme Bacurau.

Vencedores do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro

Melhor Filme Ficção: 'Bacurau'
Melhor Filme Documentário: 'Estou Me Guardando Para Quando O Carnaval Chegar'
Melhor Filme Comédia: 'Cine Holliúdy – A Chibata Sideral '
Melhor Animação: 'Tito e Os Pássaros'
Melhor Filme Infantil: 'Turma Da Mônica – Laços'
Melhor Filme Voto Popular: 'Eu Sou Mais Eu'
Melhor Direção: Kleber Mendonça Filho E Juliano Dornelles ('Bacurau')
Melhor Primeira Direção De Longa-Metragem: Leonardo Domingues ('Simonal')
Melhor Atriz: Andrea Beltrão ('Hebe – A Estrela Do Brasil')
Melhor Ator: Silvero Pereira ('Bacurau') e Fabrício Boliveira ('Simonal')
Melhor Atriz Coadjuvante: Fernanda Montenegro ('A Vida Invisível')
Melhor Ator Coadjuvante: Chico Diaz ('Cine Holliúdy – A Chibata Sideral')
Melhor Roteiro Original: Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles ('Bacurau')
Melhor Roteiro Adaptado: Murilo Hauser, Karim Aïnouz e Inés Bortagaray ('A Vida Invisível')

Os melhores filmes brasileiros de 2020

Concorrendo a melhor longa-metragem de ficção, tivemos: 'A Vida Invisível', de Karim Aïnouz; 'Bacurau', de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles; 'Divino Amor', de Gabriel Mascaro; 'Hebe – A Estrela do Brasil', de Maurício Farias (com a biografia de Hebe Camargo); e 'Simonal', de Leonardo Domingues.

Quais foram os melhores filmes brasileiros de comédia em 2020? Na lista temos: 'Cine Holliúdy – A Chibata Sideral', de Halder Gomes; 'De Pernas pro Ar 3', de Julia Rezende; 'Eu Sou Mais Eu', de Pedro Amorim; 'Maria do Caritó', de João Paulo Jabur; 'Minha Mãe É uma Peça 3', de Susana Garcia; e 'Socorro, Virei uma Garota', de Leandro Neri.

Também temos animações brasileiras e desenhos brasileiros. Concorreram: 'A Cidade dos Piratas', de Otto Guerra; 'A Princesa de Elymia', de Silvio Toledo; 'Tito e os Pássaros', de Gustavo Steinberg, Gabriel Bitar e André Catoto.

E os filmes brasileiros para crianças? Filmes infantis, temos aqui: 'Cinderela Pop', de Bruno Garotti; 'Sobre Rodas', de Mauro D’Addio; e 'Turma da Mônica – Laços', de Daniel Rezende.

Também há prêmios para os melhores diretores de filmes brasileiros. No prêmio de Melhor Direção, tivemos: Daniel Rezende, por 'Turma da Mônica – Laços'; Flavia Castro, por 'Deslembro'; Gabriel Mascaro, por 'Divino Amor'; Karim Aïnouz, por 'A Vida Invisível'; e Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, por 'Bacurau'.

Por fim, destacamos os melhores atores e atrizes. Na categoria Melhor Atriz: Andrea Beltrão como Hebe Camargo, por 'Hebe – A Estrela do Brasil'; Bárbara Colen como Tereza, por 'Bacurau'; Carol Duarte como Eurídice, por 'A Vida Invisível'; Dira Paes como Joana, por 'Divino Amor'; Julia Stockler como Guida, por 'A Vida Invisível'.

E na categoria Melhor ator: Daniel de Oliveira como Stênio, por 'Morto Não Fala'; Fabrício Boliveira como Simonal, por 'Simonal'; Gregorio Duvivier como Antenor, por 'A Vida Invisível'; Marco Nanini como Pedro, por 'Greta'; Silvero Pereira como Lunga, por 'Bacurau'.

Melhor atriz coadjuvante tivemos: Alli Willow como Kate, por 'Bacurau'; Bárbara Santos como Filomena, por 'A Vida Invisível'; Fernanda Montenegro como Eurídice, por 'A Vida Invisível'; Karine Teles como Forasteira, por 'Bacurau'; Sônia Braga como Domingas, por 'Bacurau'.

Melhor ator coadjuvante ficou assim: Antonio Saboia como Forasteiro, por 'Bacurau'; Caco Ciocler como Santana, por 'Simonal'; Chico Diaz como Góis, por 'Cine Holliúdy - A Chibata Sideral'; Flávio Bauraqui como detetive Macedo, por 'A Vida Invisível'; e Júlio Machado como Danilo, por 'Divino Amor'.

Todos os filmes indicados ganharam destaque no YouTube no canal de Luisa Clasen, o canal Lully de Verdade, que nós destacamos com o vídeo acima. Ela faz um trabalho incrível de valorização do cinema nacional e dos filmes brasileiros. Fica aqui a nossa homenagem. É interessante porque ela explica como assistir aos melhores filmes brasileiros de 2020. Onde assistir? Em quais plataformas streaming? Assista acima.

As melhores séries brasileiras de 2020

Também tem destaque para a televisão brasileira, com as melhores séries nacionais. Melhor série em TV aberta, tivemos: 'Carcereiros' – (Globo); 'Cine Holliúdy'– (Globo); 'Elis - Viver É Melhor Que Sonhar' – (Globo); 'Segunda Chamada' – (Globo); e 'Sob Pressão' – (Globo - Andrucha Waddington).

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Ana Carolina
Apaixonada por criar conteúdo na área de entretenimento e pesquisar histórias de vida inspiradoras, Carol Oliveira é assessora de comunicação de cantores famosos e especialista na área de redes sociais. A repórter de OsPaparazzi adora aprender com as personalidades que entrevista.
Comentários