CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ Disney +

Mãe, Filha e Liberdade: Entenda mensagem de Red

Red: Crescer É Uma Fera. Animação da Disney é uma aula sobre o relacionamento entre mãe e filha. Explicamos o final

Por Aline Oliveira, publicado em 22/03/2022 e atualizado hoje.

Assisti ao filme 'Red: Crescer É Uma Fera' (2022), no Disney Plus (Pixar e Disney), e faço minhas observações a seguir. A animação da Disney tem uma mensagem sobre Mães, Filhas e Liberdade. O relacionamento entre mãe e filha é retratado no desenho com o olhar para a adolescência. A filha começa a criar asas. E quando a mãe vai deixá-la voar sozinha? Destaco também as críticas sobre o filme. Informações sobre dublagem, entre outras curiosidades. Vamos lá!

Red: Crescer É Uma Fera. Sinopse

O filme se passa em Toronto, no Canadá. Quando uma adolescente fica muito nervosa (ou passa por algum tipo de emoção muito forte), ela se transforma em um grande Panda Vermelho. O nome original do filme é Turning Red. A jornada de amadurecimento da personagem, suas inseguranças dessa fase, o relacionamento com a mãe, além de outros sentimentos conflitantes que a adolescência provoca. A questão do Panda é uma metáfora para todas as vezes que, constrangidos pelos novos desafios que se apresentam em nossas vidas, as inseguranças só se agigantam.

Qual é o seu Panda Interno, hein? Quem nunca teve? Ou quem não tem? O filme tem direção da chinesa Domee Shi. No roteiro estão Domee Shi e Julia Cho. Tem 1 hora e 40 minutos de duração. Turning Red tem a protagonista sino-canadense Meilin Lee. Buscando tradição familiar chinesa e costumes chineses inseridos à realidade do Canadá. Na versão original, a Disney se preocupou em inserir dubladores com origem asiática. A mesma preocupação não ocorreu no Brasil.

Trailer do filme Red: Crescer É Uma Fera

Dubladores do filme Red

A versão original tem dublagem de Sandra Oh (Ming Lee), Orion Lee (Jin Lee) e Maitreyi Ramakrishnan (Priya). Na versão dublada e brasileira, temos Ary Fontoura, Flavia Alessandra e Rodrigo Lombardi. Ary interpreta Sr. Gao. Lombardi interpreta Jin. E Flavia Alessandra interpreta a mãe, Ming Lee.

A protagonista Meilin Lee, a Mei, é interpretada pela dubladora Nina Medeiros. No elenco ainda temos Maria Clara Rosis, Manuela Macedo, Raquel Carlotti e Cecília Lemes.

Críticas do filme

A animação conquistou público e crítica. Ganhando comparações com Luca, entre outros filmes. No portal de críticas internacionais, IMDB, ganhou nota 7,1 estrelas (10 seria a nota máxima). No Adoro Cinema, conquistou nota 4,5 estrelas (5 seria a máxima). A nota também foi positiva no Omelete: 4 ovos, nota 'ótimo'.

Mensagens do filme

A principal mensagem do filme, no relacionamento entre Mãe e Filha, está na Liberdade das escolhas da adolescente. A fase da adolescência vem com um turbilhão de sentimentos aflorando no nosso corpo. O ideal é saber controlar o Panda que carregamos internamente. Sabendo colocá-lo para fora em muitos momentos. E sabendo controlá-lo em outros. Afinal, o Panda Vermelho tem seus problemas, mas ele também é divertido, fofo e com diversos elogios.

Com a ajuda de sua avó e das mulheres de sua família, Mei consegue conter a mãe e finalizar o ritual para que Ming possa guardar novamente seu panda em um amuleto. Durante a passagem, ela vê a versão de 13 anos de sua mãe e, mesmo percebendo que elas já foram muito mais parecidas do que ela pensou, Mei insiste em ficar com o seu panda e explorar mais sobre si mesma.

Final de Red: Crescer É Uma Fera

Você torceu por qual final? Eu particularmente torci muito para que ela mantivesse o lado Panda. Afinal, era algo que a deixava livre e feliz. No final do filme, filha e mãe encontram um equilíbrio entre os costumes tradicionais e a evolução de Mei. A mãe passa a respeitar as saídas da filha, criando asas. E a filha também mantém o respeito e o carinho pela mãe, ao trabalhar nos costumes tradicionais da família.

Desta forma, mãe e filha se tornam seres completos com suas próprias vontades e desejos individuais.

O que você achou do filme?

Minha mensagem final sobre o filme é a de coração partido :) Isso porque tenho uma filha criança e logo, logo ela vai passar pela fase da adolescência. Meu sonho é o de manter um relacionamento sempre aberto e com diálogo transparente com ela. Para que eu possa ajudá-la com as dúvidas e complexidades da adolescência. Mas sem tirar as suas asas para voos independentes.

Ela gosta de uma banda de música do momento? Ela faz uma dança diferente do momento? Ok para tudo. Ela é feliz, livre e já começa a definir suas escolhas. Sobre os Pandas do dia a dia, a melhor saída é saber colocar na balança. De vez em quando os Pandas saem. E de vez em quando é fundamental controlá-los.

Mas e vocês? Gostaram do filme? Disney e Pixar são demais, né? Conseguem sempre nos surpreender e emocionar...

Para saber mais sobre Mães e Filhas, acesse o canal Pais e Filhos aqui em OsPaparazzi.

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários