CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Youtube / Reprodução

Saiba como assistir Valor Sentimental. Vale a pena

Falamos sobre o filme indicado ao Oscar 2026. Um filme norueguês que conquistou Cannes e que tem emocionado muita gente

Da Redação, publicado em 18/02/2026 e atualizado hoje.

O filme 'Valor Sentimental' (Affeksjonsverdi) (2025) foi indicado ao Oscar 2026 na categoria Melhor Filme. Quer saber como assistir? Após saída dos cinemas, ficou disponível no streaming MUBI. Uma dica para assistir é entrar pelo Amazon Prime. E experimentar o MUBI por sete dias de forma gratuita. Assim você consegue assistir 'Valor Sentimental' experimentando essa plataforma. Vale a pena? Contamos todos os detalhes a seguir.

Filme fala sobre o quê?

Em 'Valor Sentimental', Renate Reinsve interpreta Nora, uma atriz de teatro que, junto com sua irmã Agnes (Inga Ibsdotter Lilleaas), se reúne com seu pai, Gustav Borg (Stellan Skarsgård), diretor de cinema que está planejando um grande retorno com um roteiro baseado em sua própria família. Quando Nora recusa o papel oferecido pelo pai, ela logo descobre que ele deu seu papel a uma jovem e estrela de Hollywood, Rachel Kemp (Elle Fanning).

O filme se passa na casa ancestral da família Borg nos arredores de Oslo, uma casa que testemunhou gerações de traumas: Karin Irgens foi membro da resistência norueguesa durante a Segunda Guerra Mundial. Após a guerra, Karin se casou, herdou a casa e teve um filho, Gustav, em 1951, mas em 1958 se suicidou enforcando-se na casa quando Gustav tinha sete anos. Lindas paisagens da Noruega são destacadas no filme.

Mensagem que o filme passa

'Valor Sentimental' é uma exploração íntima e comovente da família, das memórias e do poder reconciliador da arte. O filme traça as linhas de falha que correm entre vaidade, arte e vida. Valor Sentimental captura a dor única que um pai pode infligir em seus filhos.

Um filme sutil, de retrato sóbrio ao narrar como os traumas atravessam gerações de uma mesma família. A obra de arte salva pai e filha da catástrofe. O pai escreve o roteiro de sua própria saga, dedicado à sua filha, como uma tentativa de reparar os buracos da vida, de dar forma ao que de outro modo seria puro desmoronamento.

O título sueco de uma palavra do roteiro de Gustav se traduz como 'saudade de casa'. Nora vê a tentativa de Gustav de fazer seu primeiro filme em 15 anos, com ela estrelando, como produto do mesmo interesse narcisista egoísta que o tornou um pai ruim. O que ela não percebe é que a 'saudade de casa' de Gustav é sua tentativa de chegar às feridas associadas a crescer na mesma casa que Nora.

Entendendo o final do filme

Ela percebeu que, embora o enredo do filme seja inspirado em Karin, seu arco emocional reflete seus sinceros arrependimentos sobre seu relacionamento quebrado com Nora. Agnes ficou particularmente impressionada com a cena final, que espelha o suicídio de Karin, mas em um cenário atual. Agnes convenceu Nora a ler o roteiro, o que ela finalmente fez. Comovida, Nora concordou em participar do filme.

Trailer do filme Valor Sentimental.

A cena final do filme é uma tomada em plano longo da cena sendo filmada. Nora está finalmente interpretando o papel principal, completando a visão de Gustav de como retratar o filme. É um momento catártico para Nora e Gustav nos momentos finais, finalmente se vendo um ao outro em um novo nível.

'Valor Sentimental' recebeu 9 indicações no Oscar 2026: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Direção, Melhor Atriz (Renate Reinsve), Melhor Ator Coadjuvante (Stellan Skarsgård), Melhor Atriz Coadjuvante (Elle Fanning e Inga Ibsdotter Lilleaas - sendo duas indicações nesta categoria), Melhor Roteiro Original, Melhor Montagem e Melhor Fotografia.

'Valor Sentimental' é uma meditação poética sobre família, memória e a tensão entre arte e vida. Saiba mais sobre Filmes aqui em OsPaparazzi.

Compartilhe com um amigo!

Comentários